sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Vinte anos de Afrociberdelia

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

“Afrociberdelia de África, o ponto de fusão do maracatu, da cibernética e da psicodelia. Afrociberdelia é um comportamento, um estado de espírito, uma ficção, a continuação de ‘Da lama ao caos’. Afrociberdelia é tudo isso!”, definiu Chico Science. Um dos artistas mais criativos de sua geração, o pernambucano riscou o horizonte como um meteoro na segunda metade dos anos 1990 e cunhou o neologismo para a posteridade. Autor de dois discos memoráveis, Chico morreu de forma trágica aos 30 anos em 1997 sem testemunhar ao vivo “O encontro de Isaac Asimov com Santos Dumont no céu”. 

Asimov e Dumont se reúnem (com o público) próximo dia 7 de maio durante show especial da Nação Zumbi no Clube Português, em Recife (venda de ingressos em www.eventick.com.br/nacao_afrociberdelia). A banda celebra as duas décadas do álbum “Afrociberdelia” e meio século de nascimento de Francisco de Assis França Caldas Brandão. O cantor e compositor Siba (ex-Mestre Ambrósio) e o DJ Damata compartilham a noitada. 

“Vamos tocar o disco na íntegra e na sequência. Tem músicas que não chegamos a levar para o palco, caso d’O encontro de Isaac Asimov com Santos Dumont’ e (a instrumental) ‘Baião ambiental’. Será bem especial, esse é o quarto show dessa série, o primeiro no Recife: muitas lembranças, muitas emoções em jogo”, disse Jorge Du Peixe, percussionista, vocalista e principal letrista da Nação Zumbi, durante entrevista exclusiva por telefone ao VIVER. 

Agora como quinteto, Nação Zumbi celebra 20 anos do disco Afrociberdelia. Banda pretende sair em turnê nacional
O momento é especial para Jorge Du Peixe, Toca Ogan, Alexandre Dengue, Lúcio Maia e Pupillo: “O ano de 2016 está recheado de comemorações e lembranças: os 50 anos de Chico, os 20 anos da Afrociberdelia. Está sendo pensado um memorial maior (para Science). Teve o documentário ‘Caranguejo Elétrico’ (dirigido por Zé Eduardo Miglioli), que costurou bem a história que fala um pouco da trajetória de Chico, das pessoas que ele tinha contato. Passa bem o que rolou na época”, avaliou Du Peixe.
Sobre as músicas até então inéditas ao vivo, Jorge lembrou que a velocidade do próprio processo criativo na época acabou inviabilizando “de levar todos os cliques eletrônicos dessas faixas para cima do palco. Chegaremos mais afiados no Recife”, garante. Não estão previstas participações especiais durante o show do próximo sábado (7).

“Essas participações são complicadas, o Gil por exemplo (que dividiu a faixa ‘Etnia’ com Science) não tinha agenda. Sem falar que em meio a tudo isso já estamos formatando um novo disco, a vida útil de um disco está cada vez menor (o anterior da Nação Zumbi saiu em 2014)”. Du Peixe ainda destacou projetos paralelos, como a banda Afrobombas – projeto em que divide o palco com o filho Ramon e Lula (filha de Chico Science). “Estamos as letras e vozes sem pressa, quanto mais tempo para fazer um disco melhor ele sai”.  

Com a saída de Gilmar Bola 8, a banda virou um quinteto: “Funciona em qualquer formato, as coisas são como são como devem ser, existe quedas e saltos e o núcleo está numa boa, entrosado, pensante”, desconversa sobre a saída do percussionista e um dos fundadores da Nação.

Os planos é sair em turnê nacional, e o Nordeste está na vantagem: “Tem sido bem legal, fizemos Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e a resposta tem sido muito positiva. Muita gente não viu o Chico na época, tem toda uma nova geração curiosa. Queremos confirmar Natal, Fortaleza”, adiantou. Du Peixe informou que a banda ainda não pensou se a série de shows vai virar um DVD. “O tom é de comemoração, é um disco de outra época”. 
Letra até então inédita em shows ao vivo
“O encontro de Isaac Asimov com Santos Dumont no céu”
Nada como o Firmamento,
Para trazer ao pensamento.
A certeza de que estou sólido, Em toda a área que ocupo.
E a imensidão aérea,
É ter o espaço do firmamento no pensamento.
E acreditar em voar algum dia.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas