quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Visita a Cantina Pietro Rinaldi

- Publicidade -

A Azienda Agrícola Pietro Rinaldi está localizada na região do Piemonte, nas montanhas de Alba, em Madonna di Como, área de grande vocação vitivinícola, onde as vinhas são trabalhadas sem o uso de herbicidas, em consonância com os ciclos biológicos da vegetação. O nome “Como” da época romana, indicava um grupo de jovens que celebravam o deus do vinho Baco através da dança.

O colunista Gilvan Passos participa da degustação na Pietro Rinaldi: a propriedade conta com vinhedos de 1920, onde castas como Nebbiolo, Barbera, Dolcetto e Moscato, produzem vinhos soberbos

O colunista Gilvan Passos participa da degustação na Pietro Rinaldi: ”a
propriedade conta com vinhedos de 1920, onde castas como Nebbiolo,
Barbera, Dolcetto e Moscato, produzem vinhos soberbos”

Atualmente na sua quarta geração, sob comando do casal Mônica Rinaldi e Paolo Carlo Tenino, a propriedade conta com vinhedos de 1920, onde castas como Nebbiolo, Barbera, Dolcetto e Moscato, produzem vinhos soberbos, dada a idade das vinhas, expressando de forma notável as características mais intrínsecas do terroir. Além da cantina, a Pietro Rinaldi inaugurou em primeiro de setembro passado o Mia Clara Relais, um charmoso e pequenino hotel com suítes dotadas de todo conforto em meio aos vinhedos, para quem quer vivenciar uma imersão entre as vinhas com acesso a cantina, adega, jardins e aos vinhos. Em minha visita com os amigos da SAV, na tarde do dia 27 de outubro último, fomos recebidos pela senhora Mônica Rinaldi (sócia-proprietária da cantina), que nos dispensou atenção integral e nos ofereceu uma prova muito completa de seus vinhos, quando degustamos: Pietro Rinaldi Hortensia Arneis 2015, um branco 100% Arneis do Langhe; Dolcetto d’Alba Madona di Como 2016; Atípico Langue Rosso 2012,  blend harmônico de Barbera, Nebbiolo e Merlot, Barbera d’Alba Monpiano 2016, com 6 meses de passagem por barrica; Argante Nebbiolo Langhe 2015,  com 14 a 16 meses em tonnaux de rovere 70% de primeira passagem e 30% de segunda passagem; Bricco Cichetta Barbera d’Alba Superiore 2015, com 15 a 18 meses em botti; Barbaresco San Cristoforo 2013, com 16 a 18 meses em barricas de carvalho 70% de primeiro uso e 30% de segundo uso; Barolo 2013 Pietro Rinaldi, com 4 anos de maturação em carvalho, e por fim o Moscato d’Asti D’Ampess para fechar a prova em grande estilo com um vinho doce. 

Vinho Recomendado
Nunca é fácil escolher um vinho dentre tantos provados quando temos que ser objetivos, mesmo porque vinho é uma bebida de ocasião e de satisfação pessoal. Vou então eleger o vinho desta semana (como tenho feito) segundo a ocasião. Barbera d’Alba Superiore Bricco Cichetta 2015. Um verdadeiro curinga para as mais diversas ocasiões. Mescla estrutura e delicadeza ao mesmo tempo, agradando a pessoas que gostam de vinhos com corpo, mas de impacto polido. Perfeito para situações formais, com pratos de boa estrutura, notadamente de carnes, assadas, guisadas, cozidas e embutidos, mas também adequado como terceiro elemento naquele encontro a dois para escoltar um couvert a base de charcutaria e pães.

Cantina localizada em Madonna di Como possui vinhas trabalhadas sem o uso de herbicidas, em consonância com os ciclos biológicos da vegetação

Cantina localizada em Madonna di Como possui vinhas trabalhadas sem o
uso de herbicidas, em consonância com os ciclos biológicos da vegetação

Intermediate Wine Certificate
Pela primeira vez em Natal, a Sommelier School, única escola de vinhos habilitada a aplicar os Cursos da americana ISG (International Sommelier Guild) no Brasil, oferece a oportunidade de graduação no Nível I para profissionais e amantes do vinho da cidade. O curso avaliativo, com certificação internacional, acontecerá no mês de abril próximo em duas turmas (manhã e noite), com início marcado para o dia 16 e uma carga de 24 horas-aula em que serão degustados 48 rótulos diversos. O número de vagas é limitado e os interessados deverão entrar em contato com este consultor, responsável pela articulação, pelo fone: (84) 99996-1756. As inscrições já poderão ser feitas no site da escola.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas