quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Veraneio na estrada

- Publicidade -
O verão chegou com as temperaturas altas de sempre, e as promessas de diversão, passeios e novas descobertas – ou redescobertas. O caminho será trilhado, filmado e editado mais uma vez pela websérie “Bora Veranear”, produção da TV Tribuna que tem a missão de mostrar as opções de belezas potiguares sob o sol da estação. O primeiro episódio da segunda temporada já está no ar, e dirige a lente para as paisagens que ficam entre Touros e São Miguel do Gostoso, duas jóias do litoral norte do estado. O FDS pegou carona no passeio e também entrou no clima. O “Bora Veranear” terá 11 episódios semanais, cada um tendo entre cinco e sete minutos de duração.

Primeira parada vai mostrar a história, as paisagens deslumbrantes e novidades de verão de Touros e São Miguel do Gostoso

Com 62 metros, o Farol da Ponta do Calcanhar, em Touros, é o
mais alto do Brasil. A cidade também é conhecida por ser o ponto inicial
da colonização portuguesa no RN, tendo sido lá que os lusos aportaram
em 1501, deixando o famoso Marco de Touros
A temporada vai se estender até o carnaval. Segundo Sanzya Costa, uma das idealizadoras do programa, foi pensado um roteiro diferente do ano passado. “Este ano vamos abordar também questões históricas dos lugares por onde passaremos. Vamos passar mais dicas sobre o que comer, onde se hospedar, e curtir os locais com suas ativações culturais. Mostraremos os esportes radicais também. A ideia é que a apresentadora viva a experiência e passe aos internautas”, diz ela sobre a apresentadora Anne Marjorie. O Bora Veranear 2019 tem patrocínio O Boticário, Natal Card, Potiguar Turismo, Matersol, Pirangi Villas, Unimed Natal, Ster Bom, Johnny Coiffeur e apoio da Prefeitura de Natal.

Redescobrindo Touros
A primeira parada do verão  tem história pra contar – e também ser recontada. Touros, a 90 km de Natal, é uma aprazível cidade litorânea com localização privilegiada. Por ser o ponto de encontro entre os litorais norte e leste do país, passou a ser chamada de “esquina do Brasil”. Touros também é conhecida por ser o ponto inicial da colonização portuguesa no Rio Grande do Norte, tendo sido lá que os lusos aportaram em 1501, deixando o famoso Marco de Touros, hoje em exibição no Forte dos Reis Magos. A data, 07 de agosto, foi estabelecida por lei estadual como o dia de aniversário do RN.

Mas a história de Touros parece ter ainda mais lenha para a fogueira: há a tese defendida por alguns pesquisadores e historiadores de que a “descoberta” do Brasil tenha sido neste ponto do litoral, e não em Porto Seguro, na Bahia, naquele célebre 22 de abril de 1500. O principal defensor da tese é o historiador natalense Lenine Pinto Barros, que já dedicou três livros ao assunto. Apesar de a história oficial ser mantida, muita gente já discute a tese, e a repercussão mantém a pacata Touros em evidência.

Primeira parada vai mostrar a história, as paisagens deslumbrantes e novidades de verão de Touros e São Miguel do Gostoso


Primeira parada vai mostrar a história, as paisagens deslumbrantes e
novidades de verão de Touros e São Miguel do Gostoso

Porém, mesmo que Pedro Álvares Cabral não tenha realmente visto as belezas de Touros, elas se mantém à disposição para quem quiser descobri-las. O local é cercado por praias tranquilas que valem a pena dar um esticada, como Carnaubinha, Garças, Cajueiro, Perobas, e Pititinga. A região também conta com falésias, além de muitos coqueirais, e até uma região de manguezal próxima aos rios.

Na região o visitante vai  encontrar o famoso Farol da Ponta do Calcanhar, ou apenas Farol de Touros: com seus 62 metros de altura, é o maior do Brasil, e o segundo maior da América Latina. A construção tem mais de 100 anos, e conta com 298 degraus que levam até o seu topo. O farol está aberto à visitação apenas aos domingos. Guarde fôlego e coragem para encarar a subida. 

 Em setembro do ano passado, Touros ganhou mais um motivo para ser visitada: o  resort Villa Galé trouxe a sua grande estrutura para incrementar o turismo na região.  Tão tradicional quanto o marco e o farol, é o restaurante e pizzaria Recanto Nordestino. Localizado à beira-mar, é o point de quem deseja uma boa refeição na cidade. O cardápio traz pratos como o camarão internacional, peixe à delícia, filé à parmegiana, medalhão de filé ao molho madeira, peixe ao molho de camarão, entre outros. À noite, as pizzas entram em cena no menu. Há um ambiente interno, para 150 pessoas, e outro externo, para quem curte os pés na areia. É frequentado por turistas e nativos.

Gostoso demais

São Miguel já foi de Touros. Ao se desmembrar, virou município, incorporou o “Gostoso”, mas não perdeu o clima pacato de vila de pescadores, a 110 km de Natal. Tem 10 mil habitantes, sendo cercada por ruas de terra, um cruzeiro próximo a a igreja de São Miguel Arcanjo, que foi demolida para dar lugar a outra, e um tamarineiro centenário. Mas não é só isso: há cerca de 15 anos, São Miguel do Gostoso tem virado morada de muitos brasileiros e estrangeiros que, encantados pelas belezas da região, investem na área com pousadas, bares e restaurantes. A praia já tem um dos reveillons mais caros e badalados do estado.

Anne Marjorie em um tour pela gastronomia do litoral Norte


Anne Marjorie em um tour pela gastronomia do litoral Norte

Gostoso tem praias bonitas, limpas, e quase desertas. Não há barracas, quiosques e restaurantes próximos ao mar. Entre as praias mais recomendadas está a de Maceió, a mais tranquila e recomendada para quem deseja relaxar; a praia da Xepa, a mais central, próxima das lojas e restaurantes – e mesmo assim, quase deserta; praia do Cardeiro, e a Ponta de Santo Cristo, considerada a melhor praia do Brasil para esportes de vela, como kite e windsurf, o que fez de Gostoso o point nacional dos praticantes.

Os bons de garfo já sabem que a gastronomia em Gostoso é atualmente uma das mais diversas do estado. Há muitas influências para serem degustadas. O Vila das Aroeiras, além de bar e restaurante, também é lounge e mirante. No menu tem polvo grelhado com batata, camarão crocante com aioli, e ginga com tapioca. O local tem um sistema “day use” para quem quiser curtir sua estrutura com piscina.

A espaçosa Quintal Pizzaria  é outro point conhecido da região. Tem ambiente arborizado e um  clima romântico que atrai casais em passagem. A pizza sai no forno à lenha, com massa fina e crocante. Há uma combinação de portuguesa e baiana picante que faz sucesso. O crostine é uma entrada que a clientela adora. 

Uma lavanderia que também é um charmoso café? É o espaço Afetuoso, uma combinação que atrai nativos e turistas da região com seus vários serviços. O local serve um bom café da manhã, de terça a domingo, com waffles, torradas, frutas e sucos; além de pratos leves, como o udon, uma iguaria oriental, saladas orgânicas, carpaccios, sanduíches, muffin sem lactose, etc. Na praia de Tourinhos, o Recanto Caipira tem como atrativo o espaço amplo, para diversão de todas as idades. Para se hospedar, duas boas dicas são as pousadas Só Alegria e Mirante da Praia.

O que não falta são atrativos na rota gastronômica de Gostoso, incluindo outros locais como o Gênesis, Tuk Tuk, Urca do Tubarão, Hibiscus, Spaço Mix,  Palmira, Bistrô 70m2 e Jack Sparrow, entre muitos outros. 

Assista ao 1º episódio da segunda temporada do #BoraVeranear:
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas