quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Viva Margaret Atwood

- Publicidade -
Alex Medeiros

A canadense Margaret Eleanor Atwood completa hoje 82 anos de vida. Ao longo de 60 anos de atividade intelectual, ela consolidou-se como poetisa, ensaísta, crítica literária, romancista, professora, ativista ambiental e inventora. Seu primeiro livro, “Double Persephone”, de poesia, foi lançado em 1961 dando início à sua carreira de autora premiadíssima. Publicou 17 livros de poemas, 16 romances, 10 livros de não ficção, 8 coleções de contos, 8 livros infantis e uma história em quadrinhos, sem falar nas muitas publicações na imprensa.
Em sua homenagem pela data e ofertando aos seus leitores daqui e d’alhures, seguem dois poemas de Atwood, o primeiro traduzido no Brasil pela autora e professora da Unicamp Lídia Rogatto.
Voando dentro do teu próprio corpo
Os pulmões se enchem e se estiram,
Asas de sangue rosa, e teus ossos
Se esvaziam e se tornam ocos.
Ao inspirar, tu subirás como um balão
E o teu coração também é leve e enorme,
Batendo com puro gozo, puro hélio.
Os brancos ventos do sol sopram atravessando-te,
Não há nada acima de ti,
Agora enxergas a terra como uma joia oval,
Radiante de amor e azul da cor do mar.
Somente nos sonhos podes fazer isso.
Ao despertar, teu coração é um punho agitado,
Uma poeira entope o ar que inalas;
O sol é um quente peso de cobre pressionando
Forte na rosada, pensada casca do teu crânio.
Sempre é o instante que antecede o tiro.
Tu tentas e tentas levantar, mas não podes.
A água
A água não resiste. 
A água flui. 
Quando coloca a mão dentro dela, 
tudo o que você sente é carinho. 
Água não é uma parede sólida, 
ela não o impedirá. 
Mas a água sempre chega aonde quer chegar, 
e nada consegue ir contra a correnteza. 
A água é paciente. 
A água que pinga desgasta uma rocha. 
Lembre-se, minha criança. 
Lembre-se que é metade água. 
Se não pode atravessar um obstáculo, 
dê a volta, como faz a água.
Golpismo
Não há uma semana em que não seja disparado da suprema casamata um tiro destinado a derrubar o governo, impor censura e facilitar a ressurreição napoleônica de Lula. O golpe fatal poderá ser o teatro das urnas eletrônicas.
Reação
O presidente americano Joe Biden proibiu o acesso no país do ditador da Nicarágua e seus parentes, assim como auxiliares próximos. E a Organização dos Estados Americanos (OEA) não reconheceu a eleição do quarto mandato.
Missas
Autoridades espanholas alinhadas com a esquerda tentam proibir homenagens ao generalíssimo Franco que ocorrem pelo país, inclusive nas igrejas. A Conferência Episcopal refutou a censura afirmando ser celebrações litúrgicas.
Oscar Press
O Prêmio Comunique-se anunciou terça-feira os 11 vencedores das suas categorias, com destaque para o jornalista Luiz Ernesto Lacombe eleito o melhor apresentador de TV (na Rede TV) e influencer digital (Gazeta do Povo).
Leonardo 
É hoje no Bardallo’s, às 18h, o lançamento da nova edição de “Crônicas do Beco da Lama”, marcando os 5 anos da morte do saudoso autor Leonardo Sodré, uma das figuras mais presentes e queridas no reino poético da boemia.
Expedito
Luto no cenário do rock natalense com a morte de Expedito Ribeiro, o “Cabeludo”, dono da banca na Avenida 2 que virou point de roqueiros que lá adquiriam camisas com temática pop e discos de bandas e ídolos do rock.
Mistérios
E o tal encontro das Alices movido ao vinho rosé Alice Grapeland não rendeu bons fluídos para uma das beldades, cujo marido se encheu de curiosidades e agora a acusa de erguer uma cortina de silêncio sobre a farra das luluzinhas.
Tite
O técnico brasileiro fez questão de destacar a qualidade do juiz uruguaio Andres Cunha, lançando críticas apenas ao árbitro do VAR, Esteban Ostojich. E elogiou a torcida: “fomos muito bem recebidos em San Juan, não ouvi um só insulto”.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas