sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Visão do mercado externo

- Publicidade -

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, disse ontem que a crise em curso nos mercados financeiros mundiais exige uma solução global, e que já há sinais de coordenação entre o Federal Reserve (Fed, o BC americano) Banco Central Europeu (BCE). A economia americana deve escapar de uma recessão neste ano, mas é preciso mais esforços para restaurar o bom funcionamento dos mercados.  Já o jornal britânico Financial Times disse ontem que o Brasil parece imune à turbulência do mercado. Alerta, no entanto, que o governo deve fazer mais para encorajar o crescimento de longo prazo. O editorial lembra que, mesmo em boas condições no mercado, o crescimento econômico do Brasil no ano passado ficou atrás da China, Índia e Rússia, os outros países do grupo conhecido como Bric. 

Maior expansão

A produção industrial avançou em 2007 nos 14 locais pesquisados pelo IBGE. Em cinco localidades registraram crescimento acima da média nacional, de 6%. O destaque coube para Minas Gerais, com mais de 8%.

Pressão

Apesar do consumo de gás natural ter batido o recorde em 2007, o volume nacional comercializado de gás natural manteve boa média de consumo no ano. O volume de gás natural comercializado no acumulado do ano de 2007 atingiu a média diária de consumo de 41,2 milhões de metros cúbicos de gás, retração de 1,26% se comparado com a média do ano de 2006.

Extrapesado

A Petrobras apresentou ontem, no Rio,  o  navio-plataforma Petrojarl Rio das Ostras. Vai operar no campo de Badejo, na Bacia de Campos (RJ) e será a primeira a produzir petróleo extrapesado no País, funcionando como projeto-piloto que permitirá o aproveitamento de outras reservas deste tipo em campos como Marlim Leste, Papa-Terra e Maromba.

Linha de crédito

Os cooperados da Unicred Natal poderão dispor, até 29 de fevereiro, de uma linha de crédito para garantir o pagamento de despesas com férias, matrículas, material escolar e impostos (IPTU e IPVA). O valor do empréstimo pode ser parcelado em até 12 vezes com taxa de juros mais baixa.

Coleta de resíduos

A coleta de latinhas volta a ser atrativa, depois que a AmBev decidiu substituir as latas de aço pelas de alumínio – de maior valor comercial. Só no carnaval de Recife foram retiradas cerca de 20 toneladas de material reciclável das ruas. Por outro lado, a diretoria da Braseco acompanha a polêmica sobre da destinação adequada dos resíduos sólidos que serão gerados nos futuros empreendimentos turísticos do Estado. O Aterro Sanitário Metropolitano  está previsto para ter uma vida útil de mais de 30 anos, e que tais empreendimentos já estão previstos e fazem parte do planejamento de longo prazo da empresa. Outro problema de Natal é a contaminação da água por nitrato, assunto que será levado à “Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades” em Porto Alegre, a partir de amanhã até sábado. O Natal Voluntários foi convidado para participar da Conferência.

Onde investir

A revista Exame, como faz todos os anos, traz como matéria de capa da última edição, as dicas “Onde investir em 2008”. As carteiras mais indicadas para cada tipo de investidor, a volta da poupança, as oportunidades nos imóveis e os conselhos de quem (realmente) entende de dinheiro.

Reservatórios

O Instituto de Gestão das Águas do RN, promove a partir de hoje, até o dia 21, em Natal, o curso “Operação dos reservatórios no Semi-árido”. O objetivo é capacitar técnicos e engenheiros do Igarn, Semarh, além de alunos de pós-graduação da UFRN para o aprimoramento do gerenciamento das águas acumuladas nos reservatórios do Estado.

Mudança na Daslu 

A BRMALLS Participações, dona do Natal Shopping e líder do setor de shoppings centers no país, e a Daslu, símbolo de pioneirismo no mundo da moda, selaram acordo para a administração da Villa Daslu, área que reúne cerca de 70 lojas, anexas a butique Daslu.

1 – A Vale do Rio Doce vai promover hoje, às 9 horas, na UFRN, uma palestra sobre os cursos de especialização em Mineração e pós-graduação em Portos. São quase 160 vagas para engenheiros e geólogos. Há escassez de profissionais nessas áreas. Cada curso terá cerca de 450 horas/aula com bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 3 mil.

2 – A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), inicia hoje as atividades de 2008, com uma palestra sobre a previsão de inverno. Será às 20 horas, no parque de exposições. Este ano a entidade terá a eleição de diretoria e dos conselhos. O candidato à presidência, já lançado oficialmente, é Marcos Teixeira, atual vice-presidente.

3 – O RN será o primeiro Estado a ter um Centro de Qualidade do Leite, o CQUALI-LEITE. Hoje,   será realizada uma reunião às 9h, no auditório da Fiern. Todos os estados do país terão seu próprio centro. Em debate temas como: as interfaces dos órgãos de controle sanitário: atribuições e responsabilidades, o que é o CQUALI, e avaliação do controle sanitário do leite.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas