Viagens internas

Publicação: 2020-08-13 00:00:00
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O RN precisa “ralar” muito para voltar a ser um destino atrativo do Nordeste para viajantes brasileiros. Pois, já deixou de sê-lo há muito tempo para o pessoal do exterior.

Segundo o IBGE, analisando dados do ano passado, portanto antes da pandemia, o RN ficou na sexta posição entre os estados nordestinos mais visitadas entre maio e julho de 2019.

Os números 
Os dados incluem deslocamentos tanto de caráter pessoal como profissional. O número de viagens que chegaram ao RN corresponde a apenas 2% do total das 21,4 milhões realizadas em todo o País.

Sem dono
A propósito, com relação ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, informou à governadora Fátima Bezerra que “ate o fim do ano que vem o Aeroporto de São Gonçalo deverá ter um novo operador.”

Calendário eleitoral 
Ontem, por falta de atualização no site do TSE, fui induzida ao erro ao noticiar prazos do calendário eleitoral de 2020. A EC nº 107/2020 que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos), em razão da pandemia de covid-19, também prorrogou por 42 dias datas importantes do processo eleitoral. As convenções partidárias passaram para o período de 31 de agosto a 16 de setembro.

“Fla x Flu”
Mal o deputado coronel Azevedo (PSC) apresentou no parlamento estadual a proposta de Título de Cidadão Norte riograndense ao presidente Jair Bolsonaro, a plateia nas redes sociais começou o “Fla x Flu” dos contra e a favor. A matéria ainda será apreciada em plenário, mas alguém duvida do resultado do placar?

Estudantes x Polícia... 
A partida também rolou ontem no parlamento estadual com a bancada da oposição criticando a posição da governadora que determinou o afastamento do militar (até a apuração dos fatos) que comandou ação de repressão contra estudantes do IFRN, na terça-feira (11). A bancada da situação elogiou os alunos e condenou a forma como os policiais trataram o movimento. 

E assim caminha o Rio Grande do Norte...

... e todos por um 
Mas, houve uma hora na sessão virtual em que os deputados pareceram quase unânimes.   A maioria ficou solidária na defesa do mandato do deputado Sandro Pimentel (Psol), que sofre a ameaça de ser cassado pelo TSE. 

Mais de duas mil ...
Nesta quarta-feira (12), em encontro virtual do Conselho Estadual da Juventude para marcar os sete anos do Estatuto da Juventude, a governadora Fátima Bezerra pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19 no RN. 

...Histórias de vida 
Fátima lembrou o professor Luiz Di Souza, primeira vítima da doença em 28 de março, e solidarizou-se com as famílias dos mais de 2 mil mortos pelo coronavírus no Estado. “Por trás desse número tem muita dor e histórias de vidas ceifadas”, lamentou.

Méritos para MEJC
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade (MEJC/UFRN), ocupou pelo segundo ano consecutivo o quarto lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, pela Controladoria Geral da União (CGU), e segunda colocação na Rede Ebserh.  Os elogios passam pelo atendimento, limpeza, a assistência hospitalar e ambulatorial, além de agradecimentos aos profissionais de saúde. A MEJC está no patamar das instituições mais bem vistas pelo usuário do SUS.

Contratos para Saúde 
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reabriu as inscrições, até o dia 16 de agosto, no site da instituição: www.gov.br/ebserh, para a contratação temporária de pessoal visando o combate à pandemia covid-19.  O processo seletivo não impacta os concursos públicos realizados em 2019.

Croc, croc 
Uma espécie de sapo da floresta tropical brasileira tornou-se o primeiro anfíbio a viver em um harém, onde um macho acasala com duas fêmeas que permanecem leais a ele. O artigo do zoólogo Fabio de Sá, da Universidade Estadual de Campinas, foi publicado na Science Advances.

De volta
>E as Lojas do comércio natalense já começaram a convidar os clientes para visitas presenciais.  A Scala, dos fragueados Pedro Jorge e Valério Lira, mantem as portas abertas das 12h às 20h, no Shopping Midway. As máscaras da marca viraram coqueluche dos antenados.


Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.