terça-feira, 30 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Vale do Apodi tem boa colheita do arroz vermelho

- Publicidade -

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, por meio do Programa Bancos de Sementes, destinou especificamente para as cidades de Felipe Guerra e Apodi, 30 toneladas de arroz vermelho. Nessas localidades existem associações de agricultores familiares e pequenos produtores que trabalham no plantio e colheita desses grãos. As sementes foram distribuídas no final do mês de fevereiro deste ano, e os grãos já começam a ser colhidos em ritmo animador.

#SAIBAMAIS#Só no Vale do Apodi foram distribuídas 27 toneladas de sementes, beneficiando 104 produtores. Esses agricultores plantaram 130 kg/ha, totalizando uma área de 207,7 ha plantados. Com uma produtividade média de 5.000 kg/ha, foi produzido um total de 1.038.461,5 kg de arroz colhidos. Uma excelente média produzida, proporcionando emprego e renda para esses produtores.

Os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – Emater Regional Mossoró, foram responsáveis pela distribuição das sementes, bem como acompanhamento de todo o processo de cultivo, desde o preparo do solo, plantio, até a colheita. O Programa Bancos de Sementes atende aos agricultores familiares cadastrados em vários municípios do RN. Por meio dele são disponibilizados para o plantio de subsistência e forragem animal, sementes de milho, feijão, sorgo Ponta Negra e arroz.

As variedades distribuídas são adaptadas às condições do semiárido do nosso Estado, permitindo precocidade e produção com baixo índice pluviométrico. São resultantes de um longo trabalho de pesquisas da Emparn/Embrapa. Na safra 2018, o Programa atendeu 157 municípios com quase 730 toneladas de sementes, em um total de 1.568 Bancos de Sementes, com 51.430 agricultores familiares cadastrados no sistema Ceres da Emater. O investimento total no Programa foi de R$ 7,8 milhões, oriundo do tesouro estadual.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas