sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vermelho, cor da esperança

- Publicidade -

Tendo desembarcado em Natal, sob o signo da desconfiança, para tentar recolocar o América nos trilhos após a passagem devastadora de Lula Pereira pelo comando técnico do América, o jovem treinador Dado Cavalcanti tem hoje um desafio que pode impulsionar de vez sua carreira no cenário do futebol nacional: livrar a equipe natalense do rebaixamento para série C. Apesar de seus 28 anos e de estar vivenciando a primeira experiência na série B, a confiança no sucesso do trabalho é grande, com com o Alvirrubro precisando vencer o Brasiliense na partida das 16 horas, no estádio Machadão, e torcer por tropeços de Guaratinguetá ou Vila Nova na rodada.

Os treinamentos realizados no estádio Machadão não serviram apenas para aprimorar a tática e a técnica do time, mas também para afinar o discurso e reforçar a união do grupo para evitar o descenso“Essa é mais uma grande decisão que irei enfrentar na carreira. Apesar da pouca idade já enfrentei alguns desafios muito importantes. Ou seja é mais um jogo da minha vida e espero que tudo corra bem para conseguirmos manter o América na série B, será um triunfo importante para todos que estão aqui”, ressalta o treinador americano.

Sem poder contar com o meio-campista Berg, vetado devido a uma forte torção no tornozelo, Dado mantém o mistério sobre quem será o substituto, até porque realizou o treino final com os portões fechados. Ele garante que tem boas opções e que pode variar o estilo da equipe atuar de acordo com a opção realizada. “Berg é um jogador agudo, que verticaliza as jogadas pelo lado esquerdo. Mas podemos escalar o Vélber, que nos dará qualidade no passe e prende mais a bola. Temos ainda a opção de Vavá, que torna o grupo ainda mais ofensivo. Vamos analisar o que será melhor para este confronto contra o Brasiliense”, salientou.

O fato do empate não interessar a nenhuma das equipes, faz o comandante americano acreditar numa partida muito movimentada. “Eles não podem jogar retrancados, pois têm a necessidade de vitória assim como nós. Vai ser uma partida muito bem disputada e devemos lembrar  que o adversário possui um grupo experiente e que não vai deixar levar pela pressão da torcida. Devemos ser ousados e ao mesmo tempo cuidadosos para evitar surpresas desagradáveis”, destacou Dado Cavalcanti.

O boa campanha realizada em Natal, podendo terminar premiada com a manutenção do América na série B, está sendo reconhecida pela diretoria do clube. O presidente do Alvirrubro, Clóvis Emídio, adiantou que pretende acertar a manutenção de dado para temporada de 2011, frisando que foi uma opção pessoal. Assim ele teria condições de trabalhar a formação de uma base para evitar o grande fluxo de jogadores no elenco americano. “Posso dizer que as negociações estão adiantadas, mas como pretendo fixar o meu foco sobre essa batalha diante do Brasiliense, deixei a definição para depois do Brasileiro”, ressaltou.

O zagueiro Robson e o meio-campo Vélber disseram que também chegou o momento dos jogadores mais experientes ajudarem o treinador, passando mais tranquilidade aos jovens do elenco. “Num jogo tão importante é comum o jogador mostrar ansiedade, cabe a nós passar tranquilidade a eles em campo”, ressaltou Vélber.

Vavá quer manter tradição de nunca ter sido rebaixado

Convocado por Dado Cavalcanti para compor o elenco do América, no dia em que pisou em Natal o atacante Vavá fez uma espécie de profecia: clube que eu jogo não é rebaixado. Ele fez essa afirmação na primeira entrevista e num momento em que a situação do clube potiguar era considerada crítica, mergulhado na lanterna da competição. Como a equipe demonstrou progresso e as chances de salvamento são reiais, o atleta pode comprovar a sua fama de sortudo.

“Realmente parece que venho dando sorte aos times que jogo. Desde 1996 minha sina vem sendo a mesma, primeiro foi no Ceará que estava em situação pior, mas conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada. O fato se repetiu em 2009 no Mogi, que tinha cinco jogos para se livrar do rebaixamento no Paulistão e a obrigação de vencer quatro. Fomos felizes e vencemos o Noroeste num confronto direto na última rodada, quando fiz dois gols”, lembra.

Esse “trevo de sete folhas” pode ser encarado como uma das armas do elenco alvirrubro no duelo contra o Brasiliense e também quer deixar sua história marcada no clube potiguar. “Ainda não sei se vou ser titular, mas de qualquer forma estarei pronto para ajudar a equipe. Eu também costumo deixar meus gols em jogos decisivos e torço para que isso se repita”, afirmou.

O jogador disse que o namoro com a diretoria do América vem de algum tempo, mas só este ano conseguiu a transferência. “Alguns companheiros no Treze/PB disseram para eu não vir para o América, que estava numa situação ruim. Mas resolvi topar o desafio e espero ser feliz”, frisou.

Andrade garante que Brasiliense vai atacar

O Brasiliense precisa desesperadamente de uma vitória diante do América-RN hoje, pela 38ª (última) rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, para escapar do rebaixamento. Por isto, o técnico Andrade espera ver o Jacaré tomando iniciativa em Natal.

“Não podemos ficar os 90 minutos esperando o América-RN. Ninguém consegue ficar o tempo todo se defendendo”, comentou o treinador, em entrevista ao site oficial do clube. “Vai ser uma final, mais uma decisão”, completou o técnico, tentando motivar a equipe.

Atualmente, o Brasiliense na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, com 43 pontos, empatado com o Vila Nova, 16º, que leva a melhor nos critérios de desempate. O 15º, Guaratinguetá, também tem chances de cair para a Série C, com 44 pontos.

“Este não é um jogo normal. A gente vai decidir o ano. Viajar dois dias antes também dá mais tranquilidade. Não se corre tanto o risco de ter um atraso de voo, um imprevisto”, argumentou o atual campeão brasileiro.

A equipe terá mudanças para o jogo no estádio Machadão. A certeza é que Gatti não será o goleiro. Seu contrato acabaria no começo do mês que vem, mas foi rescindido amigavelmente na tarde desta terça-feira. O goleiro defendeu a meta do Jacaré em oito partidas, mas sofreu um estiramento muscular na coxa durante a partida contra o ASA. O clube agora conta com Eduardo, Guto e Arthur para o gol. No meio de campo, Adrianinho deve entrar na condição de titular. O jogador voltou bem ao time após se recuperar de contusão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas