Viva o @São João

Publicação: 2020-07-11 00:00:00
A+ A-
Tádzio França
Repórter

As fogueiras não foram acesas, nenhum balão subiu ao céu, e os fogos tiveram que ser guardados, mas o forró e o encontro não deixaram de rolar para animar a alma dos festeiros juninos. A quadrilha agora é na rede, e o Ahayá Virtuá vai embalar os internautas forrozeiros neste sábado, a partir das 18h, com uma programação especial, voltada para a essência das tradições nordestinas. Entre as atrações, o cantor paraibano Chico César e a potiguar Khrystal. O evento tem o patrocínio da Prefeitura do Natal - através da lei Djalma Maranhão.

Créditos: Rede BrasilO cantor paraibano Chico César participa do Ahayá Virtuá que começa às 18h na internetO cantor paraibano Chico César participa do Ahayá Virtuá que começa às 18h na internet


O Ahayá Virtuá será uma maratona de oito horas de transmissão, com shows, interações ao vivo ou já gravadas, e a condução de dois apresentadores, o ator Rodrigo Bico e a produtora Haylene Dantas, idealizadora da festa. Ela nasceu e cresceu no bairro de Potilândia, viveu o auge do histórico Arraiá da Esmeralda, e fez questão de trazer o calor da rua nas festas juninas para a internet. “Nesse momento de adaptações, é uma nova forma de estar próximo das pessoas”, afirma.

Para o seu primeiro arraial virtual, Haylene pensou numa festa que contemplasse a família, da criançada aos idosos, como num tradicional  forrobodó de bairro. A transmissão vai começar com a Companhia Caçuá de Teatro de Mamulengo, de Currais Novos, já convocando a criançada para dançar com uma apresentação bem visual; em seguida o forró pé-de-serra entra em cena com Nida Lyra e Forró do Severo, dupla azeitada de Mossoró que traz o sotaque do interior para a festa.

Chico César será a terceira atração da noite, fazendo uma apresentação ao vivo de São Paulo direto para o canal do Ahayá. O mestre paraibano fará uma hora e meia de show, no qual deverá mostrar o lado mais regional de sua música, que apesar de moderna sempre exaltou os elementos da cultura popular. Na sequencia, a voz potente de Khrystal, outra artista que conhece bem o balanço da música nordestina, e deve privilegiar seu lado mais coco e forrozeiro. Para finalizar o arraial moderno, um ‘after’ com discotecagem do DJ Opa Bruno.

Créditos: DivulgaçãoA potiguar Khrystal é uma das principais atrações do AhayáA potiguar Khrystal é uma das principais atrações do Ahayá


A transmissão contará com linguagem em libras, ações promocionais para os inscritos no canal, e contrapartida social, através das doações via QR Code, para a APAARN (Associação dos pais e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte) e para os profissionais da cultura afetados economicamente pela pandemia. Uma intervenção que promete inovar é o registro fotográfico das lives, que poderá ser feito através de cadastro no Skype e Facetime.

Ter crescido com uma grande festa junina na porta de casa fez Haylene Dantas ter vontade de fazer suas próprias festas. “Eu me encontrei como produtora cultural através dessa vivência. Produzi uma festa junina durante dez anos, depois parei um tempo e senti um vazio. Outra coisa é que o arraial de rua é uma tradição que foi desaparecendo na cidade, e isso me incentivou a voltar”, conta.

No ano em que as festas não puderam acontecer nas ruas, produzir levou o desafio para outro nível. “O que fica como vantagem dessas festas virtuais é o acesso globalizado. Antes só podia viver o arraiá quem pudesse estar pessoalmente naquele dia e lugar, hoje o amante da festa junina pode estar em qualquer lugar do mundo e curtir com a gente. A pandemia trouxe esse novo olhar a partir das plataformas digitais”, diz. Haylene acredita que a festa junina deve se manter como memória afetiva de todas as gerações – nem que seja pela internet.

Serviço:
Ahayá Virtuá. Sábado, a partir das 18h. Transmissão: YouTube - Canal Nosso São João   
No Instagram: @ahayaderua