quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Visita a Cantina Villaggio Bassetti

- Publicidade -

Localizada há apenas alguns quilômetros da cidade de São Joaquim, nas serras catarinenses, a Vinícola Villaggio Bassetti, da família Pioli Bassetti, produz alguns dos melhores vinhos da região, respaldada por moderna tecnologia, inovadoras técnicas vitiviniculturais e respeito ao meio ambiente. A História da Villaggio Bassetti é a história de duas famílias (Pioli e Bassetti) italianas, unidas pelo vinho no Brasil, cujos ancestrais migraram do Nordeste da Itália no final do século XIX, como milhastes de outras famílias que fugiam da instabilidade política e econômica na península. Fundada em 2005 pelos irmãos: José Eduardo Pioli Bassetti (engenheiro químico), Marco Aurélio (engenheiro agrônomo) e Cesar Juliano (engenheiro mecânico), com a implantação de 4 hectares de vinhas com as variedades Merlot e Cabernet Sauvignon, seguidas depois de outras variedades francesas como Pinot Noir e Sauvignon Blanc, a vinícola teve sua safra inaugural em 2008 com apenas 520 garrafas.

O colunista Gilvan Passos e Eduardo Pioli Bassetti, proprietário da Villaggio Bassetti

O colunista Gilvan Passos e Eduardo Pioli Bassetti, proprietário da Villaggio Bassetti

Desde então o crescimento vem sendo uma constante, produzindo atualmente 30 mil garrafas por ano, com qualidade e toda prova, e cujo conceito é “dar tudo a uva no campo, para dela extrair o melhor na cantina”. Uma definição que bem sintetiza os vinhos da Villaggio Bassetti reúne adjetivos como: modernos, ricos em frutas, em complexidade e elegância. Em visita a vinícola na manhã do dia 12 de fevereiro último, fui atenciosamente recebido pelo Sr. José Eduardo Pioli Bassetti (proprietário da vinícola), com quem conversei demoradamente sobre as uvas, os vinhos e os processos de produção, ocasião em que degustei os vinhos: Villaggio Bassetti Rosé 2015 (blend das uvas Merlot 50% e Pinot Noir 50%, envasado numa bela garrafa, notabilizando-se pelo frescor, frutuosidade e elegância); Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2016 (varietal 100% Sauvignon Blanc, sem passagem por carvalho, maduro, mas com um bom frescor e ótima mineralidade); Ana Cristina Pinot Noir 2015 (um belo varietal, pleno em tipicidade como os bons Pinots do novo mundo. O rótulo é ilustrado por uma gralha azul com um pinhão (fruto da araucária). Um dos melhores Pinot que já tomei no Brasil); Villaggio Bassetti Montepioli Cabernet Sauvignon 2016 (um excelente varietal, com longa passagem por carvalho, estruturado, complexo e muito longo em boca). Esse projeto vinícola, como outros que tive oportunidade de conhecer nesta viagem ao planalto catarinense, são indispensáveis aos amantes do vinho para uma mais ampla compreensão sobre o vinho brasileiro e seus vários terroir.

Curso

Nova Data Para o Intermediate Wine Certificate Course em Natal
Adiado para iniciar no dia 23 de abril o Curso Internacional de Vinhos (Intermediate Wine Certificate – Nível I) com a chancela da ISG – International Sommelier Guild, escola do vinho americana, representada no Brasil pela Sommelier School. O Curso é de importância fundamental para todos os profissionais ligados a restauração e ao vinho: maitres e garçons, atendentes de lojas, representantes de vinícolas e importadoras, que queiram se qualificar tecnicamente, para a prestação de um serviço profissional de excelência, bem como para apreciadores e amantes do vinho que queiram ganhar base técnica, teórica e prática, testar seus conhecimentos e/ou ter uma certificação internacional no âmbito do vinho. As aulas acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de abril, e 7, 8, 9, 14 e 15 de maio, perfazendo um total de 24 horas-aula, com 48 vinhos degustados, de variedades, estilos, regiões, países e produtores distintos, formando um painel bastante representativo e compatível com o conteúdo didático do programa. Todo conteúdo didático e metodologia do curso seguem fielmente o estabelecido pela escola americana ISG. Os interessados que necessitarem de informações adicionais podem entrar em contato com este consultor pelo WhatsApp (84) 99996-1756. As inscrições já podem ser feitas diretamente no site da Sommelier School: www.sommelierschool.com.br

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas