sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Via Livre chega às escolas para evitar transtornos

- Publicidade -

A rotina estressante do fim da manhã nas redondezas das escolas particulares de Natal chamou a atenção da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Os recorrentes engarrafamentos e desrespeito às normas de trânsito fizeram com que a Semob preparasse o projeto do Via Livre nas Escolas, que será lançado hoje, às 10h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

A intenção do Via Livre é melhorar a vida de pessoas como Ana Paula Ribas, mãe de dois filhos que estudam no Colégio CEI da Romualdo Galvão. Todos os dias Ana Paula convive com a dificuldade para encontrar estacionamento, buzinas em excesso, engarrafamento e etc. “Sempre dá problema e é ainda pior para as pessoas que não vêm para a escola, que estão apenas passando. Eles sofrem mais porque atrapalha o trânsito bastante”, diz Ana Paula. De acordo com o titular da Semob, Kelps Lima, o evento de hoje irá contemplar apenas o plano inicial e que as ações a longo prazo serão discutidas com pais e com as escolas.

O prazo para discutir e resolver de uma vez por todas esse problema é a volta às aulas de 2010, segundo Kelps Lima. Até lá o Via Livre nas Escolas irá debater, sugerir e conversar. Após esse prazo, a Secretaria irá iniciar uma fiscalização ostensiva e sem perdão. Haverá multas. “Esse é um problema histórico que nós estamos tentando resolver com as escolas. Claro que a gente poderia sair simplesmente multando todo mundo, mas a nossa real intenção é resolver o problema”, diz Kelps Lima.

As ações que o Via Livre nas Escolas irá propor já a partir de amanhã são: o treinamento de monitores para auxiliar no processo de saída das crianças da escola; campanha de orientação aos pais para engajá-los no processo; combate às infrações como fila dupla; e obras nas instituições de ensino para a criação de vagas de estacionamento e áreas de escape. Esse último item é o que demandará mais tempo. “Como as escolas vão ter que se adaptar, com reformas, não dá para programar menos do que seis meses de trabalho”, explica Kelps.

O secretário de Mobilidade Urbana disse que o trabalho será realizado em todas as escolas da cidade, e não apenas nos pontos mais problemáticos. “Algumas escolas concentram maiores problemas, com engarrafamentos e etc. Mas em todas elas há desrespeito à lei de trânsito, como fila dupla e motoristas falando ao celular. Vamos trabalhar tudo isso”, avalia Kelps Lima.

Um outro incentivo que será dado é o aumento do número de transportes escolares. “Cada transporte escolar significa 10 carros a menos nas portas das escolas. É um ganho importante e por isso iremos fazer uma parceria com a Cooperativa de Transporte Escolar para incentivar esse mercado”, encerra Kelps Lima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas