quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Universidade brasileira relata tratamento que elimina HIV de paciente

- Publicidade -
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram um estudo em escala global com pessoas infectadas pelo HIV e conseguiram eliminar o vírus do organismo de um paciente. A pesquisa será apresentada nesta terça-feira, 7, na 23.ª Conferência Internacional de Aids, o maior congresso sobre o tema do mundo.
De acordo com a universidade, os resultados representam mais um avanço nas pesquisas que, um dia, podem levar à descoberta da cura da Aids. Este é o terceiro caso na história em que a eliminação do HIV é descrita.
Coordenada pelo infectologista Ricardo Sobhie Diaz, a pesquisa da Unifesp contou inicialmente com 30 voluntários que apresentavam carga viral do HIV indetectável no organismo e que faziam tratamento padrão com coquetéis antirretrovirais. Eles foram divididos em seis grupos e cada um recebeu diferentes combinações de medicamentos, além do tratamento padrão.
O grupo que apresentou melhor resultado recebeu dois antirretrovirais a mais que os outros: uma droga mais forte chamada dolutegravir e o maraviroc, que “força” o vírus a aparecer, fazendo com que ele saia do estado de latência, uma espécie de esconderijo no organismo. Ainda segundo a Unifesp, outras duas substâncias prescritas potencializaram os efeitos dos medicamentos, a nicotinamida e a auranofina.
A nicotinamida foi capaz de impedir que o vírus se escondesse nas células e a auranofina, um antirreumático, teve potencial para encontrar a célula infectada pelo vírus e levá-lo à morte, segundo relatou a Unifesp, em 2018, na revista Entreteses.
A Conferência Internacional de Aids é organizada pela Sociedade Internacional de Aids (International Aids Society, ou IAS, em inglês) a cada dois anos e tem apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). O evento, que debate descobertas científicas sobre o HIV no mundo todo, seria realizado neste ano em San Francisco, nos Estados Unidos, mas será feito de maneira virtual por causa da pandemia.
A pandemia do coronavírus tem afetado a distribuição de medicamentos para pacientes do HIV ao redor do mundo. Nesta segunda-feira, 6, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que 73 países alertaram que correm o risco de ficar sem medicamentos antirretrovirais. Vinte e quatro países relataram que estão com baixo estoque uu sofrem com interrupções no fornecimento desses medicamentos que salvam vidas. Outros casos de eliminação do vírus do organismo
Outros dois casos de pacientes que tiveram o HIV eliminado do organismo são descritos pela ciência.
O pioneiro foi o americano Timothy Ray Brown, hoje com 54 anos, que também tinha leucemia. Para superar a doença, após sessões de quimioterapia sem grandes efeitos, a equipe médica realizou um transplante de medula.
O HIV precisa de uma proteína presente no sangue para se reproduzir e algumas pessoas não a produzem, em razão de uma rara mutação genética que as deixa imunes ao vírus. A estratégia — inédita e certeira — foi encontrar um doador que se encaixasse nesses parâmetros, para destruir o sistema imunológico original e criar um novo mecanismo de defesa para eliminar o vírus.
Após vencer o HIV, em 2007, Brown ficou conhecido como “paciente de Berlim”, já que vivia na cidade alemã. Para combater a leucemia, o americano precisou de um novo transplante de medula, do mesmo doador. Cerca de 12 anos depois, a estratégia da doação de medula voltou a dar certo, dessa vez em um paciente de Londres. Os cientistas descreveram o caso como “remissão em longo prazo”
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas