quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Virada do trimestre

- Publicidade -

O primeiro semestre do ano já se foi, depois de dois feriados prolongados (Carnaval e Semana Santa). Até o fim do semestre serão mais dois, com direito ao enforcamento do dia útil: 1º de maio, uma terça-feira, (Dia do Trabalho) e 31 de maio, uma quinta-feira (Corpus Christis). Na economia o crescimento está mantido, como vem mostrando as estatísticas de diversos institutos. A criação de empregos ainda é lenta e o endividamento da população continua em níveis elevados, o que prejudica o consumo das famílias. Acrescente aí uma “pitada” de um elevado endividamento do setor público, retração dos investimentos privados e se obtém, como resultado, o baixo crescimento do PIB.

PRA FRENTE Até a virada do semestre, o País espera ver as votações importantes da parte do Congresso Nacional. Depois, vem as eleições e cai no novamente no marasmo. As reformas da Previdência e Tributária precisam acontecer.

Habitação
Os primeiros resultados de 2018 reforçam a tendência positiva para incorporação imobiliária, a partir de dados de janeiro, com o número de unidades lançadas e vendidas crescendo, respectivamente, 19,5% e 6,3% nos últimos 12 meses. De acordo com as empresas associadas à Abrainc, os imóveis lançados somaram 83.827 unidades nos últimos 12 meses. As vendas de imóveis novos somaram 110.849 unidades.

Palestra
Com apoio da Arena das Dunas e Sebrae-RN, o Summit Negócios traz  o “Tubarão” do Shark Tank Brasil, Camila Farani, para uma  palestra em Natal. Será amanhã (02), na Arena das Dunas, às 19 horas. Integrante do reality show do canal Sony, ela e seus sócios vão falar sobre empreendedorismo, investimento-anjo e  outros temas.  Os interessados podem obter mais informações no site: www.summitnegocios.com.br.

DÚVIDAS O caminhão itinerante da Serasa Experian chega a Natal para levar informações e serviços gratuitos à população. O atendimento começa  terça-feira, 3 e vai até o dia 6 de abril, na praça Pedro Velho (Praça Cívica), com consulta de CPF, score, entre outros. O número de inadimplentes na cidade é de 325,2 mil, muito alto.

Água no Nordeste
Com dados do dia 26 último, as grandes barragens do subsistema do São Francisco continuam recebendo um grande volume dágua. A maior delas, a de Sobradinho, representando 58,26% do subsistema acumula mais de 31%. A de Três Marias, (31,05% do subsistema), acumula 44,92% e de Itaparica (6,63% do subsistema), com 16,82%. Para os especialistas, as chuvas que caíram no alto São Francisco e seus afluentes, desde novembro, seriam suficientes para dobrar o atual nível de acumulação das barragens. O maior problema estaria no assoreamento dos rios.

AFASTAMENTO
O presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, ao confirmar sua filiação ao Partido Republicano Brasileiro (PRB), para disputar as eleições presidenciais em outubro deixará a cadeira na Riachuelo até o final de Abril, quando encerra o seu mandato. No dia 27, na assembléia de acionistas,  será anunciado o nome de seu sucessor à presidência da companhia.

1 O microem preendedor já pode vai saber, sem nenhum ônus, se tem boa pontuação de crédito na Serasa Experian. Um estudo inédito aponta que 33% tem baixo risco de atrasar as contas nos próximos seis meses. O acesso é feito de forma simples pelo portal Serasa Empreendedor, para os donos de negócios MEIs e MEs do país. O Score Empreendedor é um modelo estatístico para este perfil de companhia.

2 O Sebrae seleciona e premia startups na área de impacto social. Serão acelerados cinco projetos digitais nessa área, que receberão capacitação e aporte de até R$ 100 mil. O prazo para inscrição se encerra amanhã,  dia 2 de abril.  O SebraeLab Natal-RN, dará prêmios com um aporte financeiro. O edital com as regras e o formulário de inscrição estão no portal www.rn.sebrae.com.br/, na seção ‘Licitações e Editais’.

3 A Nissan e sua afiliada 4R Energy Corporation são parceiras com a cidade de Namie, no nordeste do Japão, para instalar novos postes de luz, a serem alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias que foram usadas em seu veículo 100% elétrico, o Nissan LEAF. A Nissan pretende vender 1 milhão de veículos elétricos, por ano, até 2022. No Brasil, a Itapu Binacional vai instalar a primeira “eletrovia”, entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, no Paraná.

NEGÓCIOS A International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, e o Itaú Unibanco lançaram um curso digital de educação financeira para empreendedoras, o “Plano de crescimento: como transformar negócios em sucesso”. Gratuito e realizado pela plataforma eduK, o curso está estruturado em sete blocos, num total de 19 aulas. Entre os temas estão “Controle financeiro na prática”, “Como posso vender mais?” e “Gestão de pessoas”.

ECONOMIA O curso de Engenharia Mecânica da UFRN vai discutir o desenvolvimento econômico, na 5ª Semana de Engenharia Mecânica (Semec) e o 2º Encontro Potiguar de Estudantes de Engenharia Mecânica (Eppem), a partir de amanhã (2) até o dia 6,  O tema será “A importância da Engenharia Mecânica para o Desenvolvimento Econômico Nacional”, com o objetivo de debater questões desafiadoras do mercado no cenário atual.

ANTECIPAÇÃO O Banco Santander oferece linha de crédito de antecipação do Imposto de Renda, garante que o empréstimo favorece o planejamento financeiro sem comprometer o orçamento. A contratação está disponível nos diversos meios eletrônicos. As taxas dependem do perfil do cliente e podem variar de 1,99% a 4,36%/mês. É possível receber até 100% do valor da restituição no mesmo dia da contratação do financiamento.

LITORAL O  Brasil aperfeiçoa o gerenciamento costeiro. O Governo Federal lança, no Ministério do Meio Ambiente, o Programa Nacional para a Conservação da Linha de Costa (Procosta). O objetivo é  promover o planejamento a longo prazo de ações  ordenando a ocupação humana e adequando os vários usos da região à mudança do clima. O programa inclui quatro projetos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas