quarta-feira, 17 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 17 de abril, 2024

Vestido para correr

- Publicidade -

Nos últimos anos, a tecnologia tem proporcionado aos corredores a utilização de tecidos cada vez mais modernos com condições específicas para a prática da corrida de rua.
Conforto, bem-estar e segurança. Essas são principais características que devem ser levadas em consideração pelo atleta
Conforto, bem-estar e segurança. Essas são principais características que devem ser levadas em consideração pelo atleta

Ao pensar na camiseta, por exemplo, o esportista deve levar em conta a escolha da matéria-prima. As vestimentas do tipo poliamida crepe têm a capacidade de absorver o suor em até 4% do seu total, fazendo com que a transpiração do corpo seja eliminada mais facilmente, evitando que o atleta fique encharcado durante a competição.

Tal resultado final proporcionado por esse tipo de camiseta ocorre pelo isolamento térmico, que diminui a sensação de calor em locais de temperatura ambiente mais elevada, absorção e transporte de umidade entre o corpo e o meio ambiente, e máxima leveza e redução do atrito com a pele, diminuindo os riscos de ferimento no mamilo, garantindo ao atleta alta performance durante a prova.

As recomendações não são diferentes quando o assunto são os shorts. “Quanto maior o encharque, maior o peso da roupa. Isso faz com que o participante sinta-se desconfortável. Por isso, shorts em poliéster com tratamento de absorção de umidade são os ideais para as corridas de rua”, recomenda Emerson José Fernandes, sócio diretor da Spin, marca potiguar especializada em vestuário esportivo.

Os shorts de compressão e as calças legging também são bem-vindos durante a meia maratona. Por ser mais justas ao corpo, aumentam a sensação de conforto e evita as temidas assaduras entre as pernas. “O importante é conferir a etiqueta dos produtos” complementa Emerson.

Além de tênis confortável amortecidos moderadamente, também sai na frente o corredor que usa meias de algodão confortáveis, consideradas excelentes na absorção da umidade. Algumas são específicas para corrida, por serem acolchoadas nos calcanhares. Nunca use dois pares ao mesmo tempo, assim você evita os surgimentos de bolhas e de calos.

Na Cidade do Sol, viseira é fundamental para a realização de corridas de rua. Diferente dos bonés, o item ajuda no controle da temperatura corporal. Combinando-as com protetor solar, ajuda a manter a saúde da pele.

Sobre a Meia do Sol

Programada para o dia 11 de novembro, com largada – a partir das 16h – e chegada na Arena das Dunas, a Meia Maratona do Sol chega à 4ª edição como uma das mais importantes do cenário local e nacional, por movimentar os setores de turismo, comércio e serviços. A prova é genuinamente potiguar e é considerada um convite à prática de exercícios físicos e apreciação das belezas naturais da cidade. As inscrições estão no segundo lote e devem ser feitas exclusivamente no site www.meiadosol.com.br até 23 de outubro, no valor de R$ 110.

Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera reunir este ano seis mil corredores – mesma quantidade de 2016 – sendo que 50% desse total devem ser garantidos por atletas de todas as regiões brasileiras. Já marcaram presença corredores do Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Paraíba.

As vias que receberão os percursos são: BR-101, acessando o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela Avenida Passeio dos Girassóis, seguindo pela Avenida Doutor Sólon de Miranda Galvão até a Avenida Engenheiro Roberto Freire, pelo anel viário da universidade, em direção a um dos mais belos cartões postais da cidade, a Via Costeira, quando retorna ao estádio, no bairro de Lagoa Nova, voltando pelo mesmo itinerário. Nessas vias, o trânsito sofrerá alterações para liberação de trechos aos participantes. Para garantir o mínimo de transtornos para os natalenses que não vão participar da corrida, a Meia do Sol contará com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e das polícias rodoviárias Estadual e Federal.

Elaborada de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição também cumpre com as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e CREA.

A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.

Dicas

COMA DURANTE OS TREINOS LONGOS

Para quem corre provas longas, a suplementação de carboidratos deve ser uma rotina nos treinos com mais de uma hora (na prova, a partir de 40 minutos). Corridas menores não precisam de suplementação nem de dose extra de carboidratos. Não adianta nada e pode atrapalhar. Não coma alimentos ricos em fibras antes de correr, pois estimulam o intestino e você pode sentir algum desconforto.

ALIMENTE-SE LOGO DEPOIS DE TREINAR

Coma imediatamente após o treino para começar a se recuperar. Ingira alimentos fontes de carboidratos de alto índice glicêmico, por exemplo pão com geléia, com mel ou goiabada.

A MAIOR PARTE DA DIETA DEVE SER COMPOSTA DE CARBOIDRATOS.

A dieta cotidiana dos corredores tem de ter entre 60% e 65% do volume calórico concentrado em carboidratos. Se for disputar provas longas, tem de fazer um estoque extra de glicogênio aumentando esta participação para 70% a 75% da dieta.

GORDURAS E PROTEÍNAS NA DOSE CORRETA.

A participação das proteínas na dieta cotidiana do corredor tem de ser entre 15% e 20% do total do volume calórico, ou de 1,3g a 1,7g por quilo de massa corporal. As proteínas servem para manter a produção dos tecidos e auxiliar no processo de recuperação do organismo. A gordura deve compor entre 10% e 15% do volume calórico e, ingerida nas quantidades corretas, é uma importante fonte de energia e também participa da regeneração do tecido muscular.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas