Natal
UPA de Parnamirim atende 600 pessoas com síndrome gripal nos primeiros dias do ano
Publicado: 17:08:00 - 04/01/2022 Atualizado: 17:08:35 - 04/01/2022
A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim, já atendeu 600 pacientes com sintomas gripais nos primeiros dias do ano. Desses, 185 eram crianças, equivalendo a 30% do total. Apesar da alta procura e da falta de profissionais, a situação vem sendo regularizada com a organização de escalas, segundo o Município.

Adriano Abreu
No quarto dia do ano, UPA de Parnamirim já atendeu 600 pacientes com síndrome gripal em 2022

No quarto dia do ano, UPA de Parnamirim já atendeu 600 pacientes com síndrome gripal em 2022


Uma das médicas e diretora técnica da UPA, dra Adriana Dantas, destaca que o tempo de espera no local ainda poderia ser menor, uma vez que os pacientes com sintomas gripais considerados leves poderiam ser tratados em casa ou nas unidades básicas de saúde (UBS), desta forma, diminuindo a demanda da UPA. 

A especialista destaca que os sintomas leves são identificados como coriza, dor na garganta, tosse, fraqueza e febre baixa (até 38º C). O tratamento para este quadro pode ser feito em casa, com ingestão de analgésicos e antitérmicos, hidratação e repouso ou pode ser estendido para uma UBS, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Já os sintomas graves são evidenciados com febre acima dos 38º C por mais de 24 horas e falta de ar. Devem procurar uma UPA imediatamente as pessoas que apresentarem esses sintomas e forem considerados pacientes de alto risco, ou seja, diabéticos, hipertensos, asmáticos, imunossuprimidos, que tenham acima dos 60 anos ou abaixo de 5, ou que sejam portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Somente nos primeiros dois dias do ano, a UPA de Nova Esperança registrou quase 600 atendimentos, sendo mais de 400 para clínica médica e 185 para pediatria, número superior ao apontado nos últimos dias do ano passado. Mesmo a pediatria não sendo de responsabilidade da prestadora, a escala foi estruturada para otimizar o tempo de espera dos que procuraram o serviço público.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte