sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Uso sustentável da água é tema do Prêmio Jovem Cientista

- Publicidade -

Já estão abertas as inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que terá como tema –  Água: Desafios da Sociedade.  De  acordo com  o regulamento, podem se inscrever estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação. As inscrições acontecem até 30 de agosto.
Água como saúde pública faz parte da pesquisa do ensino médio
Com o tema alinhado à política nacional de recursos hídricos do Governo Federal e ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco, esta edição do prêmio oferece mais de R$ 700 mil em bolsas de estudo, computadores e visitas aos laboratórios e fábricas, além de prêmios em dinheiro.

Premiação por categoria

A edição de 2013 premiará trabalhos em quatro categorias: mestre e doutor, na qual podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores e que tenham menos de 40 anos de idade em 30 de agosto de 2013; estudante do ensino superior, para estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação entre 31 de dezembro de 2012 e 30 de agosto de 2013 e que tenham menos de 30 anos nessa data; estudante do ensino médio, dirigida a alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio e em escolas técnicas e que tenham menos de 25 anos de idade em 30 de agosto de 2013; mérito institucional, que premiará uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos inscritos por seus estudantes e pesquisadores.   

Objetivo

Criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, o concurso tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Os organizadores do concurso estão disponibilizando no site o kit pedagógico Água: Desafios da Sociedade. O material foi produzido para professores do ensino médio que pretendem orientar seus alunos no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa para o concurso.

Kit pedagógico

Os professores interessados em receber o kit pedagógico impresso devem fazer a solicitação pelo www.jovemcientista.org.br/kit O material e o envio são gratuitos, mas a disponibilidade de kits é limitada. Todos os professores que participaram das Oficinas de Projetos Científicos, realizadas nos meses de maio de junho pelo Prêmio, assim como aqueles professores que já requisitaram o kit impresso pelo link informado, vão receber o material nos próximos dias.

O regulamento e o formulário de inscrição podem ser encontrados na página do prêmio na internet. Nesta semana a coordenação do prêmio realizou visita na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para divulgação entre docentes e alunos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas