sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vacinação contra rubéola segue até 12 de setembro no RN

- Publicidade -

Publicada às 16h17

O Rio Grande do Norte superou em 10% a meta estabelecida para a primeira semana da campanha de combate à Rubéola. Até segunda-feira (18), foram vacinada mais de 595 mil pessoas, o equivalente a quase 40% da população de homens e mulheres de idade entre 12 e 39 anos. A expectativa é que até o dia 12 de setembro, 1,5 milhão de pessoas estejam imunizadas.

Os municípios que atingiram os maiores índices de cobertura vacinal até agora são Jundiá, 79,97%, e Encanto, 70,71%. Ambos são coordenados pela 6ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).

Para estimular a imunização principalmente em municípios que não atingiram a meta de 30% para a primeira semana, todas as Ursap’s participam de treinamento durante esta semana. Nesta próxima etapa da campanha o RN terá como principal foco a imunização realizada em instituições públicas como escolas e universidades.

Público alvo

As vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde. São oferecidas a tríplice viral (sarampo, cachumba e rubéola) para pessoas na faixa de 12 a 19 anos, e a dupla viral (sarampo e rubéola) para as pessoas entre 20 e 39 anos.

Apesar de não existir nenhum estudo que comprove que o contato da gestante com a vacina provoque alguma alteração no feto, a SMS recomenda que as mulheres grávidas não tomem a vacina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas