quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Venezuela nega ter sido suspensa do Mercosul

- Publicidade -

Brasília (AE e ABr) – A ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodriguez, disse ontem que não foi informada sobre a suspensão de seu pais do Mercosul, por outros membros do grupo. Ela rejeitou a acusação de que a Venezuela não cumpriu com os termos do bloco. “A Venezuela não reconhece a ação nula conduzida sob a lei da selva, realizada por autoridades que estão destruindo o Mercosul”, afirmou ela.

As nações sul-americanas suspenderam a Venezuela nesta sexta-feira pelo que chamaram de falha no cumprimento de compromissos feitos quando o país se uniu ao grupo, em 2012.

O ministro de Relações Exteriores da Argentina disse em um comunicado que a Venezuela falhou em cumprir o prazo para adotar certos padrões exigidos para a adesão. Ministros do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai notificaram os Venezuelanos sobre a decisão em uma carta.

Delcy afirma que a Venezuela seguirá participando das reuniões do Mercosul, com direito a voz e voto, e que pretende assumir legitimamente a presidência do bloco. O país deveria assumir a presidência pró-tempore em julho passado, mas, diante das controvérsias e da ameaça de ser suspensa, foi impedido de assumir. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai decidiram então que se revezariam no posto.

A informação de que a Venezuela foi suspensa ganhou repercussão depois que agências de notícias estrangeiras veicularam a notícia, atribuindo a informação a fontes ligadas aos governos brasileiro e argentino. Segundo essas agências, a decisão do bloco ainda não foi oficialmente anunciada porque Caracas ainda não recebeu a notificação. Procurado para comentar, o Itamaraty não respondeu à Agência Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas