quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Urna eletrônica

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Sob aplausos da grande maioria e desconfiança de alguns, a urna eletrônica faz 18 anos nas eleições gerais de outubro, quando 141 milhões de eleitores participarão da maior eleição informatizada do país e do mundo. Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir ainda mais segurança e transparência ao processo eleitoral, a máquina informatizada de votar acabou com as famosas “brejeiras” comuns na segunda metade do século passado, quando os votos eram contados manualmente. A criação do sistema informatizado de votação foi consolidado com o Cadastro Único e automatizado de eleitores. Isso começou em 1985 e foi finalizado em 1986. Em 1994, o TSE realizou pela primeira vez o processamento eletrônico do resultado das eleições gerais.

Primeiros eleitos
A primeira eleição, com o voto na urna eletrônica, ocorreu em 1996, para prefeitos e vereadores, nas 57 cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Natal, Wilma venceu o pleito no segundo turno. A primeira totalmente informatizada foi em 2002. Lula foi eleito presidente; Wilma governadora; Garibaldi Filho e José Agripino ficaram com as duas cadeiras do Senado.

Jogo do Brasil
Nada de articulações, nada de pé na estrada, nem visitas a cabos eleitorais. Os candidatos ao Governo do Estado deram um tempo na pré-campanha para assistir ao jogo Brasil 4×1 Camarões, mas não abriram mão das redes sociais. Vestindo camisa da seleção, Robinson Faria postou fotos com a família reunida, comemorou a passagem do Brasil para as oitavas, mas foi econômico no palpite: 2×0. Henrique também assistiu ao jogo com a família e até emitiu comentários sobre a atuação de jogadores como Oscar e Daniel Alves. Ficou encantado com o futebol do substituto de Pualinho: “Onde estava esse Fernandinho? Mudou o jogo do Brasil. Força e habilidade. Não sai mais do time!!”

Iberê
O ex-governador Iberê Ferreira de Souza deixou a UTI, mas continua no Hospital Sírio-Libanês, tratando da meningite bacteriana. Quadro estável e sem previsão de alta, segundo os médicos.

Vice
A ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, desponta como forte candidata a vice na chapa de  Aécio Neves. O próprio candidato admitiu isso ontem, no intervalo do jogo Brasil x Camarões.

“Ele caiu de paraquedas na presidência do partido e agora toma uma decisão dessas sem nos consultar? É hora de dialogar”
Josué Bengtson, vice-líder do PTB na Câmara dos Deputados, sobre o presidente do partido, Benito Gama, que anunciou no sábado apoio dos trabalhistas à candidatura de Aécio Neves.

Apoio 1
A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu neste final de semana o apoio do ex-prefeito de Umarizal, Manoel “Nel” Cavalcante (PR) e do atual vice-prefeito Paulo Guilherme, do Solidariedade.

Apoio 2
Já Robinson Faria (PSD) recebeu apoio da prefeita de Serrinha dos Pintos, Rosania Teixeira (PT), do ex-prefeito Chiquinho e de quatro vereadores.

Niño do Leste
De acordo com análise da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), as águas mais quentes que o normal no oceano Atlântico, próximo do litoral, associadas à presença de Sistemas de Instabilidades de Origem Oceânica, favorecem a formação de chuvas na faixa litorânea leste do Nordeste.

Recorde
O Crediamigo, maior programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, alcançou em junho, mais de 100 mil clientes em sua carteira, um resultado histórico para o povo potiguar. Em 15 anos de atuação, o Programa já beneficiou milhares de brasileiros. São 1,7 milhão de clientes ativos com 14 mil operações desembolsadas por dia.

Estádios
Do empresário Flávio Rocha, presidente das Lojas Riachuelo, sobre os estádios da Copa do Mundo: “A arena da minha terra é a mais bonita, a mais barata e o menor estouro do orçamento.”

Internet
A lei que disciplina o uso da internet no Brasil, também conhecida como marco civil da internet, entrou em vigor ontem.

Amorn
O prefeito de Mossoró, Francisco José Jr., foi convidado para assumir a presidência da Associação dos Municípios da Região Oeste (Amorn). O cargo está vago desde a cassação do mandato de Cláudia Regina. O convite foi feito pela vice-presidente da entidade, Bernadete Rego, que é prefeita de Riacho da Cruz.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas