sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Vigilância mostrará trabalhos no CE

- Publicidade -

Dois trabalhos técnicos científicos da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde – SMS/Natal, selecionados entre os 24 do país, serão apresentados “Na Mostra de Experiências Bem-Sucedidas” do “III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública”, que acontece a partir de hoje e prossegue até o dia 31 deste mês em Fortaleza /CE.

O trabalho de João Rafael Lins Guimarães sobre “Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde em Natal/RN”, evidencia que a Vigilância Sanitária da SMS realiza ações de controle de resíduos sólidos dos serviços de saúde em hospitais, clínicas, unidades de saúde, maternidades, consultórios médicos e dentários, prontos-socorros e setores afins, onde nas inspeções sanitárias são observados os procedimentos técnico-operacionais exigidos por leis, que vão desde a separação de resíduos, acondicionamento, uso de equipamentos de proteção individual, transporte interno e externo, armazenamento intermediário, tipo de tratamento até a destinação final.

Nos resíduos sólidos domiciliares são verificados o acondicionamento, tipos e freqüência de coletas, vetores. Nas irregularidades encontradas a Vigilância Sanitária solicita providências.

Segundo João Rafael, o gerenciamento dos resíduos sólidos no município de Natal dos estabelecimentos de saúde, têm cumprido as determinações da Vigilância Sanitária, sendo de modo geral satisfatório.

O trabalho de Maria Cristiana Souto sobre “Levantamento das Fontes Alternativas de Abastecimento de Água do Município de Natal/RN”, revela que o suprimento hídrico é feito em sua maior parte por águas subterrâneas cerca de 70%, e o restante por mananciais de superfície.

Estudos no município do Natal revelam que essas fontes de abastecimento de água para consumo humano, estão ameaçadas de contaminação por compostos nitrogenados, especialmente nitrato, devido ao desenvolvimento não planejado e ausência de esgotamento sanitário e impermeabilização das áreas próximas.

Com esse estudo a Vigilância Ambiental da SMS está fazendo o controle e monitoramento, identificando as fontes de água. O levantamento foi realizado com visitas domiciliares por agentes de saúde que identificaram 689 imóveis que possuem poços subterrâneos.

A SMS firmou um convênio com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos – SERHID e Agência Reguladora de Saneamento Básico do Município de Natal -ASBAN para cadastrar e realizar análise da qualidade das águas dos poços e aplicação de medidas públicas para controle da contaminação.

O seminário vai permitir a discussão e avaliação das políticas públicas de saneamento ambiental e difundir as inovações e experiências bem sucedidas de engenharia de saúde pública.

Serviço

III Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública Mostra de Experiências Bem-Sucedidas. De 26 a 31 deste mês, em Fortaleza/Ceará.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas