terça-feira, 16 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Universidades ajudam contribuintes

- Publicidade -

O prazo final para o envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal expira às 23h59 do próximo dia 30 de abril. Até a sexta-feira passada, conforme dados da Receita, cerca de 5,2 milhões – das 30,5 estimadas – tinham sido entregues. No Rio Grande do Norte, das 300 mil declarações que deverão ser enviadas, 62.312 tinham sido computadas pela Receita Federal, que atualiza a contagem minuto a minuto. Em Natal e Currais Novos, universidades oferecem apoio contábil gratuito para o correto preenchimento da DIRPF 2019.
Sindifisco Nacional critica não atualização das alíquotas da Tabela do Imposto de Renda e destaca que quem ganha menos, paga mais
O contribuinte agora conta com Núcleos espalhados por todo país para esclarecimentos de dúvidas de assuntos relacionados à Receita Federal, inclusive sobre o Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Trata-se do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em que as instituições de ensino superior, com apoio técnico da Receita Federal do Brasil, prestam assistência contábil e fiscal à população.

Durante o período de entrega da declaração de imposto de renda (DIRPF), os NAFs do Rio Grande do Norte realizarão atendimento referente a esse serviço. Os alunos que fazem parte do projeto foram treinados e estudaram a regulamentação, estando aptos a atender a população que necessite de auxílio.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, por celular ou tablet ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal

Também é possível fazer a declaração com o uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. O serviço também está disponível no e-CAC no site da Receita, com o uso de certificado digital, e pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração.

O contribuinte que tiver apresentado a declaração referente ao exercício de 2018, ano-calendário 2017, poderá acessar a Declaração Pré-Preenchida no e-CAC, por meio de certificado digital. Para isso, é preciso que, no momento da importação do arquivo, a fonte pagadora ou pessoas jurídicas tenham enviado para a Receita informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de 2019, ano-calendário de 2018, por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), ou a da Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob).

Segundo a Receita, o contribuinte que fez doações, inclusive em favor de partidos políticos e candidatos a cargos eletivos, também poderá usar, além do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2019, o serviço Meu Imposto de Renda.

Para a transmissão da Declaração pelo PGD, não é necessário instalar o programa de transmissão Receitanet, uma vez que essa funcionalidade está integrada ao IRPF 2019. Entretanto, continua sendo possível a utilização do Receitanet para a transmissão da declaração.

O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.   

Orientação no preenchimento
Confira abaixo locais e horários de atendimento dos NAF´s.

Natal/RN

Estácio Natal
Endereço: Av. Almirante Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim
Horário e período de atendimento: das 17 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de abril de 2019.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Endereço Av. Senador Salgado, 3000, Campus Universitário, Lagoa Nova
Horário e período de atendimento: de segunda a sexta-feira, nos horários de 10:30 às 12:30 e de 14:00 às 17:00 horas, até o dia 26 de abril de 2019.

Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI- RN)
Endereço Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol
Horário e período de atendimento: nas sextas-feiras, de 14 às 17 horas, até o dia 26 de abril de 2019.

Universidade Potiguar (UNP)
Endereço: Av. Eng. Roberto Freire, 1684, Núcleo de Práticas Negócios
Horário e período de atendimento: segundas e quartas-feiras, no horário de 17 às 19 horas; e terças e quintas-feiras, de 10 às 12 horas, até o dia 30 de abril de 2019.

Universidade Potiguar (UNP)
Endereço: Av Dr. João Medeiros Filho, 2300 – Potengi (Shopping Estação, 2º Andar)
Horário e período de atendimento: das 17 às 19 horas, de segunda e terça-feira, até o dia 30 de abril de 2019.

Faculdade Uninassau Natal
Endereço: Av. Eng. Roberto Freire, 1422, Capim Macio
Horário e período de atendimento: terças e quartas-feiras, das 17 às 18:30 horas, até o dia 30 de abril de 2019.

Currais Novos/RN

FAS – Faculdade do Seridó
Endereço: Rua Prefeito Alcindo Gomes, 679, Bairro Manoel Salustino
Horário e período de atendimento: segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas, até o dia 30 de abril de 2019.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas