Visita às vinícolas do Planalto Catarinense

Publicação: 2018-03-09 00:32:00 | Comentários: 0
A+ A-
Gilvan Passos
gilvanpassosvinhos@gmail.com

A Vinícola Villa Francioni, dista apenas 5,9 Km da cidade de São Joaquim, e é uma das mais modernas do Planalto catarinense. Idealizada e fundada em 2004 pelo Sr. Manoel Dilor Freitas, um apaixonado por vinhos e artes, que encontrou no terroir serrano de SC o ambiente perfeito para materializar seu sonho de produzir vinhos com arte e requinte, sob o aporte de moderna tecnologia, numa estrutura funcional projetada a serviço da qualidade. Infelizmente o Sr. Dilor não viveu para ver os seus vinhos ganharem o mercado nacional e internacional, e conquistarem as muitas premiações que hoje fazem da vinícola Villa Francioni, uma das mais importantes dessa nova fronteira vinícola brasileira.  Construída em exatos 4.478,57 m2 de área, em 6 andares (4 abaixo do solo), toda estrutura foi projetada para que o processo produtivo ocorresse por gravitação, evitando transferências mecânicas. A propriedade conta com uma área total de 140 hectares, dos quais 25 plantados com variedades francesas como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc, entre outras, em solo franco argiloso, cujas vinhas têm uma idade média de 16 anos. Os vinhos Villa Francioni são elaborados (sem exceção) com uvas de vinhedos próprios.

Colunista Gilvan Passos na seleção da Francioni: Os vinhos são elaborados com uvas de vinhedos próprios e a produção anual é de 150 mil garrafas
Colunista Gilvan Passos na seleção da Francioni: Os vinhos são elaborados com uvas de vinhedos próprios e a produção anual é de 150 mil garrafas

A produção anual atual é de 150 mil garrafas, mas a capacidade produtiva da vinícola chega às 300 mil. De todos os vinhos produzidos, apenas o V. F. Dilor, o Michelle e o V. F. Chardonay estagiam em barricas novas num acervo de 350 unidades bordalesas (barricas de carvalho francês com capacidade para 225 litros), no subsolo da vinícola, com renovação anual de 20%. Em minha visita no dia 12 de fevereiro último, fui recebido pelo enólogo Ney Resera que nos apresentou e bela e estruturada vinícola, com sua galeria de arte, e nos apresentou os vinhos: Espumante Joaquim Brut (um belo Charmat aperitivo), Villa Francioni Sauvignon Blanc 2016 (um estilo frutado, olfativamente convidativo e fresco em boca); Villa Francioni Rosé 2017 (num estilo provençal, refrescante e frutado); Joaquim 2013(um tinto frutado e equilibrado); V. F. Francesco 2013 (tinto poderoso, elaborado por um blend de uvas com 14 meses de maturação em carvalho), e V F Dilor 2009 (tinto potente, e única safra produzida deste ícone da casa, com 30 meses de carvalho e 2 anos de afinamento em garrafa). Os vinhos da Villa Francioni superaram todas as minhas expectativas, tanto no aspecto técnico como hedônico, abrindo as provas de uma viagem que me surpreendeu em todos os sentidos, com os vinhos de altitude desta nova fronteira do Brasil.  

Vinho Branco da Semana
Villa Francioni Sauvignon Blanc 2016. Um puro varietal, isento de madeira e repleto de fruta, com um frescor extraordinário e uma textura ao mesmo tempo cremosa e rica em frutas cítricas. O nariz é cativante, com muita tipicidade, repleto de frutas verdes e amarelas vibrantes, boca suculenta e sedosa. Um grande vinho, elegante, sofisticado e muito saboroso. Lamentável que não o tenhamos em nosso mercado.

Intermediate Wine Certificate
Pela primeira vez em Natal, a Sommelier School, única escola de vinhos habilitada a aplicar os Cursos da americana ISG (International Sommelier Guild) no Brasil, oferece a oportunidade de graduação no Nível I para profissionais e amantes do vinho da cidade. O curso avaliativo, com certificação internacional, acontecerá no mês de abril próximo em duas turmas (manhã e noite), com início marcado para o dia 16 e uma carga de 24 horas-aula em que serão degustados 48 rótulos diversos. O número de vagas é limitado e os interessados deverão entrar em contato com este consultor, responsável pela articulação, pelo fone: (84) 99996-1756. As inscrições já poderão ser feitas no site da escola.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários