domingo, 12 de maio, 2024
30.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Venda de carros novos cresce 25% no Estado

- Publicidade -

OPÇÃO - Veículos Flex Full 0 Km têm a preferência dos consumidores O volume de vendas de veículos novos, no Rio Grande do Norte, cresceu cerca de 25% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2005, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As concessionárias também comemoram o recorde de vendas no último mês de julho.

O incremento nas vendas de carros novos medido pela Fenabrave, para o Estado, é praticamente o dobro do resultado em âmbito nacional — entre janeiro e junho deste ano cresceu entre 12% e 15%. A perspectiva do setor, no mercado nacional, é que os resultados positivos continuem ao longo deste ano.

A média mensal de carros novos emplacados, no País, é de 1.200 unidades contra 1.450 registrada no Rio Grande do Norte. De acordo com a Fenabrave, no mês passado foram emplacados 165,8 mil novos veículos no Brasil. Somente em Natal, em igual mês, 1.635 carros novos passaram a circular no trânsito.

O diretor de vendas da concessionária GM em Natal, Aurivalter Silva Júnior, a expectativa do setor é que as vendas deste mês alcance a marca dos 171 mil veículos no País. Segundo ele, o forte desempenho do mercado norte-rio-grandense se deve, entre outros fatores, às características sócioeconômicas do Estado. “É um estado com potencial e em crescimento, com ajuda também do turismo”, destacou. Aurivalter Júnior destaca a forte competitividade entre as concessionárias, no Estado, ao ponto de atrair clientes de estados como São Paulo dispostos a realizar o sonho do carro novo em Natal. “Registramos, nas duas lojas GM localizadas em Natal, que 40% das nossas vendas do semestre foram à vista. É surpreendente”, disse o gerente de vendas.

Os carros de mil cilindradas, que ficaram conhecidos como “populares”, mantêm a liderança na preferência e no orçamento dos consumidores e hoje representam cerca de 60% do total de vendas na cidade. A venda de 165,8 mil veículos no Brasil em julho, considera  a produção local e de importados. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) considera que foi o melhor desempenho do ano. Se  tomada a série iniciada em janeiro de 2004, o desempenho de julho deste ano  só fica aquém dos encontrados nos meses de dezembro de 2005 e de 2004, quando  foram licenciados, respectivamente, 183,6 mil e 178 mil unidades.

No desmembramento da lista de licenciamentos, verifica-se que 154,5 mil unidades  foram produzidas no País e as 11,3 mil restantes são de veículos importados. No último mês de julho, a venda de importados foi a maior do ano, superando a maior marca  anterior, de maio, de 10,9 mil unidades.

Também pertencia a maio deste ano a  maior quantidade de licenciamentos em valores absolutos de 164,1 mil unidades.  A “Carta da Anfavea” indica também que 76,3% dos veículos vendidos são Flex  Fuel no acumulado de janeiro a julho de 2006, seguidos por 19% movidos a gasolina,  4,5% a diesel e 0,2% a álcool. Uma tendência de aumentar, segundo Aurivalter Júnior, que reconhece a preferência dos clientes também no RN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas