quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Unidos pelo verso

- Publicidade -

Ramon Ribeiro

A Fundação José Augusto (FJA) tem promovido pelo interior do Rio Grande do Norte a integração entre linguagens tradicionais e contemporâneas com uma série de prévias que culminará em um grande evento no mês de novembro, em Natal. Trata-se do Festival Rap + Coco + Repente, que aproxima  expressões fundamentadas no ritmo e no versejar, embora respeitando as características intrínsecas de cada uma. A próxima prévia será nesta sexta-feira (25), a partir das 16h, no Largo da Cohabinal) em frente ao Teatro Municipal de Parnamirim, com entrada gratuita.

Programação de prévias reúne poetas de várias cidades, em seletivas e oficinas temáticas


Programação de prévias reúne poetas de várias cidades, em seletivas e oficinas temáticas

A programação das prévias englobam oficinas temáticas, apresentação de dança e de música de artistas convidados – dentro dos três ritmos em destaque –, e a seletiva de artistas do repente, rap e coco, além um momento final de congregação entre os artistas de todas as expressões presentes. Na prévia de Parnamirim, a ênfase será o coco, por isso as oficinas ofertadas são de Percussão (Coco de Roda e Embolada) e  Dança (Coco de Roda, Embolada e Zambê). Nas duas etapas anteriores as oficinas foram de break e grafite,  em Currais Novos, e cordel e xilogravura, em Mossoró.

Segundo o coordenador do Centro de Promoção Cultural da FJA (CPC), Max Medeiros, a adesão ao Festival Rap + Coco + Repente tem surpreendido. E mesmo cada uma dessas expressões tendo públicos bem distintos, a convivência tem sido instigante. “A faixa etária é bem diversa. O pessoal do Hip Hop, por exemplo, é mais jovem, está entre os 15 e 25 anos. A galera do coco é bem misturada. E a turma do repente tem nos surpreendido por estar aparecendo muitos jovens interessados”, conta Max. “Tem sido desafiador. As diferenças geracionais são nítidas. O tema das rimas são distintos. Mas tem funcionado bem”.

Os artistas que vão se apresentar no festival em novembro estão sendo selecionadas nas prévias. Eles se inscrevem pela internet ou no dia do evento mesmo. Se apresentam na prévia e se selecionados, estão garantidos no grande festival em Natal. “Será um evento de dois dias, provavelmente na Zona Norte”, adianta Max. Na programação, além dos artistas selecionados, também serão convidados artistas de trajetória já conhecida. O coordenador do CPC também lembra que não há disputa entre os participantes. “Sabemos que expressões como o rap e o repente até tem a cultura do desafio de rimas, mas a ideia do festival é de apresentação, de juntar artistas dessas linguagens para uma grande festa”, justifica.

Ainda segundo Max, a ideia do festival surgiu de uma experiência do diretor geral da FJA, o cordelista Crispiniano Neto, que por volta de 2007 participou de um evento do tipo em Campina Grande, promovido pelo Ministério da Cultura. Agora à frente da FJA, Crispiniano se inspirou naquele evento para propor esse projeto novo.

“Rap, Repente e Coco são linguagem muito relacionadas a setores mais populares da sociedade. E não são só linguagem musicais. Cada uma dessas expressões tem toda uma cultura ao redor, como o coco e toda a sua tradição no estado, o rap, com a cultura do hip hop, dança, grafite, uma cultura que é de rua”, comenta Max. Ele ressalta também que outra proposta do projeto é conhecer profundamente o segmento para poder desenvolver alguma política pública para o setor. “Estamos realizando esse festival com o apoio das prefeituras. Esperamos poder repetir no próximo ano. Mas queremos também tirar desse experiência alguma política pública para esses setores da cultura”.

Serviço
3ª Prévia do Festival Rap + Coco + Repente

Dia 25 de outubro, às 16h

Largo da Cohabinal (Avenida Castor Vieira Régis, em frente ao Teatro Municipal de Parnamirim)

Entrada gratuita.

Programação
16h Oficina de Percussão (Coco de Roda e Embolada)
16h Oficina de Dança (Coco de Roda, Embolada e Zambê)
18h Apresentação de Dança (Coco e suas e variações)
18h15 Seleção de Repente.
18h45 Seleção de Coco
19h15 Seleção de Rap
20h Apresentação de Rap com Pretta Soul.
20h40 Apresentação de Repente com Felipe Pereira e Helânio Moreira.
21h20 Apresentação do Grupo Coco Juremado RN As Flechas
22h Momento de Integração das linguagens Coco, Rap e Repente.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas