sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Vantagem

- Publicidade -
Itamar Ciríaco
Tem gente que prefere ao contrário e tem até bons argumentos. Mas, eu ainda escolho a boa e velha decisão dentro de casa. Alguns dizem que, sem público, o fator teria perdido um pouco da vantagem, afinal, a pressão sobre os adversário e a arbitragem, em tese, não existiria mais. Concordo, em parte e uso o empirismo local para comprovar. No último clássico, nos debates no programa Tribuna Esportes, da rádio Jovem Pan News Natal, eu enveredei por esse caminho e, utilizei o argumento que o ABC não perdia em casa para o América desde 2015. Pois é, o tabu continua. A “casa” de uma equipe não é composta apenas pela torcida nas arquibancadas. Te muito mais que isso. Tem grama, vento, espaços, iluminação e até mesmo a famosa mística do lugar. Além disso, engana-se quem não acha que adversários e árbitros não se sintam intimidados. Pode não ter a galera gritando, mas sempre será a casa alheia. Por isso,  Alvinegros e Alvirrubros, que entram em campo hoje à tarde pela Série D do Campeonato Brasileiro precisam da vitória. O América para deixar o Campinense para trás e seguir na briga pela liderança, ou pela segunda colocação. O ABC, que joga fora contra o Sousa/PB para já assegurar o primeiro lugar. Com isso, os potiguares asseguram, ao menos no primeiro “mata-mata”, o direito de decidir, em casa.  Pra cima deles!
Transmissão

A rádio Jovem Pan News Natal transmite os dois jogos de hoje ao vivo pela 93.5 FM e também na plataforma do Youtube (Youtube.com/jovempannewnatal). É incrível o quanto está crescendo a comunidade nesta plataforma. Além disso, a interatividade tem sido uma marca das jornadas. São centenas de mensagens por jogo.
Homenagem
Michael Schumacher estreou na Fórmula 1 há 30 anos, no GP da Bélgica. Para homenagear seu pai, Mick Schumacher, piloto da Haas, está usando uma réplica do capacete de estreia do sete vezes campeão mundial na mesma pista, a de Spa-Francorchamps. A categoria do automobilismo está no país europeu neste fim de semana para a 12ª etapa da temporada.

Que pena
Dois dias após sugerir que poderá trabalhar com alguma seleção no futuro, Josep Guardiola afirmou nesta sexta-feira que poderá renovar seu contrato com o Manchester City. O vínculo atual com o clube inglês vai até 2023. O treinador disse que poderia estender sua permanência no time por “mais cinco anos”. Uma pena, ficaria muito feliz em ver esse “craque” comandando a Seleção Brasileira. Acho que poderia ser uma revolução de cima para baixo no jeito de trabalhar o futebol em solo verde e amarelo. Seria necessário um estrangeiro para ensinar o caminho da volta para as nossas próprias tradições.
Protocolo
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol anunciou que vai passar a adotar um novo protocolo de testagem de atletas e outras pessoas envolvidas nos jogos oficiais realizados pela entidade em 2021, o Campeonato Potiguar Sub-19, o Campeonato Potiguar Feminino e a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. O uso de máscaras, o controle de acesso e o distanciamento continuam a valer, o que muda, basicamente, é o período de suspensão da necessidade de testagem para Covid-19 de acordo com infecção ou vacinação.
Protocolo 1
Pessoas imunizadas com vacinas de dose única ficam liberadas da testagem por seis meses a contar do 28º dia após a aplicação. Quem se vacinar com a segunda dose, fica liberado dos testes por seis meses depois de 14 dias. Pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus também ficam liberadas da testagem a partir da confirmação por meio de teste. “Esse é o novo protocolo da própria CBF. Quem não estiver em nenhum desses critérios terá que ser testado até 72 horas antes de cada partida, os resultados positivos significam afastamento por dez  dias. É importante lembrar que ainda estamos na pandemia e que regras como o uso de máscara, distanciamento e controle de acesso continuam a existir”, explica Antônio Araújo, médico infectologista e membro da comissão médica da FNF.
Campeonato
Por falar em Campeonato de base aqui no RN, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol realizou a entrada dos carnês da rifa de duas motos Honda Pop 1101 CBS 2021 que foram adquiridas pela entidades para a ação em favor das equipes. Cada filiado participante da competição recebeu 1.000 rifas que vão ser vendidas pelo valor de R$ 10 cada e dão direito à participação no sorteio das motos, que vai ser realizado no dia 22 de outubro, com transmissão da TV FNF. Todo o dinheiro arrecadado com a venda das rifas fica com os clubes que fizeram as vendas.  O “Sorteio Futebol Potiguar” é uma ação de incentivo financeiro realizada pela FNF para beneficiar os clubes que disputam a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. As equipes vão divulgar em suas redes sociais os locais de venda das rifas.

Livro

O nosso colega jornalista Rodrigo Ferreira e o pesquisador/historiador Jorge Tavares Filho lançam na próxima quinta (02/09), a partir das 17h30, na Sede da Associação de Funcionários da UFRN (Afurn), localizada no Conjunto Mirassol, o livro “Jorginho Tavares: o Professor de Bola”. A biografia do craque alvinegro tem como objetivos resgatar um passado remoto do futebol potiguar, pouco registrado ou perdido nas páginas de jornais antigos do Rio Grande do Norte, e prestar uma homenagem a um personagem importante da história do futebol potiguar, como afirma Jorge Tavares Filho, autor e filho do biografado. Estarei por lá se Deus quiser.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação