sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Verificar pulso pode salvar vidas

- Publicidade -

Um dos principais pontos da campanha “Tome uma medida de pulso é a importância de saber identificar a frequência cardíaca. E uma das formas mais práticas e simples de fazer isso é verificar o pulso.

De acordo com o coordenador da campanha em Natal, cardiologista Álvaro Barros, a finalidade da ação é salvar vidas. “O objetivo é que, ensinando as pessoas a como identificarem a frequência cardíaca, possamos detectar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas e assim salvar diversas vidas. Isso sem a utilização de nenhuma aparelho, apenas com o toque correto dos dedos no pulso, pela mediação dos batimentos no pulso.”
Para se aferir corretamente a frequência cardíaca através do pulso, deve-se posicionar os dedos médio e indicador entre a artéria e o tendão, sem presionar, e iniciar contagem por um minuto
Os batimentos cardíacos de um adulto considerado saudável varia de 60 a 100 por minuto. Se os seus estiverem abaixo disso e ainda esteja sentindo tonturas, escurecimento visual, desmaios e cansaço, está na hora de procurar um cardiologista. Pode ser que você esteja precisando de um marcapasso.

“O simples fato de você verificar o pulso e ter uma frequência de 35/40 batimentos, já deve-se desconfiar que tem alguma coisa errada. Então, é fundamental para a população aprender a verificar o pulso. Se a frequência está muito lenta, de 45 batimentos por minuto, abaixo de 50, o corpo não tem uma entrega de oxigênio adequada para suas atividades”, comenta Álvaro Barros.

Para verificar a frequência cardíaca através do pulso recomenda-se não fazer pressão muito forte sobre a artéria; certificar-se primeiro do ritmo para depois contá-lo; não verificar o pulso em situações de estresse; e nunca usar o polegar, pois ele tem pulso próprio.

Limitações e mitos

Usar celular? Operar aparelho de microondas? Ser submetido a ressonância magnética? Usar chuveiro elétrico, tablet, wi-fi? Sempre se comentou que essas e outras atividades não poderiam ser feitas por quem usa marcapasso. Procede? De acordo com Álvaro Barros, os portadores de marcapasso podem fazer “tudo”. O médico esclarece que os detectores de metal em portas banco, supermercado, aeroporto, nenhum deles desprograma o equipamento nem coloca em risco o portador. Para evitar constrangimentos com alarmes e retenções, os portadores têm uma carteira que o identifica como tendo o equipamento no corpo. 

Com o marcapasso no corpo também é possível praticar esportes, academia, musculação, pois o que limita é a doença eventual e não o equipamento. O que não aconselhado pelos médicos é a prática de esportes de contato por dependentes de marcapasso.

“Futebol, por exemplo, pode ter uma bolada em cima, um hematoma, fraturar um fio… Tênis, natação, ginástica, caminhada, corrida, quem vai limitar é a doença do paciente”, comenta o médico, adiantando que, no Rio Grande do Norte, é implantada uma média de 35 marcapassos por mês.

Na ida à praia, o banho de mar também é liberado, porém a exposição ao sol depende de onde o dispositivo está instalado; se de forma subcutânea, por baixo da pele ou atrás do músculo. Se for a primeira opção, o paciente não deve se expor sem proteger o equipamento, já que trata-se de metal e pode esquentar e queimar a pele. Se for sub-muscular, não há problemas.

PULSO E FREQUÊNCIA CARDÍACA

O QUE É
É o nome dado à dilatação pequena e sensível das artérias, produzida pela corrente circulatória. Sempre que o sangue é lançado do ventrículo esquerdo para a aorta, a pressão e o volume provocam oscilações ritmadas em toda a extensão da parede arterial, evidenciadas quando se comprime moderadamente a artéria contra uma estrutura dura.

COMO VERIFICAR
Lavar as mãos;
Explicar o procedimento ao paciente;
Coloca-lo em posição confortável, de preferência deitado ou sentado com o braço apoiado e a palma da mão voltada pra baixo;
Colocar as pontas dos dedos indicador e médio sobre o local escolhido pra a verificação;
Pressionar suavemente até localizar os batimentos;
Procurar sentir bem o pulso, pressionar suavemente a artéria e iniciar a contagem dos batimentos;
Contar as pulsações durante um minuto (avaliar freqüência, tensão, volume e ritmo);

FREQUÊNCIA NORMAL

Homens adultos – 60-70 bpm
Mulheres adultas – 70–80 bpm
Crianças acima de 7 anos –  80-90 bpm
Crianças de 1 a 7 anos – 80-120 bpm
Crianças abaixo de um ano – 110-130 bpm
Recém-nascidos – 130-160 bpm

Fatores que influenciam
Emoções
Digestão
Banho frio
Exercícios físicos (aceleram)
Certas drogas como a digitalina (diminuem)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas