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Varejo respira aliviado

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Luiz Antônio Felipe
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Depois da queda em fevereiro, as vendas no varejo brasileiro mudam de rumo e têm alta em março (0,3%), o melhor resultado para março em cinco anos, encerrando o primeiro trimestre com ganhos, mas ainda indicando oscilações no desempenho da economia no início do ano. A indústria dos Materiais de Construção também cresceu em abril e reforça a expectativa de crescimento da Abramat (associação do setor), de 1,5% em 2018. No acumulado do ano até aqui, o crescimento é de 1,9%. Os números revelam ganho no faturamento dos dois segmentos em que se dividem os produtos: base e acabamento.

Segmentos
O destaque no mês ficou por conta das vendas de combustíveis e lubrificantes,  com 1,4% de crescimento, após quatro meses de quedas. Também registraram aumento nas vendas  produtos médicos, farmacêuticos, ortopédicos e de perfumaria. O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, mostrou alta de 1,1%  nas vendas, resultado do aumento de 2,9% em veículos e motos, partes e peças.

Recuperação
A Petrobras paga antecipado US$ 900 milhões. O pré-pagamento é de dívidas bancárias vencendo em 2022 e 203O. Já o valor de mercado da Petrobras bate recorde e chega a R$ 312,5 bilhões, passando a Ambev. Recuperou mais do que havia perdido nos últimos anos de crise. Analistas apontam a mudança na gestão, com um plano estratégico de retomada, como fundamental para a recuperação.

Preços     
A expectativa agora é de uma mudança na política de preços dos combustíveis por parte da Petrobras, que vem impondo um enorme sacrifício à população. Os principais países produtores não adotaram a mesma medida da estatal brasileira. O Governo não cogita abrir mão de impostos para conter a alta de preço dos combustíveis, disse o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia.

Debêntures lançadas
O Conselho de Administração Guararapes Confecções, de acordo com a ata publicada ontem, aprovou a emissão de R$ 800 milhões em debêntures simples não conversíveis em ação, com prazo de três anos de resgate. Obedece as regras do Novo Mercado (B3) e demonstra que há uma mudança de percepção da empresa na captação de recursos para a sua expansão, sem abrir mão do controle familiar.

Expansão
As Lojas Renner, concorrente direto da Riachuelo obteve lucro de R$ 111,4 milhões no 1º trimestre do ano, uma alta de 66%, sobre o mesmo período do ano anterior. Com mais lojas, chegou ao dobro do lucro da Riachuelo. Daí a necessidade de expansão da empresa potiguar, abrindo mais lojas.

A variação do consumo de energia elétrica no 1º trimestre de 2018 foi de apenas +0,4%. O consumo na rede totalizou 39.968 GWh em março, mostrando recuo de 1,1% frente ao consumido em igual mês do ano anterior. Outro sinal sinal de reação muito pequena da economia, vem das vendas de cimento no mercado interno em abril, de 4,35 milhões de toneladas, alta de 8,9% em comparação com  abril do ano passado. Mesmo assim ainda é muito pouco para ressuscitar a construção.

O número de mães que deixam o mercado de trabalho é quatro vezes maior que o de pais, aponta a empresa de pesquisa Catho. Segundo o estudo, apenas 8% das mães entrevistadas conseguiram voltar a trabalhar em menos de seis meses e 31% levaram mais de três anos ou não retornaram. Conciliar vida pessoal com vida profissional é uma tarefa que exige sacrifícios de qualquer um, mas quando se trata de mulheres que se tornaram mães, o esforço é ainda maior.

As reservas do Tesouro Nacional para enfrentar possíveis turbulências no mercado externo  chegam a R$ 647 bilhões. É tamanho do colchão de recursos para bancar o pagamento de títulos públicos que cresceu mais de três vezes nos últimos cinco anos. Esses recursos reduz muito qualquer risco de calote. Além disso, o País conta ainda com US$ 381,6 bilhões em reservas internacionais.

Cartão
A bandeira JCB lança o seu primeiro cartão no Brasil.  A marca japonesa de meios de pagamentos chega ao país lançando seu primeiro cartão de crédito em parceria com a Caixa Econômica, o cartão de crédito Caixa JCB Único, de pagamentos global com aceitação em mais de 30 milhões de estabelecimentos comerciais e 100 milhões de clientes em todo o mundo.

Campanha
Com a chegada da Copa do Mundo da Rússia, o Hospital Infantil Varela Santiago lança a campanha #GolDeSorrisos”, com o slogan “Juntos na torcida pelo Brasil. Unidos no amor pelas crianças”. O objetivo da campanha será a construção de um Núcleo de Alta Complexidade. As camisetas da campanha no valor de R$ 25,00  já estão à venda no próprio hospital,  Varela Santiago que atende pelo 3209-8200.

Copa
A Arena das Dunas e a Clap Entretenimento vão oferecer  um espaço durante a  Copa do Mundo, nos jogos do Brasil. Serão  quatro 4 mil pessoas que irão desfrutar de um ambiente muito próximo ao que é oferecido ao torcedor durante os jogos da Copa. Entre as atrações musicais estão o cantor Bell Marques, no primeiro jogo do Brasil, dia 17 de junho (domingo), contra a Suíça.  A pré-venda já começou, via online através do www.lessclick.com.br.

Convenções
No debate sobre alternativas de gestão para o Centro de Convenções de Natal, na Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Indústria, Turismo, Serviços e Empreendedorismo teve uma proposta de construção de um novo Centro. Bem parecida com a proposta de uma novo presídio como Alcaçus, que acabou sendo recuperado por 10% de um presídio daquele porte (R$ 3 milhões x R$ 30 milhões).

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