quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Vasco e Coritiba iniciam a decisão da Copa do Brasil

- Publicidade -

Vasco e Coritiba abrem a decisão da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em São Januário. O confronto de volta acontecerá na próxima semana, no Paraná, e o campeão estará assegurado na próxima Copa Libertadores. O cruz-maltino chegou a esta final depois de despachar o Avaí, ganhando por 2 a 0 em Santa Catarina, após empate por 1 a 1 em casa. Já o Coxa empatou sem gols com o Ceará no Nordeste, vencendo depois como anfitrião, por 1 a 0.

Esta será a segunda vez que o Vasco vai disputar uma final de Copa do Brasil. A primeira foi em 2006, quando o Cruzmaltino foi derrotado na decisão pelo seu tradicional rival, o Flamengo. Curiosamente o torneio foi criado, em 1989, por um ex-dirigente vascaíno, Eurico Miranda, que deixou a presidência do clube em 2008. No fim da década de 80, Eurico foi diretor de seleções da entidade máxima do futebol nacional e sugeriu um torneio nos moldes dos que já existiam em países europeus, como a Copa da Inglaterra e a Copa da Itália.

Já o Coxa vai decidir a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Coritiba e Vasco foram os dois últimos ganhadores da Série B do Campeonato Brasileiro. Os paranaenses ganharam ano passado, enquanto que os cariocas saíram vitoriosos em 2009.

As duas equipes estão priorizando esta final, inclusive, usando times mistos no Campeonato Brasileiro. Porém existem diferenças entre os dois. O Expressinho vascaíno vem dando conta do recado e lidera com seis pontos depois de fazer 3 a 0 no América-MG. Já o mistão do Coxa amarga a zona de rebaixamento, sem sequer ter pontuado. No fim de semana os paranaenses foram derrotados por 2 a 1 pelo Corinthians.

A estratégia de escalar os reservas no Brasileirão mostra que as duas equipes estão apostando todas as fichas na Copa do Brasil. Os dois treinadores dão sinais de que ganhar este torneio significa ter tranquilidade para o restante da temporada. “Sabemos que esta conquista é fundamental para o Vasco, que não ganha um título importante há muitos anos e precisa voltar a se acostumar a ser campeão. Um time da grandeza do Vasco não pode viver esse jejum e portanto todos estamos vivendo este ambiente de decisão. Ganhar essa Copa do Brasil vai representar que muitas coisas boas ainda virão”, disse Ricardo Gomes, técnico do Vasco.

Em São Januário, outro fator importante, reconhecido pelos atletas de não sofrer gols neste duelo. “É um jogo que tem tudo para ser muito complicado, pois o Coritiba sabe que terá a partida de volta e vai querer atuar no nosso erro. Vamos estar mais pressionados nesta primeira partida, tendo que obter o bom resultado. Mas não podemos nos desesperar ou agir com afobação. Vamos precisar de muita tranquilidade e, principalmente, inteligência para impor o nosso estilo. Teremos que ganhar e, de preferência, sem levar gols”, comentou o zagueiro Anderson Martins.

O Vasco entrará em campo desfalcado. O lateral esquerdo Ramon e o atacante Eder Luis, ambos com edema na coxa direita, ficam de fora. Com isso, Márcio Careca entra na lateral, enquanto que Bernardo será o companheiro de ataque de Alecsandro.

Pelo lado do Coxa, o foco total na final inédita também foi a justificativa dada pelo técnico Marcelo Oliveira ao poupar todo o time titular na derrota para o Corinthians, no final de semana. Ainda assim, o comandante coxa-branca ganhou um problema para escalar a equipe. O volante Leandro Donizete, o motor do meio-campo alviverde, sentiu uma distensão muscular na panturrilha e foi vetado pelo departamento médico do clube.

Donizete, aliás, deve ficar de fora das duas partidas, já que o tempo de recuperação previsto é de três semanas. Em seu lugar, o mais cotado para assumir a vaga é o jovem William, que ficou de fora do jogo diante do Timão por conta de uma entorse no tornozelo. Recuperado, o volante reinou e, se não sentir nenhum desconforto, começa a partida. A outra opção é Marcos Paulo.

O goleiro Edson Bastos, no Coritiba desde 2007, vive um momento especial ao se aproximar de mais uma conquista em uma trajetória de rebaixamentos, voltas pro cima e títulos. “É um momento importante, não só para mim, mas como para o clube, um momento histórico. Nesse momento passa tudo na nossa cabeça, desde a queda até esse jogo. Temos uma possibilidade real de apagar o que passou. Sabemos da nossa responsabilidade e o que representa essa partida”, avaliou.

Com o jogo de volta marcado para o Estádio Couto Pereira, o camisa 1 sabe que é importante jogar com o regulamento embaixo do braço com um resultado satisfatório no Rio. Mesmo assim, a postura em campo deverá ser ofensiva. “Vamos para jogar e nossa equipe tem provado que temos um padrão dentro e fora de casa. Jogamos um futebol pra frente, agressivo”, concluiu.

Se o ganhador deste confronto é um mistério, certo é que o estádio estará lotado. Os pouco mais de vinte mil ingressos disponibilizados aos torcedores se esgotaram rapidamente, na venda antecipada para os sócios, uma tradição nos jogos realizados com o mando de campo do Vasco, e na internet. Tanto que chegou a existir tumulto em algumas sedes onde havia a previsão de venda de ingressos, o que não aconteceu porque os bilhetes acabaram se esgotando antes.

Ficha Técnica:

Vasco x Coritiba
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de junho de 2011, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Bernardo e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha, Davi e Anderson Aquino; Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

*Fonte: gazetaesportiva.net

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas