sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vendas param de cair no RS

- Publicidade -

Porto Alegre (AE) – As vendas do varejo gaúcho cresceram 1,9% em abril em relação a mesmo mês de 2005, estimuladas pelo desempenho dos hipermercados, supermercados e gêneros alimentícios. No acumulado de 12 meses até abril, o aspecto mais significativo é que o mês marca uma mudança de sentido nas vendas, que vinham em queda até então, ressaltou o consultor da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio-RS) Marcelo Portugal.

A comparação de 12 meses acumulados demonstra que a retração de vendas foi amenizada em abril (-1,1%), complementou o consultor da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Alexandre Porsee. Março marcou o pior momento da série de 12 meses, com queda de 1,4%. A Fecomércio e a FEE elaboraram em parceria o Índice de Vendas do Varejo (IVV), que pela primeira vez informa dados de fora da Região Metropolitana de Porto Alegre.

 Os índices regionais comprovam que há muita diversidade de comportamentos no Estado, ressaltou Portugal, ao explicar os motivos de expansão em zonas prejudicados pela estiagem de 2005 e pelo câmbio desfavorável às exportações. No Noroeste, por exemplo, castigado pelo clima no ano passado, as vendas do varejo subiram 10,6% em abril, ante o mesmo mês de 2005. A região com melhor desempenho de vendas em abril foi o Noroeste gaúcho e a com pior, o Sul/Campanha, com queda de 1,0%.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas