sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Velho sobradinho ainda aguarda reforma

- Publicidade -

Ainda levará um tempo – indeterminado – para que o velho ‘sobradinho’ volte renovado para receber visitantes. O Museu Café Filho, instalado num sobrado colonial da Rua da Conceição, Cidade Alta, está no aguardo de um novo edital a fim de licitar recursos para sua reforma. Será o terceiro, desde  o seu fechamento para reforma há mais de um ano. A empresa que havia ganhado o edital passado, de R$150 mil, resolveu desistir da participação.
Museu Café Filho não tem prazo para reabertura
“Estamos no aguardo de que um edital novo seja lançado no máximo na próxima semana. A intenção é que até o fim deste mês tenhamos algo concreto sobre a reforma do sobradinho”, explica Sérgio Wycliffe, do setor de patrimônio da Fundação José Augusto. A conclusão da reforma do museu estava prevista anteriormente para abril de 2012 – prazo que agora foi estendido pelas razões já citadas. Neste ano a casa não participou da programação da 10ª Semana dos Museus, devido ao estado de indefinição entre editais e reformas.

 O Museu Café Filho é dedicado à memorabília do único potiguar a ser presidente do Brasil. Mas o local não foi residência dele: por lá Café Filho criou e presidiu o Sindicato dos Trabalhadores por dois anos. O sobradinho, no entanto, já é um bom motivo para conhecer o museu; o prédio estilo colonial de 1820 utiliza seus dois pavimentos para dividir o acervo: há a sala de estar, mobiliada com peças do ex-presidente; as salas de condecorações; a biblioteca (livros não podem ser consultados); a sala de exposições temporárias (objetos pessoais, certidão de nascimento, fotos, etc.), e o quarto, ainda mobiliado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas