sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Virgínia vai pedir apoio político da governadora

- Publicidade -

ELEIÇÕES 2008 - Wilma de Faria deverá conversar com a pré-candidata do PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro vão debater as eleições 2008 segunda-feira próxima, às 9h, na sede do PSB. O encontro foi agendado a pedido do PT, por meio de sua presidente municipal. No encontro, o partido que possui duas pré-candidaturas — a da secretária Virgínia Ferreira e do deputado estadual Fernando Mineiro — vai conversar com o PSB sobre a possibilidade de construir um projeto político e um programa de governo que possibilite a aliança. Isso é o que há de oficial.

Extra-oficialmente, desde sexta-feira passada que a secretária Virgínia Ferreira foi autorizada a trabalhar tanto junto ao prefeito Carlos Eduardo quanto à governadora Wilma de Faria para viabilizar seu nome como candidata. Essa nova atitude teria surgido a partir de uma reunião do PT na qual o deputado Fernando Mineiro reafirmou que não seria empecilho para a candidatura de Virgínia Ferreira. Ontem, a secretária confirmou que vai procurar a governadora. “Pode ter certeza que vou procurá-la”, afirmou.

O secretário-geral do PSB, vereador Enildo Alves, explicou que o encontro entre os partidos foi feito a partir de telefonema da presidente municipal do PT, Vilma Aparecida. E que a reunião foi informada ao presidente municipal do partido, prefeito Carlos Eduardo. A consulta sobre a possibilidade da conversa entre os dois partidos foi feita a Carlos Eduardo pela deputada Márcia Maia, que é vice-presidente municipal do partido.

Segundo Enildo Alves, o prefeito deu seu aval para o encontro. Pelo lado do PSB, participarão do encontro — além de Enildo Alves e Márcia Maia — outro secretário do partido, João Bastos, e Cláudio Porpino. Pelo PT, além de Vilma Aparecida, o encontro deve contar com a presença do deputado Fernando Mineiro, dos vereadores Júnior Rodoviário e Fernando Lucena; e dos demais membros da comissão definida para tratar das eleições 2008: Tárcio Fontenelli e Carlos Teodósio. A reunião também vai contar com a presença da deputada Fátima Bezerra. E foi por causa dela que o encontro foi marcado para segunda-feira. Nas outras datas sugeridas a deputada não poderia estar em Natal.

Fernando Mineiro, ontem, afirmou que nada mudou desde a reunião do PT que definiu pelas duas pré-candidaturas e que quer ajudar Virgínia Ferreira a viabilizar sua candidatura. Vilma Aparecida esclareceu que o posicionamento de Fernando Mineiro sempre será no sentido de pensar mais no partido do que em si próprio. Independente de tudo que possa ser conversado na reunião de segunda, dois fatos são certos: nem o PT abre mão da candidatura própria e nem muito menos o PSB. A diferença é que o PT tem dois pré-candidatos, um a favor do outro. Enquanto o PSB tem um suposto pré-candidato que está na dependência do apoio do prefeito Carlos Eduardo e da governadora Wilma de Faria.

PV deve aguardar’, diz Wober Júnior

A deputada estadual Micarla de Souza, pré-candidata a prefeita de Natal pelo Partido Verde, fez ontem mais uma tentativa de atrair apoio para o seu palanque. Ela esteve reunida com o presidente estadual do PPS, deputado estadual licenciado Wober Júnior. No entanto, recebeu a mesma resposta dada pela governadora Wilma de Faria em recente reunião: “aguarde”.

Wober Júnior disse a Micarla de Souza que o partido só irá se pronunciar após o anúncio de quem a governadora apoiará. “Não vamos tomar uma decisão agora. O PPS irá discutir o apoio para a eleição de 2008 apenas depois da governadora Wilma de Faria”, destacou. O líder partidário ressaltou ainda que o candidato apoiado pelo PPS deverá assumir o compromisso de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

 “A administração de Carlos Eduardo é boa, mas nós podemos fazer uma administração muito melhor. Por que somos obrigados a fazer uma administração pior? Não, vamos fazer uma administração melhor”, destacou Wober Júnior. Ele observou ainda que há chances da base de apoio da governadora Wilma de Faria lançar candidato único à sucessão de Carlos Eduardo. “O sistema de Wilma tem tudo para ganhar no dia primeiro de outubro. Só não pode errar”.

A deputada estadual Micarla de Souza falou sobre suas propostas para administrar Natal e adiantou que pretende substituir a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

PDT vai lançar candidatura de Maurício

O PDT e partidos aliados (como o PMDB e o PRB) vão promover sábado próximo um almoço festivo para lançar a pré-candidatura do vice-prefeito Maurício Marques à Prefeitura de Parnamirim. O convidado mais importante do almoço será o atual prefeito, Agnelo Alves, que deve aproveitar a oportunidade para oficializar seu apoio à candidatura de seu vice.

Desde o início das especulações acerca de quem seria seu candidato, Agnelo Alves sempre evitou antecipar o apoio. Ontem, por telefone, o prefeito explicou que a decisão de apoiar Maurício Marques — que será anunciada sábado — foi tomada porque em Parnamirim o nome do vice-prefeito surge como unanimidade quando a questão é sucessão municipal.

Ontem, o prefeito Agnelo Alves ouviu alguns secretários de governo sobre o assunto e informou-lhes sobre a decisão. Hoje, o grupo de vereadores que dá sustentação á administração de Agnelo Alves será ouvida sobre o assunto. O almoço festivo será realizado em Parnamirim, no clube Bourganville, às 12h. O nome do pré-candidato à vice-prefeitura ainda não está definido.

Márcia Maia avisa que vai “apenas ouvir”

A deputada estadual Márcia Maia afirmou que, na reunião de segunda feira com os petistas, os representantes do PSB vão apenas ouvir. “O Partido dos Trabalhadores nos chamou para conversar. Falei com o prefeito Carlos Eduardo e ele disse que, como estaria viajando, nós conversássemos com os representantes do PT. Então, agora vamos ouvir o que o PT tem a dizer”, comentou Márcia Maia, que é vice-presidente municipal do PSB.

Márcia Maia voltou a defender candidatura própria do PSB, mas ponderou que a questão ainda não está oficialmente fechada. Segundo ela, o partido não está com “as portas fechadas para ninguém. Vamos conversar. Natal impede o diálogo”, destacou a parlamentar.

A vice-presidente municipal do PSB evitou falar em comissão formada dentro do partido para negociar o pleito de 2008 com outras legendas. Ela explicou que o processo de dicussão sobre a formação de alianças será coordenado pelo prefeito Carlos Eduardo e pela governadora Wilma de Faria.

A deputada estadual afirma que respeita a postura adotada pela prefeito e da governadora, que ainda não anunciaram o candidato que vão apoiar na disputa pela prefeitura de Natal nas eleições deste ano. Mas ela considera que isso não impede que outros representantes do PSB mantenham diálogos sobre o pleito com as legendas que integram a base aliada do governo estadual.

Márcia Maia ressaltou também que foi o PT que procurou um representante do diretório municipal do PSB. A parlamentar afirmou que não há reunião marcada com outros partidos. “Mas nossas portas estão abertas”, ressaltou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas