sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Você sabia?

- Publicidade -

Que o impulso do turismo em solo de potis-potenciais foi dado diante do baixo desenvolvimento industrial do estado? Foi o que analisaram as professoras Rosa Maria Rodrigues Lopes e Larissa da Silva Ferreira Alves, da UERN, no estudo publicado na Revista de Cultura e Turismo.

Detalhe
Chegaram à conclusão de que as ações públicas para desenvolver o turismo potiguar foram concentradas no litoral, “sem projetos concisos de interiorização e de diversificação de seu produto turístico”.

Pontapé
A ação inicial para impulsionar o turismo foi em 1961, no governo de Aluízio Alves. Com recursos próprios, do governo federal, da Aliança para o Progresso e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), construiu o Hotel Reis Magos (Natal), o Esperança Palace Hotel (Mossoró), o Cabugi Palace Hotel (Angicos) e o Balneário de Olho D’Água do Milho (Caraúbas), segundo as professoras.

Gestão
Para administrar o leque de empreendimentos, criou a Superintendência de Hotéis e Turismo (Sutur), em 1964.

Sucessão
E foi no governo de Cortez Pereira, em 1971 , que foi criada a Emproturn (Empresa de Promoção e Desenvolvimento do Turismo do RN), que realizou, pela primeira vez, em 1972, “estudo sobre levantamento das potencialidades turísticas encomendada ao Consorcio Internacional Studia”.

Assim
Foi feito um inventário de potencialidades litorâneas do estado, “desde o município de Baía For-mosa até Areia Branca, incluindo a orla de Natal, com destaque para o trecho entre as praias de Areia Preta e Ponta Negra”.

Mais
Em 1973, foi criado o Projeto Educacional de Turismo (Projetur) e o Bosque dos Namorados (1975), que depois foi inserido no Parque das Dunas, “até hoje caracterizado como importante área de preservação da Mata Atlântica no território urbano de Natal”. 

Avanço
E no governo de Tarcísio Maia, em 1977, iniciou-se “importante etapa para o turismo no estado: a idealização da primeira política de mega-projetos para o desenvolvimento do turismo no Nordeste, o projeto Parque das Dunas – Via Costeira, que privilegiou diretamente empresários locais”.

Elo
“A meta de governo de Tarcísio Maia teve continuidade com seu sucessor, o primo Lavoisier Maia Sobrinho, que governou de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1983”. Levou adiante as obras do mega-projeto Parque das Dunas – Via Costeira. Reformou e reabriu o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em 1980.

Leitos

Durante toda a gestão de Lavoisier Maia foram sendo inaugurados hotéis na Via Costeira, proporcionando o “primeiro boom da atividade” em 1985, já no governo do primo José Agripino Maia (1983-86), filho de Tarcísio Maia.

Incentivos
Também em 85, criou o Conselho Municipal do Turismo (Comteur). Em 86, extinguiu a Emproturn e criou a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sectur).

Traços
Com o governo de Garibaldi Filho, chegaram as obras de infraes-trutura turística com os recursos do Prodetur, entre 1996 e 2002, nas duas gestões consecutivas do peemedebista.

Interiorização
O programa contemplou seis municípios: Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Extremoz e Tibau do Sul. Ações que projetaram o RN para um cenário mais competitivo no mercado local e regional.

Vejam vocês
Com recursos do Prodetur-NE, o Aeroporto Augusto Severo foi reformado e ampliado. O terminal de passageiros passou de 2.970 m² para 11.300m², mais um terminal de cargas com 800m². A demanda de passageiros aumentou de 300/hora para 800/hora, ampliando o fluxo de 260 mil para 1,5 milhão de pessoas.

Tem mais
Investimentos também na construção de edifícios de apoio, para ampliação da área de estacionamento de veículos, que passou de 130 para 475 veículos, e nos acessos viários e obras correspondentes.

Pois é
As ações executadas no Aeroporto Augusto Severo somaram mais de 20 milhões de dólares. Não demorou muito e o equipamento foi desativado, com a transferência do aeroporto para São Gonçalo do Amarante.

Meta
Por falar em aeroporto, a partir do dia 30 de agosto, a recepção em recintos aduaneiros de mercadorias a serem submetidas a despacho de exportação deverá ser no CCT (Controle de Carga e Trânsito). Inclusive no aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

EUA
Na distribuição de cota para importação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico abriu US$ 14.405,00 para a UFRN.

Pensando bem…
Muitos padres prezam a amizade com socialites. Merecedoras de bênçãos exclusivas. Nota-se que o tratamento atencioso não é o mesmo com pessoas de classe econômica inferior, digamos assim. E adoram carros possantes.

Terrenos
Não à toa, é grande a disputa pelas paróquias nos chamados bairros nobres. Grande.

« COLMEIA »
Domingo de brindes para Wilma Freire, Bruna Freire, Alexander Farinas, Herbet Dore, Sid Fonseca, Carlos Neto, Gil Pereira, Alex
Pinheiro.

Segunda-feira de tilintares para Roberta Duarte, Dilma Lyra, Geruas Barreto de Paiva, Valéria Ciríaco, Tetê Bezerra, Gustavo Lucena, Paulo Nogueira, Paulo Tarcísio Cavalcanti, Márcio Rodrigo Delgado (Londres), D’Luca, Lélio Pagioro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas