quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Vetores da desigualdade

- Publicidade -

A notícia de que oito homens no mundo são mais ricos que metade mais pobre do mundo deixou muita gente alvoraçada. Metade dessas pessoas acha certíssimo e que eles trabalham muito e foi com seus próprios méritos e que se todo mundo fizer o mesmo vai ficar bilionário também. Santa ingenuidade. Quando esse patamar não é alcançado por herança é através de mecanismos de mercado, como o sistema financeiro, que eles conseguem suas riquezas. Mas eu peguei um artigo no site do Instituto Humanitas Unisinos que diz tudo que queria dizer. Vamos conferir.

O relatório da Oxfam, uma ONG inglesa que luta para combater a desigualdade levanta seis falsas premissas que alimentam o imaginário de quem acha que basta a meritocracia no capitalismo que você logo vai conquistar seu primeiro milhão.

O mercado está sempre certo e o papel dos governos deve ser minimizado. Não é bem assim. Não existe confirmação de que o mercado seja o melhor meio de organização para a vida em sociedade. Mercados precisam ser cuidadosamente geridos, a fim de proteger os interesses das pessoas. Ou você pensa que os bancos trabalham pensando em você?

O lucro deve estar acima de tudo nas empresas. Não. A busca pelo lucro acima de tudo acaba por aumentar a renda dos que já são ricos, e de forma desproporcional. Isso pressiona negativamente os trabalhadores, fornecedores, comunidades e meio ambiente. É possível viver em um capitalismo sustentável, com distribuição mais justa das riquezas.

Riqueza individual é sinônimo de sucesso. Engano. A concentração de renda nas mãos de poucos indivíduos é economicamente ineficiente, politicamente corrosiva e prejudicial ao progresso coletivo. Países menos desiguais crescem mais e por mais tempo.

Crescimento do Produto Interno Bruto é o principal objetivo. Errou. A revista super capitalista The Economist considera o PIB um indicador de prosperidade problemático. Por ser uma média, não leva em conta a desigualdade. A Zâmbia, por exemplo, tem taxa de PIB elevado, mas cresce o número de pessoas pobres.

O modelo econômico é neutro em relação a classe, raça e gênero. Falácia. As mulheres ganham menos que os homens e os negros e pobres não têm o mesmo acesso às oportunidades que os homens brancos e de classe média.

Os recursos do planeta são ilimitados. Essa premissa é completamente falsa e pode levar nossa civilização ao colapso tão rápido que vocês nem imaginam.

Desigualdade
Após ouvir o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defender a necessidade de se adotar reformas, como o governo Michel Temer tem feito no Brasil, a diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou na quarta-feira, que a prioridade das políticas econômicas precisa ser o combate à desigualdade social. O comentário de Lagarde ocorreu durante a participação de ambos em um painel do Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos, na Suíça.

Investigação
A Corregedoria Nacional do Ministério Público instaurou o Procedimento de Estudos e de Pesquisas, que tem como objetivo receber sugestões e propostas para o aperfeiçoamento da atividade de investigação criminal presidida pelo Ministério Público e da Resolução CNMP nº 13/2006, que disciplina este tema. Qualquer cidadão pode se manifestar, nos próximos 45 dias, mandando e-mail para <[email protected]>. Os objetivos da Corregedoria são aprimorar o exercício da função orientadora e fiscalizadora das corregedorias do Ministério Público e tornar as investigações criminais do MP mais rápidas, eficientes e desburocratizadas, sempre respeitando os direitos fundamentais do investigado, da vítima e das prorrogativas do advogado.

Saúde Autoridades de saúde da Bahia contestam que o contágio da doença da urina preta seja por ingestão de peixes. Eles defendem que a doença é transmitida através um vírus e do contato pessoal entre pessoas infectadas sem os devidos cuidados de higiene.

Evangélicos
A pesquisa Assistência Religiosa em Prisões do Rio de Janeiro: Um Estudo a Partir da Perspectiva de Servidores Públicos, Presos e Agentes, de autoria do sociólogo Clemir Fernandes, do Instituto de Estudos da Religião, mostra um aumento no percentual de evangélicos na população de presidiários no Brasil. “Esta predominância acompanha uma tendência de crescimento dos evangélicos na sociedade apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, disse Fernandes. Ele destacou que, comparando o Censo de 2000 com o de 2010, houve o crescimento de 61% de evangélicos em presídios. Dados do site Paulopes.

Agentes Segundo o presidente da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários, Leandro Allan Vieira (em entrevista ao portal Congresso em Foco) a atuação das Forças Armadas nos presídios não vai resolver os problemas do sistema prisional do país. De acordo com o agente penitenciário, o envio das tropas é uma solução paliativa e que pode gerar uma resposta violenta do crime organizado.

Neonazismo A Polícia Civil vem detectando uma maior movimentação de grupos de caráter neonazista em São Paulo nos últimos meses. Entre as possíveis causas para essa tendência estão o cenário político no Brasil, o fortalecimento de partidos conservadores e de extrema direita no exterior e a situação de desemprego e instabilidade econômica, segundo policiais e especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas