quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Visita à Cantina Monte Del Frà

- Publicidade -

A Monte Del Frà Azienda Agrícola está situada em Custoza, nas colinas ao sul de Sommacampagna, próximo ao Lago de Garda, a apenas 15 Km do centro de Verona. A região vinicola é o Veneto, nordeste da Itália, onde se produzem os incríveis Valpolicella, Amarones e Recioto. A história da Cantina teve início no anos de 1958, resultando atualmente numa propriedade com 140 hectares de vinhas próprias, entre os quais diversos Crus (grandes vinhedos). A família Bonomo, proprietária da Cantina, também possui uma bela propriedade no município de Fumane, em Valpolicella Clássico. A localização privilegiada dos vinhedos aliado às práticas agricolas que primam pelo respeito ao meio ambiente, fazem da Monte del Frà uma vinícola comprometida com a mais absoluta qualidade. A gestão controlada da matéria prima e uma perefeita condução de todas as práticas enológicas, seguindo modernas técnicas de preservação do carater primário das uvas, são uma garantia de controle de qualidade para os vinhos. A minha visita com alguns amigos da SAV aconteceu no dia 31 de outubro último pela manhã, quando fomos recebidos pela atenciosa Silvia Bonomo, Marketing Maneger da empresa e uma das proprietárias, que depois de conduzir-nos pelos vários ambientes e vinhedos, abordando as técnicas, etapas e processos de elaboração dos vinhos, conduziu-nos até a sala de prova para uma das mais completas degustações dessa viagem a Itália.

Na região vinícola de Veneto se encontra a bela Monte Del Frà Azienda Agrícola

Na região vinícola de Veneto se encontra a bela Monte Del Frà Azienda Agrícola

Foram 12 rótulos provados entre brancos, tintos, tintos estruturados e tintos doces, das Denominações de Lugana (Lago de Garda),  Custoza Superiore (um branco longevo), Monte Del Frà Corvina Veronese (a grande uva local), Valpolicella Clássico e Valpolicella Clássico Ripasso Superiore (complexo, potente e elegante), Amarone Lena di Mezzo 2012 (uma explosão de vinho nos sentidos), Amarone Riserva Scarnocchio 2011 (o seu vinho de meditação) e o grande Recioto Della Valpolicella 2013 (uma antevisão do Céu de Baco). Os vinhos da Monte Del Frà Azienda Agrícola chegam ao Brasil através da Importadora Domno.

Destaque da Monte Del Frà
Dos muitos vinhos provados, vários mereciam destaque nesta coluna, mas dirijo a minha escolha desta semana, aos apreciadores dos caldos intensos, complexos e muito sofisticados. Amarone Della Valpolicella Clássico Superiore Scarnocchio 2011. Procedente de um vinhedo muito especial (80% Corvina Veronese e Corvinone, e 20% Rondinella), este vinho passa por uma longa maceração, criteriosa vinificação e longa maturação, apresentando na taça uma estrutura densa, com aromas em diversas camadas onde se revelam frutas em geleia, oleaginosas, especiarias e muitas notas balsâmicas. Na boca é quente, potente, mas ao mesmo tempo equilibrado e sofisticado. Vinho para decantar longamente e beber de conta-gotas. Escoltará magistralmente pratos de carnes com sabores marcantes, caça de pelo, massa com ragu, ossobuco, queijos duros picantes e sobremesas com chocolate amargo. Mas se você preferir saboreá-lo solo, cada gole valerá uma reflexão.

Intermediate Wine Certificate
Pela primeira vez em Natal, a Sommelier School, única escola de vinhos habilitada a aplicar os Cursos da americana ISG (International Sommelier Guild) no Brasil, oferece a oportunidade de graduação no Nível I para profissionais e amantes do vinho da cidade. O curso avaliativo, com certificação internacional, acontecerá no mês de abril próximo em duas turmas (manhã e noite), com início marcado para o dia 16 e uma carga de 24 horas-aula em que serão degustados 48 rótulos diversos. O número de vagas é limitado e os interessados deverão entrar em contato com este consultor, responsável pela articulação, pelo fone: (84) 99996-1756. As inscrições já poderão ser feitas no site da escola.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas