quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Usinas utilizam biocombustível

- Publicidade -

Rio de Janeiro – Mais duas usinas termelétricas da Petrobras receberam licenciamento ambiental da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) para conversão, visando a utilização de óleo diesel, além do gás natural.   A conversão em bicombustíveis das usinas Barbosa Lima Sobrinho (ex-Eletrobolt) e Leonel Brizola (ex-TermoRio), ambas no estado, faz parte do Plano de Negócios da Petrobras. Técnicos da área de Gás e Energia da estatal destacaram a importância da operação para a regularização de situações de dificuldade no fornecimento de gás natural.

 Outras duas usinas, a de Canoas (RS) e a TermoCeará (CE) já obtiveram a licença para operar como bicombustíveis. Aguardam a licença as de Nova Piratininga (SP), Ibirité (MG) e Cubatão (SP). O investimento previsto para a conversão das sete usinas térmicas da Petrobras é de cerca de US$ 180 milhões. 

 A usina Leonel Brizola também pediu uma licença para instalação de tanques de óleo diesel em dois blocos, que entraram em operação em março e dezembro de 2005. Já a Barbosa Lima Sobrinho solicitou à Feema licença para instalação de tanques, mas segundo a assessoria da Feema, ainda falta obter a licença de operação, porque os atuais licenciamentos são para situações emergenciais. As negociações para concessão dessas licenças se estendiam há dois anos. 

 Os técnicos da Petrobras esclareceram que as duas térmicas não usarão simultaneamente o gás natural e outros combustíveis: o uso dependerá da disponibilidade de cada um dos suprimentos. A Leonel Brizola, no município de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), tem potência de cerca de 1.040 megawatts (MW) de energia, suficiente para o abastecimento de 4,5 milhões de pessoas. Passou ao controle da Petrobras em março de 2005. 

 E a Barbosa Lima Sobrinho, localizada no município de Seropédica, tem capacidade de geração de 379 megawatts (MW) de energia. Foi adquirida pela Petrobras em 2004. A conversão para bicombustíveis, segundo a área técnica da estatal, não irá alterar a capacidade de geração de energia das duas técnicas. A empresa revelou, ainda, que as ações de planejamento da contratação para a construção e montagem das duas térmicas ainda estão sendo definidas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas