quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Viviane Dantas: “O receio tem feito muitos correrem ao INSS”

- Publicidade -
Bate-papo com: Viviane Dantas, especialista em Direito Previdenciário e vice-presidente da comissão de Previdência da OAB-RN

Entre julho e setembro deste ano, o número de pedidos de aposentadoria indeferidos no RN cresceu consideravelmente. Esse cenário é reflexo da tramitação da reforma da previdência?

Sim, é reflexo da iminência da aprovação da reforma. O receio de ser prejudicado pela reforma da Previdência tem feito muitos segurados correrem às agências do INSS. Mas, ainda sem direito à aposentadoria, a maioria tem visto seus pedidos negados pela entidade.

#SAIBAMAIS#Por quê a maioria dos indeferimentos acontece?
Por causa da reforma, é normal que as pessoas peçam aposentadoria mesmo sem ter direito — e obviamente o pedido será indeferido. Mas acontece também de terem o pedido negado pela deficiência de análises dos pedidos administrativos por parte do órgão. Com o déficit de servidores e aumento das demandas administrativas, acaba refletindo em negativas administrativas de processos mal analisados.

Quais os caminhos que os usuários podem tomar nesses casos?
O melhor caminho é procurar um advogado especialista na área para se informarem dos seus direitos e serem orientados do caminho que devem seguir.

E quais cuidados básicos as pessoas devem ter ao iniciar o processo?

Ao iniciar um processo administrativo é importante que consulte um profissional especialista na área.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas