domingo, 5 de maio, 2024
26.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Vaca louca no RN?

- Publicidade -

A “cama de aviário” utilizada para forrar o piso de aviários, composto, de palha de arroz, feno de capim, sabugo de milho e serragem, começa a ser fiscalizada no Rio Grande do Norte. O produto, após utilizado, é vendido pelos criadores de aves aos criadores de gado, para ser utilizado na alimentação de bovinos e suínos, por custar menos que as rações tradicionais.  A mistura representa risco da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como “mal da vaca louca”, transmissível ao ser humano, no caso de ingestão de carne de um animal contaminado. A comercialização e a utilização para a alimentação de ruminantes é proibida por leis e regulamentos federais. Veículos estariam entrando clandestinamente no RN, principalmente no período da madrugada, para fugir da fiscalização, transportando o produto. Por outro lado, a partir de amanhã, o Ministério da Agricultura, Pecuária começa a coleta de amostras de produtos de origem animal para detectar os índices de resíduos de cem novos compostos de drogas veterinárias e contaminantes ambientais. A medida faz parte da adequação do Plano Nacional de Controle de Resíduos ao programa de monitoramento de resíduos para terceiros países da União Européia. Algumas  medidas serão implementadas até setembro. Entre elas, está a validação dos cem novos compostos de drogas veterinárias e contaminantes ambientais.

Alimentação animal

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai atualizar a legislação que trata de produtos destinados à alimentação animal e vai estabelecer regras para o uso de rações com medicamentos. O ministério vai rever a Instrução Normativa nº 03, de agosto de 2004, que trata da importação de produtos destinados à alimentação animal.

Frutas

As exportações de frutas potiguares para a Europa, da safra 2006/2007, começam na próxima quarta-feira (23), pelo Porto de Natal, com o navio Annapurna, da Lauritzen Cool, que levará para Europa cerca de 3 mil pallets de frutas. Nessa safra a expectativa é de um escoamento da produção de frutas passará de 100 mil toneladas para 160 mil toneladas, um  aumento de 60%. Os embarques vão até março de 2007.

Banana

Começa na próxima terça-feira a III Semana da Banana, no Distrito de Irrigação do Baixo Açu (Diba), com o tema “Promovendo a cooperação e o fortalecimento da fruticultura”. Serão oferecidos cursos, painéis, palestras e concursos. Serão realizados o Workshop da Banana;  curso gestão de um pequeno negócio agrícola, eficiência energética nas empresas rurais e manejo de fertirrigação.

Rolagem

A Medida Provisória 317, publicada no “Diário Oficial  da União”, permite aos bancos oferecer capital de giro aos agricultores que  pagaram em dia as parcelas vencidas em 2005 e 2006 do Programa Especial de Saneamento  de Ativos (Pesa). A securitização refere-se a dívidas de até R$ 200 mil  e o Pesa, dívidas acima de R$ 200 mil.  Serão utilizados recursos controlados  do crédito rural, com taxa de juros de 8,75%. O prazo final para contratação  será 29 de dezembro de 2006. A medida precisa ser referendada pelo Conselho  Monetário Nacional, o que deve ocorrer até a próxima semana.

1- Os 22 concluintes do curso de Zootecnia da UFRN homenagearam o presidente da Anorc, José Bezerra de Araújo Júnior, com o nome da turma. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira. O curso de Zootecnia tem uma parceria com a Anorc para acompanhamento das atividades nas exposições realizadas no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

2- Uma equipe de dirigentes e técnicos da Emater do Ceará esteve na semana passada no RN,  para conhecer os projetos ‘Escola de Inclusão Digital e Cidadania” e “Compra Direta e Aquisição de Alimentos, executados da Emater-RN. A comitiva cearense foi recebida pelo diretor geral da Emater, Luís Cláudio que mostrou a nova estrutura e as ações desenvolvidas na instituição extensionista potiguar.

3- As produções brasileira e nordestina de leite cresceram nos últimos anos, a despeito da redução dos rebanhos. No período 1999/2003, a produção nacional registrou média de 20,6 bilhões de litros, contra 16,6 bilhões nos anos 1990 a 1998, enquanto a média nordestina passou de 2,07 para 2,68 bilhões de litros. Essa evolução pode ser atribuída ao aumento da produtividade.

Palete para frutas

A produção de palett de papelão substitui o tradicional palett de madeira usado no transporte de produtos, principalmente para exportação. Com as barreiras fitosanitárias na Comunidade Européia e Estados Unidos, que proíbem os paletes de madeira para evitar contaminação, o papelão de alta resistência será a matéria-prima para o produto. A celulose Irani desenvolveu o palete de papelão ondulado, pesando entre 7 e 10 kg. O  produto não tem grampos ou pregos e elimina o risco de acidentes, possui montagem manual e alta resistência, suportando até duas toneladas sem movimentação e 0,6 toneladas com movimentação. Garante ainda a redução de emissão de poluentes em 35% na água e em 75% no ar.

Ciclo

O próximo ciclo agrícola terá uma redução de 4,4% na produção  de grãos, que baixará de 118,7 milhões de toneladas para 113,7 milhões de toneladas.  O dado é revelado por um levantamento feito pela Agroconsult. Os agricultores  vão reduzir em 9% a área plantada de grãos na próxima safra de verão. A área cairá de 38,8 milhões de hectares (2005/2006) para 34,7  milhões. Será a maior queda já registrada na safra de verão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas