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Vendas durante o ciclo natalino devem crescer de 5% a 10% em Natal

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Ricardo Araújo
Editor de Economia

Com estimativa de crescimento nas vendas que variam de 5% a 10%, o comércio potiguar está preparado para o ciclo natalino que deverá aquecer a movimentação nos shoppings centers e lojas de rua a partir desta semana. Dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apontam que o consumidor está mais disposto a gastar neste fim de ano e as vendas no varejo ampliado, que inclui material de construção e automóveis, deve subir 3,74% ante 1,59% registrado no mesmo período do ano passado.

Nos maiores shoppings de Natal, as estimativas de crescimento nas vendas neste mês de dezembro variam de 5% a 10%. No Natal Shopping, na zona Sul da capital, o superintendente Felipe Furtado projeta elevação de 5% impulsionadas pelas compras de brinquedos, itens de decoração e de roupas, especialmente. “A nossa expectativa de vendas para o período natalino é de 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, o que deve se consolidar na última semana de dezembro. Depois de um ano de implementação de novas operações, estamos esperando um bom incremento no movimento para o final do ano”, destaca. 

Nos shoppings, muitas pessoas anteciparam as compras para evitar os tumultos da véspera do Natal

Nos shoppings, muitas pessoas anteciparam as compras para evitar os tumultos da véspera do Natal
No Praia Shopping, a  previsão de crescimento nas vendas é de 7% em relação ao ano passado. “O Praia Shopping tem a tradição de atrair muitas pessoas com os eventos que promove nas datas comemorativas. E o Natal deste ano não foi diferente. Além disso, novas operações iniciaram nos últimos dias incrementando o mix de opcões de compras no mall”, avalia a gerente geral do empreendimento, Danielle Leal.
Em patamar igual, está a projeção do Midway Mall, o maior shopping da cidade. De acordo com Diego Fernandes, agrente de Marketing do Midway Mall, o fluxo de consumidores na primeira quinzena de dezembro  deu uma projeção otimista e a expectativa é que, na semana que antecede o Natal, o shopping registre um movimento 40% superior ao de uma semana normal, com fluxo de pessoas ultrapassando os 100 mil clientes por dia. “Serão dias de movimentação intensa e, considerando os ótimos números das trocas de cupons da nossa Promoção de Natal, que sorteará 3 Jeep 4×4 avaliados em mais de R$ 400 mil, podemos estimar um crescimento de vendas na ordem de 7%, comparado com o natal passado”, frisa o gerente.

Com uma perspectiva mais otimista está o Shopping Cidade Jardim, um dos mais tradicionais da capital. “Dezembro é um mês muito importante pro comércio e pro varejo, porque, além das festas de fim de ano, ainda temos as compras para o novo ano que se inicia. Para a semana do Natal, temos uma expectativa de aumento de 10% nas vendas do shopping, entre os mais variados perfis de produtos e serviços que oferecemos aqui no Cidade Jardim”, comenta Amélia Dutra, gerente de Marketing do Shopping Cidade Jardim.
   
Comércio de rua
O presidente da Associação Viva o Centro, Delcindo Mascena, estima que as vendas nas lojas do maior centro comercial de rua da cidade cresçam 10% ao longo deste mês de dezembro. A Cidade Alta receberá, nos próximos dias, uma série de shows de artistas locais e nacionais dentro da programação do Natal em Natal promovido pela Prefeitura Municipal, que visa promover não somente os festejos natalinos, mas também ampliar as vendas no comércio local com a atração de mais populares ao Centro da Cidade. No Alecrim, bairro reconhecido historicamente pelo comércio popular, o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Pedro Campos, detalha que há uma melhora visível na movimentação de consumidores nas lojas e camelôs espalhados pelo bairro. “Estimamos um crescimento de 6% nas vendas nesse ciclo natalino em relação ao mesmo período do ano passado”, ressalta.

Alshop prevê movimentação maior

Diante de um bom desempenho de vendas na Black Friday, maior do que o esperado e além do crescimento no fluxo de pessoas nos shoppings durante o ano e principalmente nas últimas duas semanas,  a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), projeta um movimento maior nas vendas de Natal e festas de final de ano, comparado em relação ao mesmo período do ano de 2018. Segundo um levantamento feito pelas maiores administradoras de shopping, mostra que  houve um aumento de 8,3% nos três primeiros trimestres do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior.  “Houve uma constante evolução do movimento de vendas conforme resultado veiculado pelas principais administradoras de shoppings. Podemos então dizer que esse é mais um fator de otimismo para as vendas deste final de ano”, argumenta Luís Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop
Gasto médio deverá ser de R$ 310
O gasto médio com as compras de Natal deve aumentar cerca de 7% este ano em relação a 2018, aponta estudo do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Fecomércio RN. O Departamento realizou a pesquisa de intenção de compras para o Natal e uso do 13º salário, em Natal e em Mossoró. Em Natal, o gasto médio será de R$ R$ 310,67, um aumento de 7% em relação à pesquisa de 2018, quando o gasto médio foi de R$ 290,34. Em Mossoró, os entrevistados vão desembolsar, em média, R$ 287,88, contra R$ 271, 41 em 2018, o que equivale a um aumento de 6,1%.
De acordo com a pesquisa, os recursos do 13º salário já têm destino certo: 43,7% dos natalenses e 44,3% dos mossoroenses devem para pagar dívidas; e 25,7% dos natalenses e 34,2% dos mossoroenses vão usar o abono para as compras de final de ano. Ainda tem aqueles de irão usar o dinheiro para pagar as despesas típicas do início do ano, como o IPTU e IPVA (15,1% em Natal e 8,7% em Mossoró).
Quando perguntados se irão comprar presentes neste final de ano, 67,1% dos natalenses e 66% dos mossoroenses responderam que sim. Em 2018, 66,2% dos consumidores natalenses e 65,7% dos mossoroenses pretendiam presentear durante as comemorações do Natal. O perfil das pessoas que pretendem comprar presentes em Natal é de homens (69%), com idades entre 18 e 44 anos (67,9%). Já em Mossoró, a maioria são mulheres (66,2%), com idade entre 18 e 24 anos (73%).
Entre os que não irão presentear (32,9% em Natal e 34% em Mossoró), os principais motivos alegados foram a falta de dinheiro (36,3% – Natal; 48,8% – Mossoró); o desemprego (23,7% – Natal; 14,1% – Mossoró); porque querem poupar (19,1% – Natal; 18,8% – Mossoró); ou porque estão com contas ou dívidas (14,4% – Natal; 17,6% – Mossoró).
Antes das compras, a maioria dos entrevistados (80,6% – Natal; 86,4% – Mossoró) afirmam que vão fazer pesquisa de preço. E os produtos mais procurados devem ser as roupas, que aparecem inclusive com o mesmo percentual nas duas cidades (57,3% das intenções). Em seguida vem os brinquedos (26,5% – Natal; 23,6% – Mossoró); os itens de perfumaria (21,5% – Natal; 18,8% – Mossoró); e os calçados (15,5% – Natal; 15,8% – Mossoró). A maioria dos entrevistados querem comprar até três presentes (65,1% – Natal; 67,9% – Mossoró).
Com relação à forma de pagamento, a mais usada deverá ser a modalidade à vista em dinheiro (61,6% – Natal; 52,4% – Mossoró). Em seguida vem o cartão de crédito no parcelado (31,1% – Natal; 39,1% – Mossoró); e no cartão de débito (6,8% – Natal; 7,6% – Mossoró).
Os principais presenteados neste período natalino serão os filhos (47,3% – Natal; 48,2% – Mossoró); as mães (43,4% – Natal; 44,2% – Mossoró); os cônjuges (31,7% – Natal; 25,2% – Mossoró); e os pais (24,4% – Natal; 23,6% – Mossoró).
Quanto ao que mais deverá influenciar na hora da compra, foram mencionados quatro motivos: o desejo da pessoa presenteada (43,2% – Natal; 47,3% – Mossoró); o preço do produto (32,4% – Natal; 31,2% – Mossoró); os descontos/promoção da loja (16,4% – Natal; 15,2% – Mossoró); e a qualidade do produto (13,7% – Natal; 12,4% – Mossoró). Em Natal, os locais de compra mais citados  foram os shoppings centers (42,9%) e o comércio de rua (42,2%).
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