A Yamaha do Brasil, além de comercializar sua linha de motocicletas “nacionais”, também vende em sua rede de concessionárias alguns modelos importados oficialmente pela montadora. Entre eles, Autos & Motores destaca três a saber: a superesportiva YZF 1000 R-1, a Fazer FZ6 S e a TDM 900. Essas motocicletas integram uma autêntica “tropa de choque” que chega ao consumidor nacional ainda este mês.
A superesportiva YZF 1000 R-1 desembarca no País com novidades no motor, chassis e peso. Por outro lado, as FZ6 S e TDM 900 conservaram as mesmas fichas técnicas, ganhando apenas novos detalhes estéticos.
YZF 1000 R-1
Essa é a grande estrela do trio. O modelo é tão cobiçado, que os importadores independentes abas-teciam o mercado antes mesmo da própria Yamaha fazê-lo.
A 4ª geração dessa motocicleta tem alterações em seu motor de 998 cm3 de 4 cc em linha, refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível. As 5 válvulas por cilindro em titânio, receberam novos desenhos nas janelas de admissão, otimizando o fluxo. O sistema de lubrificação foi melhorado e os cilindros ganharam ângulos de 40 graus.
O resultado do ajuste foi uma potência de mais 3 cv, passando para 175 a 12.500 rpm. O quadro em alumínio, batizado de “Deltabox V”, desenvolvido com tecnologia das pistas (foi campeã do Mundial de Motovelocidade, com Valentino Rossi), ficou mais leve e rígido, produzido com nova tecnologia metalúrgica, que dis-pensa soldas. O peso a seco é de 173 kg, proporcionando uma relação peso/potência superior a 1 cavalo para cada quilo.Os freios dianteiros têm dois discos de 320 mm de diâmetro, enquanto o tra-seiro é simples, com 220 mm de diâmetro. O visual continua superagressivo, com faróis tipo olhos puxados e escapes altos junto à rabeta. O preço sugerido dessa motocicleta é US$ 29 mil.
FZ6 S
Essa moto é mais eclética, projetada para rodar nas estradas e na cidade (o guidão esterça 70º, facilitando as manobras) com conforto e esportividade. Tem motor de 4 cc em linha, 600 cm3, 16V, injeção eletrônica e refrigeração líquida.
O motor é o mesmo da YZF R-6, com 98 cv a 12.000 rpm. Seu “quadro” em alumínio é um dos destaques. O câmbio é de 6 marchas. Preço sugerido: US$ 20 mil.
TDM 900
A 3ª geração da TDM 900 chega ao Brasil para suprir a lacuna de motos versáteis. Confortável para viajar e excelente no trânsito urbano. Ela tem motor de 88 cv, 897 cm3, 2 cc paralelos, refrigeração líquida, injeção eletrônica. Preço: US$ 23.500.