terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Viagem ao fundo do mar de Pirangi

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Conhecer para preservar, preservar para garantir o futuro; de preferência um futuro sustentável. Sustentabilidade que potencializa a economia e a autoestima, desemboca no respeito ao meio ambiente, e conduz ao conhecimento. E assim o ciclo se retroalimenta e norteia o trabalho da Ong Oceânica que compilou seis anos de pesquisas e vivências com o ambiente costeiro marinho e as comunidades litorâneas entre Cotovelo e Tabatinga no livro “Vivendo com o mar. Um olhar para a conservação do litoral sul Potiguar – Projeto Ponta de Pirangi”. A publicação será lançada próxima quinta-feira, 5 de maio, às 9h, no restaurante Paçoca de Pilão em Pirangi do Norte.
A beira mar de Pirangi ganhou um estudo abrangente no livro: Vivendo com o mar. Um olhar para a conservação do litoral sul Potiguar – Projeto Ponta de Pirangi
A obra, na verdade, chega aos leitores em três formatos: um guia simplificado sobre “A vida marinha no litoral Sul”; um combo voltado para o público infantil formado por CD, livro ilustrado, caderno de atividades e roteiro para montagem teatral; e o ‘livrão’ propriamente dito. A publicação, ricamente ilustrada por fotografias (todas coloridas) e gráficos, traz explicações acessíveis sobre a fauna e flora existente nos parrachos – atração natural que gera renda e congrega aspectos culturais da comunidade, intimamente ligada às tradições da pesca artesanal.

Na prática, um dos resultados conquistados pela Oceânica foi a renovação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público quanto a ordenação do uso dos parrachos de Pirangi para fins turísticos, de lazer e pesca. Ficou acertada a demarcação de uma área fechada para fins de preservação, e um número limite de embarcações e de pessoas que podem visitar os parrachos simultaneamente.

“O estopim que desencadeou esse TAC foi a intenção de se promover o que estavam chamando de ‘Carnaparracho’, em 2010. O ambiente dos parrachos é frágil, o fluxo de embarcações vem aumentando, os corais estavam sendo pisoteados, e se queremos continuar usufruindo dessa riqueza natural temos todos que agir dentro de um conjunto mínimo de regras”, disse a bióloga Liana Mendes, professora do curso de Ecologia da UFRN e uma das pesquisadoras da Ong.

#ALBUM-5818#

Mergulho de encantamento
A Oceânica promoveu um “mergulho de encantamento” para convidados e imprensa, e a reportagem do VIVER conferiu ‘in loco’ o que vem sendo desenvolvido naquele trecho do litoral Sul do RN. A publicação de “Vivendo com o mar” encerra a fase dois do Projeto Ponta de Pirangi, que contou com patrocínio da Petrobras e apoio da UFRN.

Durante o mergulho nos parrachos de Pirangi do Norte, acompanhado por pesquisadores da Oceânica, foi possível identificar tanto os resultados positivos das ações da Ong quanto o risco que os corais correm: não é preciso ser especialista para verificar que alguns pontos da bancada estão esbranquiçados. Felizmente, de 2010 para cá, alguns pontos apresentaram melhoras.

“O equilíbrio desse ecossistema requer cuidados, por isso nosso o monitoramento constante. Tudo afeta os corais: desde a qualidade da água doce e o material orgânico despejado pelo Rio Pirangi, até a temperatura e a salinidade do mar”, explicou o biólogo Guido Grimaldi, pesquisador e atual presidente da Ong. Ele chamou atenção para a importância do trabalho de conscientização junto aos pescadores, empresas que operam os passeios e pessoas que utilizam a área para lazer.

“Outro foco fundamental para o êxito do Projeto Ponta de Pirangi”, complementa Guido, “são as ações de educação e conscientização ambiental junto à criançada da comunidade. A nova geração precisa ter cristalizado esse entendimento da importância de se preservar”. O Ong Oceânica – Pesquisa, Educação e Conservação atua há 13 anos na costa do RN e de Fernando de Noronha no fomento à pesquisa e discussão acerca do levantamento e uso dos recursos costeiro-marinho e valorização das comunidades tradicionais litorâneas.

Serviço
Lançamento do livro “Vivendo com o mar. Um olhar para a conservação do litoral sul Potiguar – Projeto Ponta de Pirangi”, da Ong Oceânica. Dia 5 de maio, às 9h, no restaurante Paçoca de Pilão em Pirangi do Norte.

Quem
O livro “Vivendo com o mar” está estruturado em seis capítulos, produzidos por especialistas na área ambiental e educadores. Cada capítulo aborda um aspecto do litoral, são eles: Ocupação Humana – A Sociedade, a Terra e o Mar; A Geodiversidade e os Habitats Marinhos; Biodiversidade Recifal: Fauna e Flora Marinhas; Pesca: Modo de Viver; Educação Ambiental – Formação e Identidade; e Governança – Reconstruindo nosso litoral: Ordenamento e Participação Social.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas