sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Unimed Natal inaugura novo Pronto Socorro Infantil na zona Sul

- Publicidade -
A Unimed Natal inaugurou, nesta segunda-feira (23), o Pronto-Socorro Infantil no prédio do Hospital Unimed, na Avenida Antônio Basílio. O novo PSI contará com diversos setores de atendimento aos pacientes, dos casos mais leves aos mais graves. O investimento é da ordem de R$ 700 mil e faz parte do plano de expansão da Unimed Natal.
Nova unidade foi totalmente pensada para o melhor atendimento do público infantil. Pronto-Socorro oferece procedimentos médicos diversos e serviços de imagens
De acordo com o presidente da Unimed Natal, Fernando Pinto, o Pronto-Socorro Infantil irá aumentar a capacidade de atendimento da operadora. O PSI está situado próximo às salas de exames de imagem, área de internação e também sa ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), evitando, portanto, grandes deslocamentos pelos usuários.
“A área que antes era da clínica médica, com a expansão do Hospital Unimed, ela agora foi transformada nesse hospital pediátrico. Com isso, vamos aumentar não só a estrutura física como também vamos ampliar a capacidade de atendimentos, porque vamos ter um número maior de consultórios, leitos de retaguarda clínica, para aqueles usuários que ficam internado duas, três horas”, comentou.
O PSI irá contar com um setor voltado para pacientes com problemas respiratórios com área vermelha, tendo um leito para emergência e uma área amarela com 2 leitos e 4 poltronas. Além disso, no setor voltado para pacientes sem doenças respiratórias, existe uma área amarela com 11 leitos, sendo um deles em isolamento. O espaço também terá uma área azul/verde com 10 poltronas. Nos plantões, por exemplo, a escala terá pelo menos 12 profissionais entre pediatras, técnicos de enfermagem e enfermeiros, sem contar nas demais especialidades, como fisioterapeutas e farmacêuticos, por exemplo.
Fernando Pinto acrescentou, ainda, que o espaço também estará pronto para receber crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. 
“Dentro dessa filosofia da Covid, esse pronto-socorro vai estar preparado com a parte de isolamento respiratório, ou seja, pacientes com a síndrome respiratória vão para um fluxo, os que não têm, vão para outro, para não ter mistura”, frisou.
Plano de expansão
As novas instalações estão dentro do plano de expansão da Unimed Natal. No caso do Pronto-Socorro Infantil, as mudanças se mostraram necessárias quando a cooperativa necessitou de um espaço com atendimento pediátrico 24h, em 2017. Antes, o atendimento funcionava num anexo próximo ao Hospital Unimed. Segundo a cooperativa, havia dificuldades no tocante às internações devido ao transporte. A capacidade de atendimentos também era menor. Com o novo PSI, a capacidade de atendimento será de 5 mil pacientes por mês, em média.
Em se tratando das perspectivas da Unimed Natal, os planos da cooperativa é fazer com que o atual PSI se torne referência no atendimento materno infantil. Recentemente, a UTI Pediátrica foi ampliada, saindo de quatro para nove leitos. A UTI Neonatal, para crianças prematuras ou com complicações no nascimento, também passou por expansão, saindo de 12 para 18 leitos. Além desse espaço, a Unimed Natal também dispõe de um Centro Clínico Pediátrico, em Petrópolis, com 10 consultórios e 46 pediatras e um Centro Clínico no Shopping Cidade Verde, em Nova Parnamirim.
“Natal também tinha um problema que era leito de internação pediátrica, clínica. O futuro, aquele hospital que é hoje, vai ser todo voltado para materno infantil. No prédio novo, que vai ser construído, vamos levar a parte de hospital geral, ou seja, pronto-socorro de clínica médica, cardiologia, ortopedia.
Separar mesmo. É um projeto interessante porque compartilha alguns serviços, de diagnóstico, esterilização, tanto serve para um prédio quanto para outro. A criança e a gestante num lugar e o adulto e outras especialidades do outro lado”, explicou Fernando Pinto.
Os projetos para essa expansão já estão prontos e a Unimed Natal trabalha agora com a obtenção das licenças para início dos trabalhos junto à Prefeitura do Natal. A ideia é que as demolições e serviços de terraplanagem comecem no mês de dezembro. A construção do novo hospital deve ser iniciada entre os meses de maio e junho do ano que vem. O prazo para a conclusão das obras é de dois anos e meio.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas