quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Viagens de férias e fim de ano estão 25% mais caras

- Publicidade -

Sara Vasconcelos – Repórter

Para o potiguar que pretende passar os festejos de fim de ano e férias de 2013 fora do Estado, uma boa e uma má notícia. A boa é que ainda existem (poucas) vagas. A má é que os preços estão 25% mais altos do que para quem se programou e comprou os pacotes no início das vendas, em julho e agosto.   As vendas neste fim de ano devem ter um incremento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RN), e devem consolidar uma tendência: as viagens internacionais.

Entre os destinos mais procurados pelos potiguares estão Argentina, Estados Unidos, Portugal e França. Entre os domésticos, Gramado (RS), Rio de Janeiro e resorts no litoral nordestino. A procura confirma a tendência indicada pelo  Índice de Potencial de Consumo (IPC Maps 2012), de que os gastos dos potiguares com viagens nacionais e internacionais devem aumentar  45,5%, entre 2010 e 2012 – o segundo maior crescimento do Nordeste e superior a média nacional estimada em 25,8%. Os dados são do estudo realizado pela IPC Marketing Editora, empresa especializada no cálculo de índices do mercado de consumo, divulgado e detalhado em junho em reportagem da TRIBUNA DO NORTE.

A migração e fortalecimento dos consumidores da classe C somado a melhoria no poder aquisitivo do brasileiro são apontados por Diassis Rosado Holanda, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RN) como motivadores desse bom desempenho do setor. “O consumidor potiguar passou a colocar a viagem como um bem possível. Muitos têm preferido, inclusive, investir na viagem de fim de ano, em detrimento de festa e até do veraneio”, afirma.

Mesmo com o câmbio mais elevado (com o dólar em torno de R$ 2,10) que no final de 2011, as viagens internacionais tem saído menos “salgadas” para o bolso do consumidor. Em alguns casos, destinos como Buenos Aires e Lisboa saem ao mesmo valor ou menos do que ir para as Serras Gaúchas, nesse período do ano.

“Para os vôos domésticos, o valor das passagens em geral é muito mais alto e acaba puxando o preço dos pacotes e influenciando na escolha do comprador”, acrescenta Diassis Rosado.
COMPRAS E LAZER

O perfil da  viagem, que concilia compras ao lazer, segundo Roberta  Mendonça, consultora de vendas da Aerotur Viagens, também tem sido ponderada pelos consumidores. Isto justifica os destinos Miami, Orlando, Nova York (EUA), além de Lisboa (Portugual), Paris (França) e Madri (Espanha) liderarem a preferência dos potiguares, na hora de sair do país.

A crise financeira que vem atingindo a Europa, pontua o empresário Murillo Felinto, controlador da operação e diretor da JSC Turismo,  tem atraído os turistas potiguares. “Acaba compensando, porque o consumo lá é mais barato”, analisa. Outra vantagem, segundo Fellinto, é de que em geral os pacotes para a Europa funcionam no sistema all inclusive (sistema com aéreo, hospedagem, passeios e alimentação) e, no caso de Lisboa, Natal tem voos regulares e fretados direto”, afirma.

Muitas das agências como a Aerotur Viagens comercializam pacotes para o carnaval e semana santa e também aí, os destinos estrangeiros são os mais buscados. “Em janeiro, culturalmente, o natalense não tem o hábito de viajar”, observa a consultora de vendas Roberta Mendonça.

O mercado continua bastante aquecido, de acordo a gerente da CVC Carolina Mallen. Para quem não vai sair do país, os cruzeiros que começam a operar em dezembro despontam como mais uma opção do consumidor local.”Tem tido boa procura, pela vantagem de preço e sistema com todas as refeições inclusas, que permite conhecer várias capitais do litoral brasileiro”, observa a gerente da CVC Carolina Mallen.

PARA VIAJANTES

Confira as dicas do professor de Programa de pós-graduação em Hotelaria e Turismo da UnP, Celso Paiva para quem pretende viajar para o exterior.

Agência

Para quem vai fazer a primeira viagem internacional é mais seguro procurar uma agência de turismo. O serviço é pré-definido inclui taxas e dispõe de guias.

Documentos

Certifique-se de que o passaporte e os vistos necessários encontram-se válidos. O prazo de validade deve ser superior a seis meses. Para viagens aos países do Mercosul é necessário apenas o documento de identidade RG, que deve ter sido expedido há no máximo cinco anos.

Cópias

Faça uma fotocópia de ambos e guarde-as separadamente dos originais. Isto facilitará a obtenção de novos documentos, caso venha a perdê-los.

Contatos

Tenha em mãos os endereços e os telefones das representações diplomáticas do Brasil mais próximas do seu destino. Isto pode ser importante, caso tenha problemas médicos ou jurídicos. Preencha a última página do passaporte informando quem deve ser avisado em caso de  emergência.

Pesquisa

Procure saber e respeite as leis, costumes e tradições culturais dos lugares para onde for viajar. Conhecer a língua local e roteiros podem evitar choques.

Carro

Se for viajar de carro no exterior, antes da partida informe-se sobre a necessidade de carteira internacional de habilitação e sobre as leis de trânsito locais.

Dinheiro

Evite carregar notas de valores altos. Para fugir do aumento do IOF é recomendado o uso dos Traveller’s checks, adquiridos em agências bancárias, mais seguros e bem aceitos. Para trocar é preciso apresentar passaporte ou cópia.

Seguro

A viagem não pode ser feita sem um seguro viagem que dê cobertura para casos de extravio de bagagens, acidentes ou outros transtornos que possam vir ocorrer. O seguro garante ressarcimento nestes casos. O contrato pode ser feito pela internet.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas