quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Venezuela oferece asilo

- Publicidade -

Caracas (AE) – Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciaram, em eventos separados, a disposição de conceder asilo ao norte-americano Edward Snowden, o ex-agente da CIA responsável pela revelação de dois programas ultrassecretos de espionagem eletrônica promovidos pelos Estados Unidos. Desde que se expôs como responsável pelos vazamentos, Snowden pediu asilo político a diversos países, inclusive Venezuela e Nicarágua.

“Na condição de chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela, decidi oferecer asilo humanitário ao jovem estadunidense Edward Snowden, para que possa vir a viver livre da perseguição do império”, declarou Maduro em uma cerimônia para celebrar a independência venezuelana, na sexta-feira.

Snowden está foragido desde que vazou as informações sobre os programas de espionagem generalizada de cidadãos norte-americanos e estrangeiros pelos EUA, no mês passado. Em 23 de junho, ele saiu de Hong Kong com destino a Moscou e encontra-se atualmente na zona de trânsito do aeroporto internacional moscovita.

Ao anunciar a oferta de asilo humanitário, Maduro disse ter expressado “a vontade de diversos governos latino-americanos”, em alusão à reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) realizada ontem na Bolívia. Na véspera, o herdeiro político de Hugo Chávez manifestou a intenção de rejeitar um pedido prévio de extradição feito pelos Estados Unidos ao Ministério das Relações Exteriores da Venezuela. O asilo humanitário é regido por uma convenção internacional e pode ser concedido a estrangeiros em risco de perseguição em seus países de origem.

Segundo Nicolás Maduro, Snowden é um “rebelde valoroso” que merece “ser protegido por humanidade”. O governo dos EUA acusa Snowden de espionagem e roubo de propriedade do governo.

Em Manágua, Ortega declarou-se disposto a fazer oferta semelhante à de Maduro “se as circunstâncias assim permitirem”. Segundo ele, a embaixada nicaraguense em Moscou recebeu o pedido de asilo de Snowden e está estudando o caso.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas