Uso de máscaras é obrigatório durante prova

Publicação: 2021-01-17 00:00:00
Dentro da sala, outra singularidade: os alunos precisarão utilizar máscara de proteção facial enquanto estiverem na prova, com duração máxima de 5h30. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração do exame, os estudantes que retirarem a máscara sem justificativa ou se negarem a utilizá-la serão desclassificados. As exceções são os casos de pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara, conforme declaração médica.

O uso da máscara por tanto tempo pode ser uma dificuldade a mais para os alunos e também aprofundar desigualdades entre aqueles com condições socioeconômicas mais favoráveis e menos favoráveis. Enquanto cursos preparatórios particulares realizaram simulados com todas as mudanças feitas pelo Inep este ano, quem conseguiu estudar apenas em casa vai se deparar com uma situação nova.

É o caso de Ana. A estudante fez o exame em 2019 com o objetivo de ganhar experiência, mas sente que a experiência deste domingo é inédita. No entanto, o seu maior temor não é o uso prolongado da máscara, mas o cumprimento das medidas de biossegurança – que, de acordo com o Inep, serão garantidas. “Tenho um problema renal e isso me coloca como grupo de risco. Meu maior medo é o de ter aglomeração. A máscara não é um problema, eu acho, mas só vou descobrir isso no dia”, contou.