Usuários demonstram insatisfação com aumento

Publicação: 2011-01-23 00:00:00
A+ A-
O aumento de 10% nas tarifas do transporte público municipal de Natal, aprovado pelo prefeito em exercício Paulinho Freire, geraram protestos dos natalenses. Na manhã de ontem – primeiro dia em que as novas tarifas começaram a vigorar - estudantes e sindicalistas fizeram uma manifestação na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. A garoa que caiu no início da manhã, intimidou os manifestantes e poucas pessoas compareceram ao local. Mas nas paradas de ônibus, usuários do sistema reclamaram da nova tarifa, R$ 2,20.

O reajuste de 10% na tarifa de transporte urbano de Natal – que entra em vigor hoje - é o sexto maior registrado entre as 12 cidades brasileiras.“Essa é uma atitude da sociedade para mostrar à prefeita Micarla de Sousa que somos contra esse aumento abusivo nas passagens. O transporte já era caro, não era necessário esse aumento”, disse Juary Chagas, integrante do Sindicato dos Bancários e partidário do PSTU. “Esse aumento é a prova da relação promíscua que existe entre a prefeitura e os empresários do setor de transporte”, acrescentou.

Além do Sindicato dos Bancários, representantes do  Conlutas e diretórios centrais dos estudantes  da UFRN e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da movimentação. “A prefeita pensou que os estudantes iriam ficar calados porque estamos vivendo o períodos das férias escolares. Não vamos parar por aqui. Durante essa semana, vamos realizar mais protestos em toda cidade”, avisou Bárbara Figueiredo, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (ANEL).

Enquanto aguardava o ônibus que a levaria para casa, a costureira Maria Fernandes reclamava do aumento. “Fui pega de surpresa, não sabia que ia aumentar isso tudo. Acho muito errado esse aumento, pois o serviço prestado não é bom. Precisa de mais segurança nos ônibus. Vivo com medo de ser assaltada”, disse. O eletromecânico Manoel Nascimento também se mostrava insatisfeito. “É um absurdo isso. O salário mínimo não aumentou 10%. Acho que o aumento da tarifa é abusivo. A população precisa mesmo reclamar”, colocou.

Deixe seu comentário!

Comentários

  • mi.margareth

    Esse aumento precisa ser revisto, temos um sistema de transporte coletivo de péssima qualidade. Temos cidades com uma área coberta muito maior e os preços das passagens são menores. Precisamos acabar com o monopólio dessa empresas de ônibus, queremos uma empresa municipal que ofereça esse serviçi. Margareth Vieira

  • eraldoeletrotecnico

    No momento de dar satisfação à população, o político que é nosso representante fica escondidinho, mudo e fazendo de conta que não está acontecendo nada. Prá êle, claro e evidente que não sabe o transtorno que passamos para pegar um transporte e ainda não termos segurança no interior deste. É mesmo uma falta de vergonha e respeito por nós, cidadões que os elegemos!

  • MANDACARURN

    e incrivel com que transparencia vivenciamos a lutra cotidiana dos transportes ditos \"publicos\" na cidade do natal e so fazer o caluclo diario de 4,60 por dia para os trabalhadores que ganham 540,00 ao mes o que leva a paradas lotadas e mal estruturadas muitas maquiadas, outro ponto e o desadfio que faço para gestores de transportes tentarem se locomover apos 22:00 dentro da cidade do natal o projeto corujão não saiu do papel e so perceber principalmente aqueles que depedem dos ditos transportes quando vem de ponta negra simplesmente algumas linhas somem se caso voce perder o horario o trabalhador tera que dormir na rua mas quando falamos de aumento de passagens e so perceber o qual facilidade dos senhores gestores em aprovarem que fale as conseções publicas em natal se é conseção publica para serviços entao vamos cobrar o problema e a quem outra pergunta é onde estao os representantes do povo que nos bombardeiam com sua visitas ilustres e seus carros e apoiadores quando da campanha mas que o natalense lembra que os senhores gestores e representantes publicos nao pegam onibus, nao vao ao posto de saude nem precisam de educação publica nem tao pouco de segurança e nao moram nas periferias fica entao o seguinte ditado todo castigo para os que nao pensam na hora de votar e pouco mas uma vez registro minha indignação de todos os dias ficar em media 50 minutos so para atravessar a ponte de igapo e do congestionamento do gancho PARABENS A PREFEITURA E AOS EMPRESARIOS DA CONSEÇÃO PUBLICA DE TRANSPORTES DO NATAL/RN AVANTE A PRIVATIZAÇÃO REDE MANDACARU RN - FERNANDES JOSE OLUFAM

  • dlucass2006

    Eu acho é pouco, a maioria do povo está representada por pessoas que ao longo do tempo mentiu e enganou a todos... Inclusive esse buda, chamado de paulinho freire... Escreví proprositalmente com letras minusculas, porque esse cara não merece ser respeitado pelo cidadão de bem... Finalmente, todos são do mesmo saco.

  • TUR_ANINHA

    UM ABSURDO O SALARIO AUMENTA 5,00 E O ONIBUS Q NUNCA AUMENTOU 10% AUMENTA QDPO MICARLA NAO ESTÁ MANDE ELA ANDAR NA LINHA 03 SE TEM ONIBUS NOVO. MADE UM DEFICIENTE ANDAR NOS ONIBUS ADAPTADOS PRA VER SE FUNCIONA OU APENAS ILUSTRAM OS ONIBUS!!!!!!!!!!!

  • luiztrindade

    O BRASIL MUDOU... Só vão atender em ouvir a população após a queima do primeiro ônibus... No Rio de Janeiro começou assim...