sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Vem chuva

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

Da reunião de ontem dos meteorologistas, aqui em Natal,  saiu uma notícia com um tom menos pessimista do que aconteceu no encontro de janeiro em  Fortaleza. As previsões do quadro chuvoso para os meses de março a maio indicam  um inverno mais aproximado da média histórica, quer dizer: poderemos ter um inverno normal. Tudo depende dos mares do Pacifico e do Atlântico. Os sinais colhidos no Pacifico indicam que  não teremos “El Niño”. Da banda do Atlântico, por onde navegou Pero Vaz de Caminha, nosso primeiro repórter, verifica—se, segundo os meteorologistas, um leve aquecimento em suas águas, na parte sul, mais do que na parte acima do Equador. No entendimento dos meteorologistas  essas duas condições são positivas para uma temporada de chuvas no semiárido nordestino, contado agora de março até maio.

Não é fácil entender a linguagem dos sinais meteorológicos, mormente quando  se fala sobre o tempo no semiárido nordestino. Às vezes chove bem no Ceará, mas do lado de cá do Rio Grande do Norte, não. Chove em toda a Chapada do Apodi, de Mossoró à Tromba do Elefante, mas não chove no Seridó. O ano é bom de inferno no Trairi, mas é fraco no Sertão do Cabugi. Na Paraíba e a mesma coisa. Chove bem na Borborema, mas não nos Cariris de Manelito. Antigamente inverno era bom quando chovia no Piauí. Hoje dependemos do Pacífico e do Atlântico Norte. É muita ciência.

A previsão da meteorologia nunca foi uma coisa matematicamente exata. Veja o que aconteceu ontem no Ceará. As previsões da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) para a quarta-feira de ontem, 25, eram de possibilidades de chuvas isoladas, normais, nas várias regiões do Estado, como vem ocorrendo nos últimos dias.  O que aconteceu? Aconteceram chuvas além dos 100 milímetros em vários municípios da região conhecida como “Litoral de Fortaleza”. Em Pacatuba, por exemplo, choveu de uma tacada 146  milímetros. É chuva que vale por um mês, dessas que enchem açude.

Choveu em 117 municípios cearenses. Cinco deles com chuvas entre 109 a 146  milímetros. Certamente acima da tabuada das previsões Bom,  o importante é que o relatório   dos meteorologistas reunidos na Emparn, terça e quarta-feira, anunciado no começo da tarde de ontem, deixa a gente mais  esperançoso de um inverno normal (ou quase) este ano.
Amém.

As chuvas daqui
O boletim da Emparn registra chuvas em  mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte de terça-feira para o amanhecer de ontem. As melhores chuvas foram no Agreste e no Litoral: São Gonçalo do Amarante, 68, Espírito Santo e Barcelona, 60, Extremoz 50, Canguaretama, 47, Bom Jesus, 40, Ielmo Marinho e Ceará Mirim, 37, Vera Cruz, 35, Rui Barbosa, 34, Santo Antônio, 31, Jundiá, 28, Parnamirim e Taipu, 26,  São Paulo do Potengi, 25, Baia Formosa,24, Lajes Pintadas, 23, Montanhas, 22, Sítio Novo, 19. Em Queimadas, 32 milímetros.

No Oeste as melhores chuvas foram em Portalegre, 58, Martins, 28, Tabuleiro Grande, 21, Frutuoso Gomes, 20, Viçosa, 16. No Seridó: Jardim de Piranhas, 17, Lagoa Nova, 9. No Sertão Cabugi: Lajes, 10,  Caiçara do Rio dos Ventos, 8.

Bolha assassina
Sugestão de uma boa leitura para acompanhar as chuvas que caem sobre a Cidade dos Reis Magos e repicam pelos agrestes nos caminhos dos sertões mais distantes. Refiro-me a crônica de Ruy Castro, publicada ontem na Folha de S. Paulo. O título é “A bolha assassina”, muito apropriado mesmo as coisas que acontecem neste país, a partir de Brasília. Começa assim:

– A presidente Dilma emagreceu 13 quilos em menos de dois meses. Puxados pelos índices econômicos, seu governo, sua força no Congresso e sua popularidade também emagreceram em escala equivalente. Essas quedas bruscas podem ser enganadoras, mas os observadores mais independentes consideram que Dilma já não tem muita gordura para queimar e garantem que seus índices continuarão caindo. Ainda mais agora, por ter contra si um partido capaz  de tudo quando se encontra na oposição: o PT.

Ruy Castro segue  na mesma pisada:

– E é isto que torna a coisa mais intrigante. Dilma foi criação exclusiva de Lula – fundador, perpétuo inspirador e sinônimo do PT. Feita de barro e posta a andar com um sopro, ocupou cargos-chaves nas duas administrações do criador e, por sua identificação com os princípios, programas e posturas do PT, foi duas vezes escolhida candidata à Presidência pelo partido. Em  ambas as campanhas, e nos dois turnos de cada, foi solidamente instrumentalizada pelos ideólogos e marquetólogos petistas – nenhuma frase ou ideia lhe saiu pela boca sem aprovação oficial.

Livro 
Amanhã, sexta-feira, na Livraria Saraiva, do Miduei, a partir das 18 horas, tem o lançamento do livro O Sindicato das Bailarinas Circenses, de Bárbara de Medeiros. São contos, crônicas, poemas. É o segundo livro da escritora que tem apenas 17 anos de idade.

Sai com o selo da 8 Editora, de Natal. As orelhas são  assinadas pelo poeta Alex Nascimento.

Caprinos 
A diretoria da Ancoc (Associação Norte-riograndense  dos Criadores de Ovinos) será recebida amanhã (8 horas) pelo secretário de Agricultura e Pecuária do Estado, Haroldo Abuana.  Na pauta, entre outros assuntos, a questão do fortalecimento das  exposições de caprinos e ovinos pelas várias regiões  do Rio Grande do Norte.

Pagamento 
O governo promete para hoje, 26, consagrado a Santo Alexandre de Alexandria,  o inicio do pagamento do funcionalismo estadual. É a folha de fevereiro. No anúncio, foi dito que os aposentados receberiam no primeiro dia. As velas estão acesas para o Padre João  Maria.

Dos americanos 
O Sebo Vermelho lança sábado, depois de amanhã, uma segunda edição (edição fac-similar) do livro de Protásio Pinheiro de Melo, Contribuição norte-americana à vida natalense.  É um passeio por Natal durante a Segunda Guerra Mundial.
O Sebo Vermelho, na avenida Rio Branco, 705 (Cidade Alta),  abre suas portas ás 9 horas. Fecha ás 12.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas