quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Viva a chuva

- Publicidade -

Cedinho da manhã de ontem, chovia por estas ruas de Natal – uma chuva até boa – quando o telefone chama. Era o doutor Paulo Balá. Alvissareiro e madrugador, dava notícias de chuvas seridoenses naquele seu jeito de dizer as coisas do sertão. E anunciava as boas novas em linguagem telegráfica, como se fazia nos tempos de antigamente, o pessoal do interior tentando se comunicar com o mundo.  Eu mesmo, nesta velha redação de TN, bote coisa de quase cinqüenta anos atrás, abri muito telegrama sertanejo assim, dando conta de chuvas pelo interior do Estado, confins do Oeste, Seridó, Sertão do Cabugi, Mato Grande, do Inharé. Como abri telegramas! Mensagens como esta de Paulo Balá, dita “ao vivo”, no telefonema de ontem: “Chove bem lá em nós pt 67 milímetros pt Açudes recebendo água pt Saudações”. Mais tarde a notícia estava nas rádios e foi confirmada no boletim da Emparn. A chuva na cidade do Acari foi um pouco mais do que a que caiu nos terreiros da Fazenda Pinturas, espraiada  em cima da serra: 79 milímetros.

As chuvas de segunda-feira para o amanhecer de ontem pegaram praticamente toda a região do Seridó. Foram as mais fortes anotadas no Estado. Em Carnaúba dos Dantas, “anexo” a Acari, foi uma pancada de 164 milímetros, devendo ter enchido todos os barreiros. Junto, em São José do Seridó, 51, Lagoa Nova, 47, Santana do Seridó, 45, Bodó, 42, Parelhas, 37, Cruzeta, 34, Ouro Branco, 30, Caicó (Açude Mundo Novo), 21, Timbaúba dos Batistas, 18, Caicó (Emater) e Ipueira, 15, Cerro-Corá, 14, São João do Sabugi, 13, Currais Novos, 12, Equador e São Fernando, 10.

No Oeste, chuvas finas. As melhores em Luís Gomes, 15, e Major Sales, 11. Pelo Agreste, finas também: Jaçanã, 18, Tangará, 8. Aqui pelos tabuleiros do Grande Natal, Ceará- Mirim, 28, Tibau do Sul, 25, Macaíba, 22, Arês, 20, Vila Flor, 16, Canguaretama, 14, São Miguel do Gostoso, 11.

As notícias do Ceará são todas boas. Chove também no Piauí e Alto Sertão de Pernambuco, pegando as beiradas do Rio São Francisco. Final da tarde de ontem via-se muita torreame no rumo do poente.

Os dez mais

Os dez municípios mais chovidos do Estado (acumulada a partir de primeiro de janeiro até o dia 18, ontem) são da região Oeste: Martins, 520 milímetros, José da Penha, 449, Riacho de Santana, 447, Encanto, 438, Olho d’Água dos Borges, 405, Francisco Dantas, 384, Luís Gomes, 380, Água Nova, 375, Antônio Martins, 349 e Venha Ver, 347.

Os dez municípios mais chovidos do Seridó são: Carnaúba dos Dantas, 338, Ouro Branco, 326, Serra Negra do Norte, 319, Lagoa Nova, 274, Santana do Seridó, 252, Cruzeta, 247, Florânia (Sítio Juriti), 239, Acari, 229, Caicó (Emater), 222 e São José do Seridó, 217 milímetros.

Ah, os Estados Unidos

Parece até coisa de Hollywood, e é. A notícia está nas folhas internacionais e engorda os blogues: “O novo governador do estado de Nova York diz que já teve amante e a esposa dele, também”

Tudo numa boa.

O governador é o mister David Paterson. Era o vice. Assumiu o lugar, porque o titular, Eliot Sptizer – todo mundo está sabendo – renunciou o posto, acusado de envolvimento com uma rede de prostituição. Pois bem, agora o novo governador, ao lado da mulher, a primeira-dama,  por sinal uma bela mulher negra, revelou a um jornal americano, o Daily News, que teve uma amante. A mulher do governador, Michele, também admitiu ter traído o marido, mas o jornal cita apenas o caso do marido.

O novo governador é negro e tem uma deficiência visual: “uma visão limitada num olho e nula no outro”. Mas comedorzinho que só… A primeira-dama tem 46 anos. Está absolutamente em forma. É o que eu vi na fotografia.

Dia de São José

No dia consagrado ao padroeiro das chuvas, a previsão do tempo do setor de Meteorologia da Emparn para hoje  é de chuva em todas as regiões do Estado, principalmente no litoral.

No Cabugi

Final da tarde, recebo imeio de Edmilson Fernandes, da Fazenda Carajás, em Lajes: “Informo que o velho Pico do Cabugi foi banhado por uma boa chuva nesta tarde. Para nós de  lá foi a maior dos últimos três anos, 50 milímetros. Não sei se chegou à Barra da Cruz, do mestre Alexandre Wanderley, mas banhou bem o lado de cá do monte, pegando a Fazenda Carajás, que fica aos pés do Cabugi.

Garibaldi

O senador Garibaldi Filho, que foi um dos oradores da sessão especial do Senado pelo transcurso do Dia Mundial das Águas, chega no meio da tarde de hoje a Natal, onde passará a Semana Santa.

Ontem à noite, Garibaldi Filho recebeu para jantar na residência oficial da presidência do Senado alguns dos mais importantes empresários do país, num encontro coordenado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Armando Monteiro.

Olheaí a crise, gente

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admite a possibilidade de um reajuste nos preços dos  combustíveis. Para o ministro,  “essa é uma questão que está sendo analisada pela Petrobrás”. O assunto entrou em pauta por conta do aumento do preço do barril do petróleo no mercado internacional, acima dos 100 dólares.

Artes

O Núcleo de Arte e Cultura da UFRN abre, hoje, coisa das 18 horas, a mostra do Acervo de Artes Visuais da UFRN, montada na galeria Conviv’art.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas