quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Vila Paraíso: moradores relatam cenas do desmoronamento de parte de igreja

- Publicidade -

Valdir Julião – Repórter

Membro da Pastoral Social da Paróquia Santo Antonio de Pádua, matriz da Paróquia do Parques dso Coqueiros, na Zona Norte de Natal, Diego Breno de Paula chegou minutos depois da queda do teto e do desmoronamento de partes das paredes laterais da igreja de São Bartolomeu, na Vila Paraíso. “Ficou preservado justamente a área de trás, onde fica a sacristia com as imagens do padroeiro do bairro e de Jesus Cristo e Nossa Senhora”, relatou Diego Breno.
#ALBUM-4516#
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local, na rua Ponte Nova com a rua Samaritano, para fazer os primeiros levantamentos a respeito do acidente. “Eles não tiveram como afirmar a causa, devido a escuridão e, na ocasião, não tinha um técnico especializado que pudesse fazer uma perícia imediata no local”, explicou de Diego Breno. Ele afirmou que ao chegar ao local, o tenente Valdir determinou isolamento da área para que não pudesse colocar em perigo as pessoas devido a ameaça de novo desabamento e colocar em risco a vida dos moradores ao lado igreja, já que a grosso modo se suspeita que a coluna central não suportou o peso do teto e a estucagem de gesso que estava sendo colocada há alguns dias na igreja.

O comerciante Francisco Bandeira tem uma pequena mercearia na rua Samaritano, ao lado da igreja, e conta que viu o desmoronamento desde o princípio. Ele acredita que devido à estrutura antiga – mais de 30 anos -, o peso do gesso sobrecarregou a estrutura de alvenaria, “que é fina e fraca, feita apenas com cal e barro”.

“Estava aqui na frente quando começou a ceder. Primeiro veio abaixo o gesso e em seguida a alvenaria dos dois lados da igreja de São Bartolomeu”, contou o comerciante. Francisco Bandeira disse que ouviu o primeiro barulho por volta das 16h45, antes do começo da missa, que chegou a ser iniciada. Segundo ele, cinco minutos depois caiu a parte de alvenaria.

O padre Inácio Henrique de A . Teixeira escutou o som do primeiro estrondo, quando havia praticamente começado a celebrar a missa e daí pediu aos fíeis para que saissem para a área externa e para rua Ponte Nova, em frente a igreja.

“Felizmente não se feriu ninguém e ocorreu apenas danos materiais”, relatou Francisco Bandeira. A maioria dos bancos da igreja, como também o altar da igreja e a bancada onde fica o material de uso na homilia, como o cálice, ficaram danificados.

Uma equipe da Cosern esteve no local pela manhã deste domingo (7) afim de realizar o desligamento da rede elétrica da igreja, para que não ocorresse risco de acidentes, ainda mais por causa das chuvas que estão caindo desde a noite do sábado em Natal.

Na manhã deste domingo (7), Padre Inácio Teixeira voltou à Igreja de São Bartolomeu, na Vila Paraíso, cuja estrutura ruiu na tarde de sábado. Ele disse que ouviu o primeiro estrondo praticamente meia hora depois de iniciada a missa e orientou os fiéis a sairem “porque não estava gostando do que ouvia”.

Padre Inácio afirmou que ainda não pode falar sobre as causas do acidente, enquanto “não tiver um laudo pericial”, mas adiantou que há uns dois anos fazia  melhorias na igreja, que é uma das 13 vinculadas à Paróquia do Parque dos Coqueiros. A igreja de São Bartolomeu foi construída há 20 anos.

Atualizado às 11h45

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas