sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Varejo cresce abaixo do esperado

- Publicidade -

Altos níveis de endividamento e inadimplência associados a restrições no crédito têm levado o consumidor a comprar menos e, por consequência, têm colocado um freio no crescimento do comércio varejista ampliado, que engloba as vendas de veículos e materiais de construção, no Rio Grande do Norte e no país. A constatação é do economista e chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/RN), Aldemir Freire, com base nos resultados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo órgão.
As vendas do comércio no RN crescem acima da média, mas com menos inadimplência poderiam subir mais
A pesquisa indica que mesmo com incentivos do governo federal, as vendas do varejo ampliado  crescem menos que as do varejo restrito. “E isso não é natural”, afirma Aldemir Freire. De acordo com os dados, enquanto as vendas do varejo restrito (que não engloba veículos e materiais de construção) cresceram 10,2% em setembro no RN, o crescimento do varejo ampliado não chegou a 6%, em relação ao mesmo período de 2011. No Brasil, não foi diferente.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estadeo (Fecomercio RN), Marcelo Queiroz, a pesquisa mostra retração nas vendas no varejo ampliado de quase 4%, refletindo a saturação das vendas nos setores de material de construção e veículos. “Mesmo com os incentivos fiscais recentes, os dois setores começam a não registrar crescimento”, diz. A saturação explicaria o incremento abaixo do esperado. “Esperávamos uma alta maior. Mas sabíamos também que agora em setembro, o patamar de 11,5% de aumento registrado em agosto dificilmente se repetiria. Em agosto, além da euforia, com sucessivos recordes de vendas de automóveis, por exemplo, tivemos o Dia dos Pais e já o início da Liquida Natal. Em setembro, não houve nenhuma data forte a não ser a continuidade da Liquida Natal”, diz Queiroz.

A possibilidade de o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) – que permanece reduzido até o final de dezembro – voltar ao normal para o setor também provocou uma antecipação da compra em agosto, reduzindo as vendas em setembro, ressalta Aldemir Freire, do IBGE. Há alguns meses, era o varejo ampliado que crescia mais. A situação, segundo ele, se inverteu com a adoção de medidas de restrição de crédito em 2011. Apesar da tendência de alta, a taxa de crescimento no RN, diz Freire, deve fechar o ano ‘um pouco abaixo da nacional.

A expectativa, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), é fechar o ano com um crescimento de 8% a 10% nas vendas do varejo como um todo.   O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, também aposta em um crescimento de vendas próximo dos 10%. Amauri Fonseca, presidente da CDL, acredita que os números de 2013 serão melhores em virtude dos investimentos que aceleram com a proximidade da Copa de 2014.

Inadimplência avança 15%, aponta Serasa Experian

São Paulo (AE e ABr) – O endividamento e a inadimplência, que reduzem a capacidade da população de efetuar novas compras, têm afetado o desempenho do comércio e o cenário atual não é nada animador. Dados divulgados ontem pela Serasa Experian mostram que a inadimplência no mercado brasileiro voltou a subir.

De acordo com a Serasa Experian, o Indicador de Inadimplência do Consumidor cresceu 5% em outubro, primeira alta mensal após uma série de quatro recuos consecutivos no período de junho a setembro. Em relação a outubro de 2011, a inadimplência registrou aumento de 15,3%. No acumulado do ano, o indicador também subiu 15,3%, ante o período de janeiro a outubro de 2011.

Por meio de nota, os economistas da empresa afirmam que a alta de outubro revela que mesmo com melhoras na condição financeira do consumidor e apesar do baixo desemprego no País, ainda há dificuldades para o pagamento de dívidas. “Além disso, as compras dos presentes para o Dia da Criança e a fraca base de comparação devido ao número de dias diferentes de um mês para o outro produziram ampliação mais intensa no volume de negativações decorrentes, principalmente, dos protestos e dos cheques devolvidos por falta de fundos pela segunda vez”, afirmam eles, em nota.

Inadiplência

Os protestos e os cheques sem fundos puxaram a alta do indicador em outubro, com variações mensais positivas de 51,8% e 19,7%, respectivamente. As dívidas não honradas com bancos apresentaram alta de 3,5% e a inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços públicos) cresceu 2,2%.

O valor médio das dívidas com os bancos caiu 1,2% no ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já o valor médio das dívidas não bancárias, dos títulos protestados e dos cheques sem fundos tiveram alta de 3,7%, 6,9% e 12,3%, respectivamente.

Evento mostra soluções para o varejo

Estratégias para melhorar o desempenho do comércio serão discutidas a partir desta quarta-feira (14) durante a 53ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, no Centro de Convenções, na Via Costeira, em Natal. O evento segue até sexta-feira.

A expectativa é reunir cerca de 5 mil representantes do segmento lojista de todo país para um amplo debate sobre temas que auxiliem no desenvolvimento do setor. As inscrições continuam abertas [Confira os contatos e a programação no quadro ao lado].

 A convenção irá contemplar vários segmentos do varejo nacional através de palestras, painéis e debates. Luiz Felipe Scolari, Flávio Rocha, Rogério Mainardes, Paulo Barros e Fernanda Young são alguns dos palestrantes convidados para o evento, que conta também com a participação de empresários locais como Jussier Ramalho, Fred Alecrim e Glauber Gentil.

A Convenção Nacional é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL/RN), Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), CDL Jovem e SPC Brasil. A 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada de 11 a 14 de setembro de 2011, teve como sede a cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.

CONVENÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO

O evento começa nesta quarta-feira. Confira os detalhes:

Quando: 14 a 16 de novembro

Onde: Centro de Convenções de Natal.

Informações sobre inscrições: através do telefone (84) 4009-0000 ou do site: www.fcdlrn.com.br/convencao

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-Feira (14/11/2012)

08h – Abertura da Secretaria: credenciamento e entrega de material;

15h – Encontro do SPC Brasil – Sala 01;

15h – Encontro de Assessores de Comunicação – Sala 02;

15h – Encontro de Gestores de FCDLs – Sala 03;

19h – Solenidade de Abertura;

20h30 – Coquetel de boas vindas.

Quinta-Feira (15/11/2012)

09h – Abertura da plenária;

09h15 – Palestra: Cases de Sucesso com Flávio Rocha (Grupo Guararapes/Riachuelo) e Pedro Lima (Grupo 3 Corações);

11h15 – Palestra: Rogério Mainardes (Grupo Positivo);

12h15 – Brunch;

13h30 – Palestra: Renato Castro (Grupo Baumann);

14h30 – Painel de Franquias: Rita Ortega (Praquemarido), Glauber Gentil (Gentil Negócios) e Renato Claro (QiValor);

16h30 – Coffee Break;

17h – Palestra: Luiz Felipe Scolari (Técnico de Futebol).

Sexta-Feira (16/11/2012)

09h – Abertura da plenária;

09h15 – Palestra: Lourenço Bustani (Consultoria Mandalah);

10h15 – Intervalo;

10h30 – Painel Estratégias em Mídias Sociais: Cláudio de Oliveira (Totvs), Rodrigo Demétrio (Facile Facebook) e Fred Alecrim (Ponto de Referência);

12h15 – Palestra: Paulo Barros (Carnavalesco da Unidos da Tijuca);

13h30 – Brunch;

14h20 – Palestra: Jussier Ramalho ((Jornaleiro Palestrante);

15h – Palestra: Fernanda Young – Encontro da Mulher Empreendedora (Escritora e apresentadora);

15h – Encontro Jurídico – Sala 02;

20h – Jantar de Encerramento da 53ª CNCL.

Fonte: Site do evento.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas