Varejo vê adiante

Publicação: 2018-07-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Luiz Antônio Felipe
laf@tribunadonorte.com.br

Virada do semestre, o comércio começa a se preparar para reforçar o estoque de olho na black friday e o ciclo natalino. Pode vir duas novidades que vão aumentar os preços. Na indústria brasileira de processamento de carnes, o peru deve fica mais caro com a produção menor, por conta da greve dos caminhoneiros. Na importação de vinhos, bacalhau e nozes, entre outros produtos, a alta do dólar também vai deixar esses produtos mais caros em relação ao  natal do ano passado. O consumidor deve se preparar e pensar em substituição, desde já.

Atividade
A atividade do comércio cresce 6,3% no primeiro semestre/2018, na pesquisa da Serasa Experian, com o segmento de bens duráveis puxando o resultado. O melhor resultado da atividade varejista, para um primeiro semestre, dos últimos cinco anos.

Colheita
O  IBGE estima uma  safra de grãos em 2018 de 227,9 milhões de toneladas, queda de 5,3% ante 2017. Já a Conab prevê uma produção de grãos na safra 2017/18 de 228,52 milhões de toneladas. Do tamanho ideal para atender as necessidades do País e exportar em grandes volumes.

Amazônia
Ambientalistas afirmam que o retrocesso ambiental pode custar US$ 5 trilhões ao Brasil até 2050. O gargalo está na fiscalização, por falta de pessoal, e na punição leve aos infratores. Os agropecuaristas garantem que o Brasil não precisa mais de terra para produzir alimentos.

Aposta menor no País
A desaceleração do crescimento em 2018 já está fazendo efeito. O BNDES constata que as consultas e enquadramentos de pedidos de crédito cresceram apenas cerca de 5%. O banco de fomento também prevê uma redução na demanda por recursos pela proximidade das eleições e PIB mais fraco. Uma confirmação de que o ano de 2018 está mesmo perdido.

Decisões
O Congresso Nacional, ás vésperas das férias de julho, poderá aumentar as despesas públicas. Será o caos para uma administração pública desequilibrada. Podem ser aprovadas novas leis afrouxando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e criando novos municípios.

Inverno
As boas chuvas no Leste e Agreste potiguar beneficiam e prejudicam ao mesmo tempo. É bom para os produtores de hortifrutigranjeiros, para a cana-de-açúcar e criatórios de animais. Ruim para a carcinicultura e o turismo, entre outras atividades. Além das enchente de Touros, vários pequenos produtores rurais do Vale do Punau perderam tudo.

Super (I)
A T&A Pré-Fabricados está executando a estrutura do novo Nordestão, em Ponta Negra, onde foi o Armazém Pará, com o sistema pré-fabricado de concreto. A tecnologia industrializada  permite que o empreendimento, com dois subsolos e área construída de cerca de 19.000 m²,  seja montada em apenas três meses. È o quinto supermercado Nordestão executado pela empresa. O sistema construtivo da T&A oferece  benefícios como diminuição de resíduos e de desperdícios nas obras e custo fechado desde o projeto.

Super (II)
As mudanças que o Grupo Pão de Açúcar está implantando em suas bandeiras tem um foco. A disputa com as redes regionais, como aqui no RN, com o Nordestão, Favorito e as cooperativadas. Na rede Pão de Açúcar introduz o modelo loja dentro da loja, onde os próprios fornecedores terão espaços para vender os seus produtos. Na rede Extra, a mudança será no nome para CompreBem.

Tráfego
Um mês pós-greve dos caminhoneiros indica crescimento de 13,6%  do índice ABCR, das rodovias pedagiadas. O fluxo de veículos leves também apresentou crescimento de 3,4%, enquanto o fluxo de veículos pesados teve aumento de 47%, no comparativo com maio. Segundo a entidade, a pesquisa de junho deve ser analisada com cuidado por se tratar do primeiro levantamento após os efeitos diretos da greve dos caminhoneiros.

Atendimento
A Cosern tem um aplicativo para   smartphone agilizando o atendimento aos clientes, de uma forma mais fácil.  Lançado há mais de um ano e já baixado por cerca de 43 mil usuários, tem se transformado numa ferramenta importante para agilizar o atendimento dos clientes da concessionária.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários